Em visita a Dilma, McCain defende superioridade de caças dos EUA

F/A-18 Super Hornet

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O senador americano John McCain, do partido Republicano, defendeu nesta segunda-feira, após visita à presidente Dilma Rousseff, a superioridade dos aviões caças FA-18 Super Hornet, fabricados pela empresa americana Boeing, em detrimento do sueco Saab e do francês Rafale. Senador pelo Estado do Arizona, McCain foi derrotado na corrida pela Casa Branca nas últimas eleições pelo democrata Barack Obama.

Senador americano que disputou com Obama a presidência dos EUA se encontrou nesta segunda-feira com Dilma Rousseff – Eraldo Peres / AP

“Nós discutimos a questão da venda das aeronaves. Existe uma preocupação sobre a transferência de tecnologia e eu pretendo voltar e me assegurar de que tanto o presidente dos Estados Unidos quanto o Congresso americano tornem claros que haverá a completa transferência de tecnologia se o governo brasileiro decidir adquirir o FA-18”, disse McCain, que mais cedo já havia se reunido com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

“Foi provado que nós temos um sistema superior aos demais. Eu não quero influenciar a decisão do governo brasileiro, exceto para evidenciar a capacidade do FA-18. A decisão, eu acredito, será baseada nos méritos (de cada aeronave)”, afirmou McCain, enfatizando, no entanto, que o governo do Brasil não apresentou a ele um prazo para a decisão sobre a compra das aeronaves.

Apesar de as empresas evitarem falar em valores, o contrato de venda dos caças deve mobilizar um montante de cerca de R$ 8,7 bi. Os custos do projeto FX-2, caso o governo brasileiro escolha os aviões modelo Rafale, por exemplo, são apontados como um fator negativo ao pleito francês. O almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do governo Nicolas Sarkozy, já reconheceu haver “problemas de preço” em relação à proposta da França.

França diz que vai transferir tecnologia completa
A principal demanda do Brasil para escolher o vencedor entre os três finalistas está na possibilidade de transferência de tecnologia e na chance de empresas brasileiras poderem fabricar as novas aeronaves e as exportar. A sueca Saab chegou a listar parte da fuselagem, o trem de pouso e radares como componentes que, caso vitoriosa, dividiria o know-how com o Brasil.

Em reunião com o ministro da Defesa, representantes do governo francês, por sua vez, se comprometeram com a transferência de tecnologia “completa, sem restrição e sem limite”. Em prol da Boeing contam argumentos como a possível superioridade técnica FA-18 Super Hornet, além da disposição da empresa americana de desenvolver com a Embraer o cargueiro militar KC-390, a ser vendido para a FAB.

Há dúvidas, no entanto, se a fabricante americana dos caças garantiria uma ampla transferência de tecnologia e eventualmente vetaria potenciais transações brasileiras com países não alinhados aos Estados Unidos.

Antes de ir a Brasília conhecer Dilma Rousseff, McCain visitou Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e sobrevoou o Complexo do Alemão, no último domingo. Disse que queria conhecer projetos de segurança. Em seu roteiro pela América Latina, o senador vai ainda fazer visitas oficiais a Colômbia, Chile, México e Panamá. Na pauta estão diversos temas, como segurança e comércio bilateral.

Fonte:  Terra

38 Comentários

  1. humm… se continuar assim … meus netos verão o FX-10…ta pior que a série rambo-botox…rsrsrsrs.. o Aecio o proximo presidente vai decidir… sic .. lembrei ele é mineiro… fuuuuuuuuu… mineiro nao decide… entra em consenso…..rsrsrsrs

  2. Se os EUA garantirem a ToT não só através do Governo como também pelo Parlamento, derrubariam mais um argumento pró-França. Isso e mais o custos mais em conta do F-18 e vantagens no aspecto industrial tornam essa proposta, muito boa, e se houver um F-18 Silent, com participação da Embraer, ae sim ficaria quase perfeito. Seria perfeito se o F-18 E fosse um 5G.

