Segundo marechal indiano, novo caça indiano será dos EUA, França ou Suécia

http://www.areamilitar.net/analise/images%5CFX2_480.jpg

Sugestão: Darkman

Um marechal da Força Aérea da Índia disse hoje que a escolha das 126 novas aeronaves de combate multi-missão (MMRCA) será tomada dentro de um ano.

“Nós estamos nos estágios finais para colocar o pedido de aquisição das 126 aeronaves de combate dos EUA, França ou Suécia dentro de um ano,” disse o Marechal Anil Chopra a jornalistas durante sua visita na Escola Sainik, em Kapurthala.

As aeronaves leves de combate (LCA) também deverão ser adicionadas na força aérea em breve, ele disse.

Fonte: DNA – Tradução: Cavok

Nota do Editor.

Eu aposto as minhas fichas no F 18 Super Hornet, por no razões uma delas é que os indianos querem mesmo é o coração do Hornet. não deste que participa no Plano Brasil, mas sim do Vespão americano pois o seu motor cabe muito bem no seu futuro programa MCA.

E.M.Pinto

50 Comentários

  1. Uau, seria a exclamação para essa notícia, se for confirmada. Gripen, F-18 e Rafale aqui e lá…

    Só não sei se o resultado do FX-2 está esperando pelo do MMRCA, ou o contrário.

    PS 1 – 246 aeronaves em comum, para Brasil e Índia, garantiria a sobrevida tanto do Rafale quanto do Gripen.

    PS 2 – Será que é isso que fomos foi acordar na Índia? Será?!?!?!

  2. Acho que os caças Russos excelentes mas o que pesa contra e a manutenção nas aeronaves.Um exemplo recente sobre um lote de Migs com defeito, acho eu que foi a Romênia corrija se eu estiver errado, o lote foi trocado por outros equipamentos.

  3. concordo plenamente com o edu muitissimo estranho essa tamanha coincidencia….lobby brasileiro?acho que acordamos mesmo…O DESPERTAR DO GIGANTE!

  4. Jonnas :
    Alguem me diga por gentileza o que há de errado com o su-35 e mig-35!!?

    Essa pgt procede, o q está ocorrendo com o melhor caça do planeta?ou os ìndianos estão querendo fazer engenharia reversa no caça ianks? Afinal o q está realmente ocorrendo ?Sds.

  5. aposto no Rafale mas depende dos EUA!!!!
    duvido que de o gripen
    pois utilizar o mesmo motor e quantidade por vetor que o f-16 do Paquistão
    e meio que força a sorte.
    o mesmo motivo que dificulta o F-18 ,emborra seja bimotor, mas dependendo da tecnologia oferecida pelos EUA possa ser uma escolha viavel.

  6. carlos argus :

    Jonnas :
    Alguem me diga por gentileza o que há de errado com o su-35 e mig-35!!?

    Essa pgt procede, o q está ocorrendo com o melhor caça do planeta?ou os ìndianos estão querendo fazer engenharia reversa no caça ianks? Afinal o q está realmente ocorrendo ?Sds.

    Parece bem óbvio: o problema com o Mig-35 é o atraso e o aumento bilionário no preço do porta-aviões que a Rússia está fazendo para a Índia. Apesar dos muitos projetos conjuntos dos indianos com os russos, essa foi uma boa oportunidade para dar o troco nos russos por conta das idiossincrasias nos contratos militares. A Índia quis mostrar para a Rússia que não está nas mãos deles completamente.

  7. A Índia esta interessada em aviões de Inteligência da Embraer e em treinadores(se considerarmos o super tucano)Esses aviões utilizam turbinas e outros componentes americanos, somando a isso o descontentamento do governo com a França(caso iraniano)e o interesse indiano em uma aproximação com os americanos chegamos a uma conclusão muito realista de que o super hornet leva muita vantagem tanto na Índia como no Brasil

  8. carlos argus :

    Jonnas :Alguem me diga por gentileza o que há de errado com o su-35 e mig-35!!?

    Essa pgt procede, o q está ocorrendo com o melhor caça do planeta?ou os ìndianos estão querendo fazer engenharia reversa no caça ianks? Afinal o q está realmente ocorrendo ?Sds.

