Defesa & Geopolítica

União Europeia diz que não vai interferir no caso Battisti

Posted by

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A União Europeia não vai entrar no debate sobre o destino do ex-ativista italiano Cesare Battisti, reafirmou nesta quarta-feira (5) o porta-voz da Comissão Europeia, Michael Mann.

Mann argumenta que se trata de uma questão “bilateral” entre Brasil e Itália, e reiterou que a comissão executiva do bloco europeu não tem competência para interferir no tema.

“Não existe tratado de extradição entre União Europeia e Brasil”, afirmou Mann.

Ontem, a chancelaria italiana emitiu nota contestando o distanciamento europeu. “O caso é muito mais complexo e não se pode excluir (…) uma iniciativa europeia sobre a posição da Itália nesta questão”, afirmou.

Battisti é acusado de participação em quatro assassinatos, nos anos 70, na Itália, país onde foi julgado à revelia e condenado à prisão perpétua. Battisti, que depois se tornou escritor de romances policiais, nunca cumpriu pena, pois fugiu para a França e depois para o Brasil, onde foi preso.

Depois de preso, em 2009 foi considerado por Tarso Genro, então ministro da Justiça, como refugiado político. A Itália afirma que Battisti é um criminoso comum e pede sua extradição. Atualmente ele aguarda desfecho do processo em uma penitenciária de Brasília.

O último movimento do Brasil sobre o caso foi a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição, em uma iniciativa criticada pelo governo italiano.

Uma enquete aberta pelo jornal “Il Giorno” em 31 de dezembro indica que parte dos italianos também condena a posição de Lula de manter Battisti no Brasil.

“Lula é um ex-presidente que abraçou a causa de um criminoso só porque é de sua mesma cor política”, afirma um comentário anônimo publicado hoje. Outro leitor, que assina como “tullio”, escreve que “é preciso romper imediatamente as relações entre Brasil e Itália”.

“Quase todos os anos passo férias no Brasil, agora não vou mais!”, acrescenta “marcellosteno”.

Fonte: BOL

25 Comments

shared on wplocker.com