    []’s

  3. Cavalheiros, a essa altura nada acontece sem premeditação. O fato do senador McCain falar abertamente a respeito da concorrência FX-2 mostra que ele não tá só passeando pelo Brasil e AL e sim tratando de colocar os americanos no páreo não esqueçam que ele é republicano como o secretário Gates e de novo toco no ponto da concorrência I.fury, essa noticia não saiu hoje por acaso, ainda mais se observamos que a Embraer está impedida de se pronunciar mas todos sabem que existem outras formas.
    .
    Nesher

  4. Se houver todas as garantias de TT, e for tudo colocado no “preto no branco”, então acho que o Super Hornet pode ter alguma chance. Ou seja, no que se refere a oferta americana são as próprias leis e obstáculos dos EUA que atrapalham. Se isso for resolvido, não veria com maus olhos uma parceria com os EUA. Mas ainda assim, acho o Rafale F-3 uma opção extremamente interessante e que não será descartada facilmente.

    E uma outra questão que mereceria maiores explicações por parte dos EUA é no tocante à “transferência de tecnologia necessária”. O que isso quer dizer? Necessária pra quem?

    abraços a todos

  5. só um complemento mais: salvo engano, acho que foi a primeira vez que os EUA enviam um representante de peso (um senador, ex-candidato) para tratar do FX2. Os EUA conduziram muito mal a negociação com o Brasil, e sem falar que o embaixador americano é meio devagar (devagar quase parando) e não soube fazer o meio de campo, não.

    a maior crítica que eu faço aos EUA no FX2 é que eles não se empenharam em nada (estou falando do governo e não da Boeing), ao contrário do goveno francês que sempre apoiou o Rafale, desde o ínicio. E isso faz muita diferença. A tal ponto do Mccain dizer que ainda vai verificar se não haverá restrições por parte do Congresso e do governo dos EUA. Oras bolas, isso já tinha que estar claro pra todo mundo nesta altura do campeonato. Isso é de um amadorismo que beira o non sense.

    abraços novamente

  6. “…Eu não quero influenciar a decisão do governo brasileiro…”
    Então o que o John McCain, veio ao Brasil,
    sobrevoar o Complexo do Alemão?????UAU!!!!!!!!
    +++++++
    …. e eu pretendo voltar e me assegurar de que… o Congresso americano tornem claros que haverá a completa transferência de tecnologia…
    +++++++
    Outro detalhe é um REPUBLICANO, partido de oposição,
    não é a Hilary, ou Secret.Defesa, ou Embaixador ou seja não é do governo.
    ++++++++
    Que saber E.Pinto não apredemos, nem com Coreia do Sul, nem estamos aprendendo com a China.
    boa noite a todos

  7. cara eu tava lendo um portal de nivel um dos maiores e olhei os comentarios e percebi ze mané tem em todo lugar o cara boto um cometario do tipo o f18 é joía da coroa americana e outros disse que era pra intimidar outros paises e mais que o brasil devia compra f35 o brasil não tem dinheiro nem pra trocar os pneus do f5 não que eles não tenha dinheiro por que tem vai pergunta a GTE e você percebe que o brasileiro é muito bem informado teve um que disse que o rafale e gripen são antigos se for calcular que é mais antigo de projeto f18 é peça de museu
    o mais assustador é que eles libera essas pérolas.
    cada um vende o seu peixe esse é cometario dessa materia.

  8. e teve outro que comparou os caças com veiculos do tipo o f18 é melhor é o que estar mais em operações em outros paises pode ser verdade muitos tem mais estão no chão é igual F35 conhecido como elefante branco que tem defeitos graves e o f22 que ta com problema de corrosão se o rafale é ferrari o f18 ford gt gripen é fusca ?
    melhor ter algo que consiga manter melhor um no chão que nada

  9. Sim, eles podem até transferir completamente a tecnologia deles, mas não vai deixar a gente vender nem um parafuso para outro país.

