Defesa & Geopolítica

Confiança francesa em negócios com o Brasil

Posted by

http://4.bp.blogspot.com/_yMQrZ1VcX30/TQ94k3iO1QI/AAAAAAAABLM/4SqMe-AaJEc/s1600/50409-01.jpgTradução: E.M.Pinto- Plano Brasil

Alain Juppé, ministro da Defesa francês, declarou sábado que continua confiante sobre uma possível venda Rafale ao Brasil nas próximas semanas.

“É perfeitamente normal que a nova presidente pretenda gerir este dossier, a decisão deve ser tomada nas próximas semanas. Penso que podemos estar confiantes. Mas eu não quero anunciar antes que as coisas sejam decididas”

Ele também destacou que, após o contrato de submarinos, o Brasil e a França se envolveram discussões sobre navios de superfície:

“Esta venda Rafale é parte da cooperação estratégica entre a França e o Brasil. Compraram-nos submarinos e helicópteros. Estamos agora a trabalhar na frota de superfície. O Rafale é apenas um dos aspectos de um relacionamento muito importante nos níveis estratégico e industrial ” .

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/fremm-bochecha.jpg

DCNS FREMM

À primeira vista, poderia ser um pedido de informações sobre fragatas (provavelmente as FREMM), mas algumas fontes falam de navios muito maiores, tais como os BPC  da classe Mistral (4 das quais vendidos para a Rússia) ou mesmo um porta-aviões.

http://poadu.files.wordpress.com/2010/12/bpc-mistral-en-mer-1.jpg

DCNS BPC Mistral

Na verdade, o Brasil precisa modernizar sua frota de superfície com urgência, devido a descoberta dos gigantescos campos petrolíferos em seu litoral.

O país já opera com o porta-aviões São Paulo (Ex Foch-francês ), mas o navio dos anos 50  em breve deve ser complementado ou substituídas (apesar de sua recente reforma e modernização) por navios mais modernos.

http://3.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TSO1oBSQm1I/AAAAAAAAAbs/j_Yn898ottw/s1600/PA2.jpg

http://4.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TMn4lkyCwLI/AAAAAAAAAPw/Lyf8Diz54jo/s1600/pa26q.jpghttp://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TMiI4Q3bqcI/AAAAAAAAAPY/zLO_sXBt3Gw/s1600/8429.jpgO novo Navio Aerórdromo DCNS pode interessar ao Brasil ©Xav

Neste contexto, o novo design da DCNS para um futuro navio Aeródromo revelado na Euronaval  em 2010, poderia não ter sido destinadopara a Marinha Francesa, como como pensado anteriormente, mas sim para o Brasil!

Se esta hipótese se revelar verdadeira, a probabilidade do Rafale de B / C e portanto, o Rafale M  ser exportado para o Brasil é cada vez maor.

Enquanto isso, negociações com os EAU forma retomadas e num humor melhor do que durante o verão passado, quando o príncipe herdeiro, furioso com o artigo publicado no Le Figaro (da própria Dassault) decidiu suspender todas as negociações com Paris. Mas que após o seu recente encontro com Nicolas Sarkozy, disse ter resolvido muitos problemas.

Fonte: Rafale News

25 Comments

shared on wplocker.com