    Pois é, dificil de entender, talvez os unicos problemas do su-35 ou mig-35 sejam a origem e nome…. se fosse F-35 Tomcat ou F-135 Raptor ja tinham atravessado todas as competicoes. Sds.

  9. Será o Rafale, o suporte atual ao desenvolvimento dos reatores do HAL Tejas é da Snecma e sem contar a ajudinha que os Franceses da DCNS está dando na construção dos Scorpenes. E tem gente que acreditou na nota sobre a derrota do Rafale nos EAU.
    Imagine a cara das gripetes quando cairem na real que o peso pulga só entrará em linha de montagem se for na Revell… [ ]s

  10. o SU-35 não está disputando! e o Mig-35 não deve ter toda a tecnologia que Rafale, SH e a promessa NG… além do mais só um irá levar… logo o Mig-35, realmente estará perdendo apenas para o vencedor! não existe, neste caso, segundo colocado! outra coisa: a India tem como usa principal arma de defesa aérea o Su-30MKI, que foi encomendado em mais unidades para a IAF! este certamente serão modernizados em meados da nova década… vetores de “peso” são a primeira linha de defesa!

    sds!

  11. Bom os Indianos não se importam de pagar mais por um caça, já que estão modernizando os M-2000, e compraram mais 42 Su-30 com um aumentaço no preço.
    Visto isso aposto no Rafale.

  12. Se esta notícia for verdade o Gripen també está fora. A própria SAAB já está sua vendas para outros mercados e com o C/D, portanto o NG, não vai sair do papel.

    A Fra~ça leva vantagem no processo, pois já forneceu o Mirage para a india, mas o tio SAM corre por fora e tem força.

  13. Tomara se chegasse a uma parceria com a Índia para negociar conjuntamente com a Dassault ou com os russos, eu pedi várias vezes essa parceria aqui desde o blog.
    +1vez: a Índia é nosso aliado natural desque também está fora do `clube`.

  14. Nossa, gente, por quê acham que os aviões russos tem problemas, se esta matéria, e muitas outras postadas aqui mesmo, indicam a disposição indiana de diversificar equipamentos e fornecedores? Muitos países já fazem isso há muito tempo. Nosso país também esta fazendo o mesmo e isso é benéfico pois permite estudar e conhecer as tecnologias empregadas. Até onde eu saiba, até há pouquissimo tempo não tinhamos nenhum equipamento russo importante no inventário das nossas FAs. Agora já temos até heli de combate.

  15. Que conversa mais fiada. O General nao falou absolutamente nada novo.

    Senhor E.M.Pinto

    Na sua nota do Editor voce menciona “nao deste que participa do Plano Brasil mas do Vespao americano” O que esta sendo oferecido ao Brasil e o Vespao Americano, nao?

    A aproximacao da India e os EUA nos ultimos tempos indica que o SH estao no pareo e podem ganhar. O custo unitario e custo/hora do Rafale nao ajuda. Muitos ja o consideram ultrapssado.

    • Carlos os angões ofereceidos são os Mesmos FA 18 S.Hornet .
      A brincadeira que fiz quanto ao hornet e não ao SUper Hornet foi para o leitor Hornet que acaba de responder a minha provocação, volte lá e leia as respostas e vais entender.
      sds
      E.M.Pinto

  16. Bom…eles definiram o shortlist. Coincidência ou não é exatamente a mesma daqui….rsssss

    Gripen NG -> melhor custo-benefício; menor peso político, e certa superposição com o Tejas MK2.

    F-18 E SH-> radar operacional, e como disse o edilson, o GE-414 seria o motor ideal para o Tejas MK2, custo benefício razoável. ; contra: provável desconfiança de alguns setores da Política Indiana,

    Rafale ->Transferência irrestrita de tecnologia lá também??; contra, o pior custo-benefício.

    Minha opinião bate com o do Edilson: F-18 E é favorito disparado.

    Quanto ao FX-2 tupiniquim, seria bom afinar a escolha com os Indianos seja qual for o caça a ser escolhido, por motivos óbvios.