  10. TODO MUNDO QUER SAIR NA FOTO COM A DILMA.
    .
    O Sr.John MacCain,um veterano do Vietnam,tem um peso político da ala dos conservadores da política americana,especialmente nos republicanos.
    Ele neste contexto é menos radial,consegue dialogar e tem capacidade de articular com a oposição,lembrei de um certo barbudo.
    .
    (trecho de um informe no estadão)

    “(…)A Casa Branca disse que, desde o ataque de sábado, Obama fez vários telefonemas a familiares das vítimas e a líderes democratas e republicanos do Congresso, inclusive o presidente da Câmara, John Boener, e os dois senadores do Arizona, os republicanos John McCain e Jon Kyl.(…)”
    ———–(fonte:estadão/internacional-10/01/11)
    .
    Ele provavelmente falou muitas coisas que a área técnica já sabe,o F-18 é um excelente caça,isso demonstrado em combate,assim como o Rafale(francês) e o Gripem (sueco),provavelmente na área política da sua visita é a novidade,pois a sua presença em Brasilha busca um vislumbre diante da opinião publica americana,vejo que ele provavelmente busca ser a alternativa a Obama.
    Também o Sr.macCain tem umas senhoras parada dura pela frente,com o exemplo brasileiro irá encorajá-las para a próxima candidatura a presidência americana;a Sra.Clinton e a diabólica Shara palin,a rainha do TEA PARTY.
    .
    (trecho de um informe da AFP-10/01/11)
    .
    (…)Outros analistas culpam o Tea Party de ter introduzido no debate político termos violentos ou militares. Palin, ex-candidata republicana à Vice-Presidência dos EUA, tornou famoso seu lema “Não se retire, volte à carga”, para mobilizar o votante conservador nas últimas eleições legislativas. Palin tinha posto à congressista Gabrielle Giffords, gravemente ferida no atentado, em seu “ponto de mira” durante as últimas eleições, em um mapa no qual se viam vários “alvos” a abater.(…)
    —————(fonte:Defesanet/afp-10/01/11)
    .
    Logo, tomo essa visita de MacCain, como uma estratégica política para as futuras campanhas políticas a presidente daquele país,só falta o Obama vir aqui e dizer que o Brasil merece um assento na CS-Rsrsrsrsr…….

  11. Certo, e quem vem tirar as dúvidas dos técnicos da FAB sobre as tecnologias críticas do F-18 é o papai noel e sua equipe de duendes.
    Alguém tem familiaridade com esses contratos de transferência de tecnologia? Se sim por favor iluminem minha igmorância, nunca vi, só ouço falar. Só sei de uma coisa, eles n vão cumprir o q prometem, como de praxe.
    Grato.

  12. ” E eu pretendo voltar e me assegurar de que tanto o presidente dos Estados Unidos quanto o Congresso americano tornem claros que haverá a completa transferência de tecnologia “.
    Hora, isso me parece mais uma enrolação, se assegurar do que já é lei no Congresso Americano, como ele já não soubesse disso. Essa visita nada mais é do que uma sondagem por parte dos Repúblicanos para cima de Dilma, quais os objetivos bem existem muitos…

  13. MUITA CALMA NESSA HORA!!
    Amigos, como uma da materias nos sugere “O declinio do EUA”, nos estamos vendo uma pessoa preocupada com o seu País “John McCain”, que esta em encursões não oficiais, claramente vista, que esta fazendo um “lobbi”, agora para quem EUA, ou Boing??? isso que ele falou da questão de Transferencia de Tecnologia, não li noticia nenhuma do EUA já ter feito alguma em outra determinhada ocasião !!
    Infelizmente, acredito que o super hornet, é melhor que o caça frances, mas fico com o caça frances prarece ser mais confiaveis… não sei, posso ate mudar de opinião se alguem do site me trouxer alguma materia onde EUA já fez alguma transferencia de tecnologia? tá ai se me preovarem ficaria com o caça americano… caso o contrario RAFALE!!

  14. Que o F-18 é um caça Muito bom todos sabemos,só um louco para dizer o contrário,mas seu projeto básico é da década de 70,quando o então YF-17 perdeu a concorrência da USAF para o YF-16(F-16).A USN sabiamente viu que o YF-17 tinha um bom potencial e ao inves de começar um projeto do ZERO navalizou o YF-17(se tornando assim o F-18),só pra constar que fabricou o YF-17 foi a Northrop(a mesma do F-5) e quem navalizou a fera foi McDonnell Douglas.
    Enfim ele é um caça de mais de 40 anos de operação,vou repetir 40 anos.Ele é para os EUA(guardadas as devidas proporções) o que o F-5 é para nós.Recentemente a marinha dos EUA fez mais encomendas o F-18(modernizado) mas não porque ele é um excelente caça,o fez devido aos atrasos e elevados do programa F-35.
    Uma coisa é o Mcain dizer que ele aprova completa transferencia de tecnologia,mas se um e somente um deputado do congresso americano se manifestar contra a TT aí melaria todo o acordo.
    Se a França fizer a TT total com a possibilidade de produzirmos o mesmo aqui,inclusive suas peças,com a possibilidade de vende-los aí ao meu ver leva a vantagem.
    O Rafale é um caça um pouco mais novo(primeiro voo 1986) e tão bom quanto o F-18.
    Na minha opinião nenhum dos dois deveria ser o escolhido,eu sinceramente preferia o SU-35 mesmo sem TT e mais alguns lotes de SU-34.São aviões muito superiores aos acima citados que nos levariam a uma REAL capacidade de defesa dos nossos espaço aéreo e zona econômica exclusiva.

  15. Acho que todos que já virar um comparativo de combate BVR do F 18 sabe que isso não é verdade, ele pode ter um radar bom, e uma mecanica simples mas no resto… sem falar que é o mais velho dos 3 caças, Super Flanker nele

  16. AMIGUINHOS….Se eles não são de nossa confiança a culpa é deles proprios.Olhgem para traz e vejam tudo o que passamos para apenas termos algum avanço tecnologico de um pais que jamais pensou ser potencia para intimidar ninguem e que somente visava o desenvolvimento.É muito fdacil pensar que agora eles ficarão bonzinhos.Taslvez seja mais uma forma de nos iludir-mos e continuar-mos sob seus pés ou talvez realmente estejamenchergando que o menino cresceu e que não quer mais mingau e sim comida solida.Bem feito para eles que hoje ja não tem com facilidsade o pais mais essencial a eles e que tambem depende muito deles e vice versa.Agora Bob a Severina dançou outros ritmos e se amarrou na pegada dos outros.Eu duvido que eles nos dobrem mais uma vez e nem com o jogo sujo da intimidação e nem mesmo com uma enxorrada de dolares para as nossas ratazanas.Esses politicos nossos hoje sempre foram inferiorizados e apesar de muitos corruptos eles querem fazer historia e na nossa nova historia não cabe mais os Estados Unidos da America.Bye bye Tchutchuca Clynton nem que troque a peruca e faça um stripzinhu basico na cabeça do Cristo redentor.

  17. Parem de viajar na maionese que so Franceses e Russos podem nos passar a TT completa.Somente a Russia ou a China realmente se quiserem podem nos repassarem a TT completa.Os EUA podem e não acredito que farão e se fizerem eu não confio e com certesa vai vir recheada de codigos malwares e espias.Quem confia em quem pode ate mesmo ser capaz de matar seus proprios pais e filhos para enganar o mundo.A hegemonia ANGLA é o mal a ser exterminado.So otario acreditam neles e fazem vista grossa ou são idiotas para todas as covardias,manipulações,sabotagens e terrorismos que ja fizeram e fazem a mais de 60 anos…”NOSTRADAMUS”…Uma importante cidade do velho mundo e uma importante cidade do novo mundo serão atacadas e os dois irmãos gemeos sucumbirão…Muitos acharam que se referia as torres gemeas.Não,refere-se a hegemonia Angla.Londres e New York serão atacadas e os irmãos gemeos EUA,UK,serão destruidos.