    []’s

  17. Srs.

    Ainda não entendo tanbem, porque deixamos de lado os caças russos.
    Sempre foram excelentes, e tem historia de combate.Não era nada demais fazermos uma experiencia, e vermos o comportamento logistico da Russia para conosco

  18. E. M. Pinto,

    não tenho nada contra a India querer meu coração, aliás, se a Índia em questão for essa aqui (abaixo), está ótimo (hehe):

    http://www.zappinternet.com/video/zapTdeJfaS/Anoushka-Shankar-Your-eyes

    Eu sempre tratei o Ravi Shankar de sogro mesmo, então está tudo em casa…hehehe

    Mas falando sobre o MMRCA: creio, como vc, no Super Hornet com maiores chances e Rafale correndo por fora.

    O que pode acontecer também é o seguinte: decisão da India se ajustar a do Brasil, aí Rafale ganha nos dois.

    não boto fé no NG na India devido ao Tejas e também à dificuldade para TT (a SAAB paga o preço de não deter pontos centrais do seu caça, isso dificulta, independente de embargos, os negócios que encolvam TT).

    mas é só palpite (exceto o caso da Anoushka, que é vero…hehehe)

    abração

  19. Eu ja iria perguntar por que os indianos quis nenhum caça russo mais parece q ja fui respondido:
    Parece bem óbvio: o problema com o Mig-35 é o atraso e o aumento bilionário no preço do porta-aviões que a Rússia está fazendo para a Índia. Apesar dos muitos projetos conjuntos dos indianos com os russos, essa foi uma boa oportunidade para dar o troco nos russos por conta das idiossincrasias nos contratos militares. A Índia quis mostrar para a Rússia que não está nas mãos deles completamente.

  20. É Rafale ou SH tanto pelos motores (lembrando que o novo motor do Rafale de se pouco inferior ao do SH, mas mais leve e menor) tanto pela possibilidade de usar pela marinha deles. Mas concordo quem vencer aqui terá algo como 80% de ganhar lá.

  21. A minha aposta é que Brasil e India vão com o mesmo caça não importa qual. Os dois juntos devem garantir a venda de umas 240 aeronaves.

  22. Wolfpack :
    Será o Rafale, o suporte atual ao desenvolvimento dos reatores do HAL Tejas é da Snecma e sem contar a ajudinha que os Franceses da DCNS está dando na construção dos Scorpenes. E tem gente que acreditou na nota sobre a derrota do Rafale nos EAU.
    Imagine a cara das gripetes quando cairem na real que o peso pulga só entrará em linha de montagem se for na Revell… [ ]s

    Você esta se enganando, os indianos não gostaram da proposta da Snecma que basicamente era a venda da turbina sem nenhuma TT por isso prefiriram a GE F 404 e estão interessados na GE F-414 pra uso no Tejas mk2

  23. É, estão certos mesmo. Está certo que a guerra é a continuação da política por outros meios, mas não quer dizer que tenham de virar políticos. Pra mim é uma palhaçada. O Su-35 dá de lambada nestes 3 caças. E esta sintonia das escolhas, para com a índia também, me soa estranho. O Brics aeh.. se quiserem vetar por exemplo o fornecimento de material, já desestabilizam dois países militarmente, que estão em forte expansão.

  24. É bem provável q os russos tenham aumentado o preço de seus aviões, motivo pelo qual os indianos estejam buscando outras alternativas.

  25. Algumas elocubrações:

    SH + Gripen p/ o Brasil: comporiam um mix Hi-Low, tendo em comum a mesma turbina, os mesmos aviônicos e os mesmos armamentos. Algo como 96 Gripen E/F e 48 Super Hornet p/ a FAB, e mais 48 F-18 para a MB, num total de 96 Gripen E/F e 96 F/A-18 Super Hornet.

    SH + Gripen p/ Brasil e Índia: não vejo os motivos da Índia se interessar por um mono-turbina como o Gripen se estão desenvolvendo seu Tejas, que possivelmente será equipado com turbinas GE-F414. Bem, pelo menos, há comunalidade no motor, e poderia também haver nos aviônicos.

    Rafale p/ o Brasil: mesmo caça tanto para a FAB quanto para a MB (120/150 FAB + 48 MB = 168 a 198 aparelhos).