  18. Galileu disse:
    09/01/2011 às 18:19

    CONVERSA!!! quem é mais ou menos informado, sabe que isso é conversa, é como o FX o plano tem só não tem o principal $$$$$$$, fico imaginando se o pais estivesse em crise, se estamos no espetáculo do crescimento a lá Chines e não MUDA NADA imagina em crise……
    Não sei vocês mas eu não acredito em nada, esse pais vive em coma induzido, na realidade NADA MUDA, o EB sabe disso tanto que não viaja nessas de FX.

    Ta certo mesmo apoio venderam ate as industrias de defesa
    talvez , talvez so sobrou a avibras por que o governo se responsabilizou por ela

  19. Hornet disse:
    11/01/2011 às 12:30 AM

    Como representante (é um senador) do Congresso dos EUA, não era a hora do McCain afirmar com todas as letras na conversa com a Dilma que os EUA garantem a TT sem restrições, o que é fundamental no FX2? E dar provas disso, é claro.

    Imaginem se já tivessemos resolvido o FX2 no ano passado em favor dos EUA? Como ia ficar agora a TT? O Saito ia resolver esse problema, será? Afinal, ele “prefere” o Super Hornet, como saiu no Wikileaks…E aí, como seria? Teríamos anunciado o Super Hornet e depois ficaríamos que nem loucos atrás dos deputados e senadores dos EUA?!!! Ia ser isso? O Saito pra cima e pra baixo atrás dos deputados de Oklahoma e do Novo México…hehehe

    Por essas e por outras que o Jobim não está errado em ficar dizendo que os EUA não garantem TT, pois até o McCain concorda com isso e diz que ainda vai ver como fica essa parada no Congresso dos EUA…Ainda vai ver….ainda vai buscar garantias…ou seja…Barbaridade, sô!!!

    abraços a todos

  20. Nesher disse:
    11/01/2011 às 12:43 AM

    Penso que não se deve subestimar os americanos, ainda mais nesse campo, não importa à que altura do campeonato eles começam a jogar, sempre são muito fortes e persuasivos. Acredito que tanto o SH quanto o Rafale são extraordinários vetores essa visita do senador McCain acontece em um momento de definição e é nessa hora que os americanos gostam e sabem jogar melhor.
    .
    Nesher

    E isso que me preucupa os americanos botando medo como nos submarinos nucleares,o foguete vls e ja viu ne

  21. Nesher disse:
    11/01/2011 às 1:39 AM

    Em um negócio dessa dimensão a hostilidade não cai bem, vale a melhor proposta, realmente acredito que a proposta francesa é bastante consistente, ainda mais por se tratar a relação dos subs que que o Brasil está adquirindo com nossos amigos gauleses, mas mesmo com eles corremos riscos de não- transferência (digo total).

    Não há como confiar nos americanos mas, acontece que o Brasil está em uma posição melhor, historicamente falando, a administração Bush nos ignorou e o Brasil procurou outros caminhos, parece que a atual administração não quer cair no mesmo erro.

    Nesher

    Concordo mas isso so acontecera se o brasil comprar o rafale o brasil que tente compra outro caça o submarino nuclear e helicopteros e sua transferencia de tecnologia dança

  22. ozeias disse:
    11/01/2011 às 2:48 AM

    Super hornet,F-18 C/D anabolizado o que ganhou em
    potência,,perdeu em agilidade,e potência é uma coisa que seus
    motores não tem,se tratando de um caça que pesa quase 14
    toneladas,compensa isso com eletronica e armamentos de ponta [
    AN/APG-79+AIM -120 D, AIM-9 X+ JHMCS],mesmo assim combate aéreo não
    é seu forte,e isso vem sendo mostrado nos últimos combates
    simulados que participou ,e superioridade aérea é um dos quesitos
    principais do FX-2,é uma aeronave derivada de um projeto dos anos
    70,sendo assim com menos capacidade de crescimento,ao contrário do
    RAFALE que uma aeronave totalmente nova com grande capacidade de
    melhorias,senador John McCain é bom mas não é o melhor .

  23. Li uma análise comparativa australiana, sobre um possível combate entre F/A – 18 Super Hornet e o Su-30. Na análise o Su-30 superaria em muito o Super Hornet.

  24. Na minha opinião se o F-18 ganhar , vai ser uma grande piada de mau gosto,o F-18 já foi bom,perto do que vem por aí com,F-35,Pak-fa,J-20 e a lista vai crescer.
    Este vetor tem muito pouco a oferecer,ele nem consegue ser o melhor caça de sua geração(perdeu a concorrencia pro F-16) e nem o melhor da atualidade(Su-35 e F-15).Ou seja o barato vai sair caro.
    O fato é que o Fx-2 é natimorto,qualquer caça vencedor do processo só garante real poder dissuasão por mais dez ou quinze anos.Eles já são obsoletos,infelizmente é a mais pura verdade a venezuela tem Su-30 o chile F-16 e nós ainda não sabemos aonde queremos chegar e o que queremos ser quando crescer.A FAB conduziu mau o processo,descartou quem não devia e perdeu a chance de resolver logo a questão há muito tempo.Enfim o que fazer?

  25. Para mim!!Essa é furada!!!!!
    Não devemos comprar aviões de um país que ativa sua 4ª Frota e quer colocar a Otan no atlântico sul depois que o Brasil descobriu o pre-sal!!!!!
    Vamo quer fazer negócio com os americanos que não aceitam nossa costa marítima!!!
    E é só estudar o F 18 para ver que é um avião projetado nos anos 70!!!!!!!!
    Baita vantagem esse F/A-18 Super Hornet!!

  26. O F-18 é sem dúvida a melhor opção para o Brasil em termos de avião de combate e só não leva se quem decide achar o Rafale mais bonitinho, fofuxo, já que os canards dão um charme especial a um caça, um ar de modernidade, ele fica, digamos… mais “engraçadinho”, o que seria ótimo para shows no dia 7 de setembro, por exemplo, e levando em conta que agora temos uma “presidenta”, que sem dúvida preza pelo bom gosto e gosta de coisas lindinhas.

  27. amigos e fria pois todos sabemos de historia de restrição a equipamento militar dos americano contra o brasil…

  28. Dizer que o F18 é o melhor pacote ao Brasil chega a ser hilariante.Esquecem-se de inumeros Brasileiros que se privaram de suas particularidades,para se dedicarem ao avanço nacional por puro amor ao Brasil,sendo por muito tempo motivos de deboches e descasos de muitos,sem receberem o minimo incentivo nem mesmo do estado.Talvez esses nobres homens e mulheres sejam realmente os poucos que didicam-se a nação por puro amor.Muitos deles ficarão com seus nomes queimados alguns ate usados como bois de piranhas.O melhor pacote para que quer aprender e atingir a emancipação e a independencia tecnologica é o GRIPEN NG,aposta para quem quer crescer e pra quem tem capacidade.E superioridade incontestavel é SU35BM.E o complemento a tudo isso PAK-FA.E quem esta falando isso é um trouxa que não tem conhecimento algum em tecnologia e armamentos aeronauticos.

  29. Vamos fazer um apanhado histórico da tecnologia estratégica norte-americana “enviada” para o brasil:

    1)Os primeiros reatores nucleares de fabricação westinghouse nunca funcionaram, o Brasil teve que substituílos por outros de fabricação alemã.