    Rafale p/ Brasil e Índia: 120/150 FX-2 + 126 MMRCA + 48 (MB) + 72 (Índia) para as marinhas, num total de 366 a 396 aeronaves.

    Super Hornet p/ o Brasil: 120/150 unidades da FAB + 48/72 unidades da MB = 168 a 198 aeronaves.

    Super Hornet p/ Brasil e Índia: 126 MMRCA + 120/150 FX-2 + 48 embarcados (MB) + 72 embarcados (marinha indiana) = 366 a 396 aeronaves.

    Pelos números acima, e lembrando que as Marinhas de ambos os países esperam operar os mesmos aparelhos escolhidos nessas concorrências, e lembrando também que a MB pretende construir dois novos NAe’s e a Marinha Indiana, três novos NAe’s, podemos prever que, ganhando tanto o Rafale quanto o F-18 seriam quase 400 aeronaves de 1ª linha para ambas as forças aéreas e marinhas.

    Vejam o ganho de escala que teríamos com quase 400 aeronaves somente nesses dois países, sem falar a possibilidade de realização de exercícios em conjunto…

    PS 1 – O Brasil deveria ter no mínimo quatro frotas: três baseadas em navios-aeródromos (Norte/Nordeste, Sudeste e Sul) e uma em LHD (dos quatro que pretendemos), costeando toda a África, patrulhando o Atlântico Sul e projetando poder.

    PS 2 – Imaginem que beleza termos seis esquadrões de caças de última geração embarcados até 2030? Imaginem as 30 escoltas e os 50 navios de patrulha sendo entregues até 2030? Imaginem também que os três novos NAe’s (A-13, A-14 e A-15) fossem entregues até 2030 e, até o mesmo ano, já dispuséssemos de pelo menos 8 dos 15 S-BR e pelo menos 3 dos 6 SN-BR pretendidos?

    Ah, sonho meu…

  26. Acho que a India fez uma bem em descartar os russos. Uma potência deste calibre não pode depender de um único fornecedor.

  27. Márcio, por isto que diversificam… mas e quanto à escolha entre os 3 expostos? De qualquer forma, dependerão de um único fornecedor na escolha. O mais independente é o gripen, que a suécia conseguiu nao fazer parte da OTAN. Mas qualquer dos outros dois.. os acordões da OTAN podem vetar. Enquanto que a russia apoia china.. venezuela.. países “independentes” de qualquer organização, mas que pretendem ter um vetor de superioridade aérea. Ou seja, se for pra vetar, que seja vetar o melhor, e não um ocidental “democratico”.

  28. galera sigam meu raciocinio: o brasil de uma hora pra outra compra helis da rússia e assinamacordos de defesa,a india resolve comprar turboelices,sendotalvezfavorito o super tucano e quem sabe avioes de inteligencia da embraer, a china vem e assina acordos de cooperaçao em defesa com o brasil,a india rsolve colocar na short-list os mesmos avioes da short-list do fx-2.quemsabenao sai o mesmo vencedor dos dois programas… pensem comigo nao estaria o bric se tornando tambéum uma aliança militar como a otan?nao seria nada ruim…

  29. jakson almeida :

    Wolfpack :Será o Rafale, o suporte atual ao desenvolvimento dos reatores do HAL Tejas é da Snecma e sem contar a ajudinha que os Franceses da DCNS está dando na construção dos Scorpenes. E tem gente que acreditou na nota sobre a derrota do Rafale nos EAU.Imagine a cara das gripetes quando cairem na real que o peso pulga só entrará em linha de montagem se for na Revell… [ ]s

    Você esta se enganando, os indianos não gostaram da proposta da Snecma que basicamente era a venda da turbina sem nenhuma TT por isso prefiriram a GE F 404 e estão interessados na GE F-414 pra uso no Tejas mk2

    Por favor leia a integra do texto abaixo:

    “On May 03, 2010, about 1880 hrs of engine test had been completed on various prototypes of Kaveri Engine. A total of eight Kaveri Engines and four core engines have been manufactured, assembled and tested. High Altitude testing on core engine has been completed successfully. [16]
    In June 2010, the Kaveri engine based on Snecma’s new core, an uprated derivative of the M88-2 engine that powers the French Rafale fighter, providing 83-85 Kilonewtons (KN) of maximum thrust is being considered an option by DRDO.[17]
    In July 2010, according to Vinayak shetty, Tejas aircraft will be Integrated with Kaveri engine and will be flying on board a Tejas Air frame by early 2011 or some time later in the year.[18]”
    http://en.wikipedia.org/wiki/GTRE_GTX-35VS_Kaveri
    O Kaveri é basedo no M88-2 da Snecma meu caro. Leia o texto acima.

  30. jakson almeida :

    Wolfpack :Será o Rafale, o suporte atual ao desenvolvimento dos reatores do HAL Tejas é da Snecma e sem contar a ajudinha que os Franceses da DCNS está dando na construção dos Scorpenes. E tem gente que acreditou na nota sobre a derrota do Rafale nos EAU.Imagine a cara das gripetes quando cairem na real que o peso pulga só entrará em linha de montagem se for na Revell… [ ]s

    Você esta se enganando, os indianos não gostaram da proposta da Snecma que basicamente era a venda da turbina sem nenhuma TT por isso prefiriram a GE F 404 e estão interessados na GE F-414 pra uso no Tejas mk2

    Leia o texto abaixo e verá que o Kaveri tem baseado seu desenvolvimento no Scnema M88-2.
    http://en.wikipedia.org/wiki/GTRE_GTX-35VS_Kaveri

  31. Só para apimentar as especulações: é sabido que uma delegação da India veio conversar com a FAB e o Jobim, salvo engano em junho (ou julho, já não me lembro mais). O que conversaram? bem, segundo consta, os indianos disseram que o Rafale foi o caça que tecnicamente melhor se saiu nos testes feitos pela IAF, e que o Super Hornet e o MIG-35 não se sairam tão bem.

    Vamos supor que nesta conversa dos indianos com os brasileiros tenha ficado acordado alguns pontos, entre eles, a utilização da mesma plataforma…aí acho que o Rafale leva nos dois países, o que seria uma ótima para o Brasil e também para a Índia.

    e especulando um pouco mais, será que a India não pode ser um parceiro futuro do Brasil? Digamos, tanto nos projetos da Embraer como no PAK-FA? Pode ser, por que não?!!!

    abraços a todos

  32. Acho que tudo leva a crer que o F-18 vai levar esta, os americanos estão investindo muito para ganhar o contrato com os indianos. Se a EAU também for de F-18 o Super Vespão vai ir a quase 700 unidades. Muito, muito mesmo. Lembrando que o Japão e Inglaterra também estão de olho no avião da Boeing.

    Gripen Ng, corre por fora mas pode ser que surpreenda, pequeno, bom preço, turbina boa, aviônica eficiente, data link e NW de primeira. É um peso médio que pode surpreender no final

    Rafale. Tá fora, os franceses estão queimando feio seu filme com os países emergentes com suas políticas comerciais na OMC, Indianos inclusive. Querem ver uma boa:França diz que “Europa não é lixão” de produtos do Mercosul(http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09

    Se a política é importante os franceses estão queimando o filme deles aqui no D.F.

  33. mais.. para que ficar discutindo os porques e quais.. os indianos vão adquirir… ???

    voto no F-18 por motivos afetivos..ops.. políticos .. eita.. quis dizer tecnológicos …rsrsrs

  34. xtreme,

    hehe…eu sei que não é fácil entender a música indiana, eu também estou apanhando um bocado pra entender os ciclos ritmicos das talas e ragas…até porque a música na Índia é coisa séria, não tem essa de pop, “rei do pop” e essas chatices todas (até tem, e é um horror como todo pop, mas na India ainda existe musica de verdade, música como arte sublime e não como conta bancária)…mas a idéia era só apresentar a Anouschka mesmo…hehehe

    abração

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Segundo marechal indiano, novo caça indiano será dos EUA, França … | Info Brasil
  2. Segundo marechal indiano, novo caça indiano será dos EUA, França … | Info Brasil

Comentários não permitidos.