    2)Os VLS que tiveram ajuda de tecnologia da NASA, explodiram.

    3) Neste mesmo site, a alguns dias, um comentarista afirmou que o SIVAM foi um fiasco. Não tive tempo de pesquizar as fontes que ele indicou mas, a princípio, parece verídico.

    Comprar F-18, certamente, seria o 4º intem dessa simistra lista. Eu não teria coragem de comprar deles nem mesmo um único parafuso para colocá-lo num avião de caça; pra quem pensar que isso é xenofobia,digo que já vi parafuso de cabeçote de motor de caminhão partir por defeito de material; imaginem o que aconteceria se fosse num motor de avião.

  30. Dizer que o F-18 é um caça ruim é loucura e dizer que o F-18 é a melhor opção(entre o resto da opções) é também loucura.
    Ei minha objeções ao vovô garoto F-18.
    1-Projeto Básico 1970,logo 40 anos de serviço.
    2- Nas palavras do fabricante a TT é “necessária”,talvez o que seja necessário para nós seja desnecessário para eles.
    3-A má esperiência com informações sobre o F-5,entre outros.
    4-O chile comprou o F-16 e os mísseis AIM-7 estão sob custódia em uma base da USAF.É ridículo comprarmos um caça e ter de parafusos a mísseis em uma Base aérea da USAF.
    5-Todos sabemos que a versão de exportação de qualquer fabricante(incluindo os outro concorrentes) é inferior a versão local,sendo norte americano é mais fraco ainda.

  31. Se os EUA não transferir tecnologia do F-18 a culpa não é minha por acreditar nisso. Em princípio não creio que existam ignorantes no governo (com certeza existem desonestos e incompetentes, mas ignorantes não) e nem na FAB e acho que quem foi para a lista tríplice é porque deu garantias de transferência de tecnologia aos moldes que satifez aos anseios do governo e estas foram aceitas como legítimas, de transferência de tecnologia aos moldes como satisfatórias.
    Dizer agora que um ou outro país ou fabricante não irá transferir tecnologia, além de mal caratice, é demonstração de incompetência, já que deveriam terem sido descartados na primeira fase do programa F-X2.
    Ao meu modo leigo de ver, os 3 que finalistas ficaram para serem avaliados na parte técnica exclusivamente.
    Se o governo brasileiro atual segue a “cartilha antiamericana” tão em voga, não deveria ter aceito na concorrência um caça americano, e se aceito, não deveria tê-lo escolhido na lista tríplice.
    Ou seja, a culpa não é minha em acreditar nos americanos já que no caso estou seguindo a lógica e se errado, é por culpa única e exclusiva do governo e da FAB.
    Em relação a qual caça é melhor avião de combate ou me baseio no que existe e não em promessas.
    O Rafale será depois que integrar tudo que deseja um ótima caça, mas até lá ele não tem operacional um casulo de designação de alvos, um HMS e um míssil LRAAM. Tudo isto já existe e está operacional no Super Hornet agora.
    Além do mais acho que algumas características do Rafale são superestimadas (e nem me refiro ao preço), tais como o as reais capacidades do sistema Spectra e a utilidade prática do OSF.
    O Gripen NG também pra mim é um caça que não existe e não creio que esteja operacional em tempo hábil para o F-X2, já que não se desenvolve um caça de altíssima tecnologia em prazo tão curto e sequer existe um NG voando hoje, aos moldes do que seria fornecido à FAB.

  32. O tempo máximo em que um caça é capaz de assegurar a superioridade aérea é de 30 anos,o nossos amigo F-18 já supera os 40 anos de operação.No mais ele só será um novo
    F-5,avião americano mas incapaz de assegurar a superioridade aérea de nossos céus.Todos os concorrentes do Fx já estão obsoletos,porque demoramos mais de 10 anos para um simples escolha.

Comentários não permitidos.