Sugestão: Darkman
Um marechal da Força Aérea da Índia disse hoje que a escolha das 126 novas aeronaves de combate multi-missão (MMRCA) será tomada dentro de um ano.
“Nós estamos nos estágios finais para colocar o pedido de aquisição das 126 aeronaves de combate dos EUA, França ou Suécia dentro de um ano,” disse o Marechal Anil Chopra a jornalistas durante sua visita na Escola Sainik, em Kapurthala.
As aeronaves leves de combate (LCA) também deverão ser adicionadas na força aérea em breve, ele disse.
Nota do Editor.
Eu aposto as minhas fichas no F 18 Super Hornet, por no razões uma delas é que os indianos querem mesmo é o coração do Hornet. não deste que participa no Plano Brasil, mas sim do Vespão americano pois o seu motor cabe muito bem no seu futuro programa MCA.
E.M.Pinto
Um produto que vende mal, não que dizer que é ruim, pode dizer que é caro, agora ruim não.
Pessoal,
minha opinião é que eles estão esperando o desfecho do FX-2 brasileiro. Recentemente o ministra da defesa da Índica visitou o Brasil parar tratar de assuntos estratégicos. Quem sabe não esteja rolando uma parceria estratégica para desenvolvimento de um caça bi-nacional?
Hummm sera que Brasil e India ressuscitarão o Defunto Rafale ou ousarão de Gripen…Isso tudo ta me cheirando a figurinha marcada.Os bastidores dos Americanos estão convencendo os emergentes.A India que teme a China e tambem a Russia e nós querendo nos firmarmos como xerifes do cone sul.
Grande Hornet..andas sumido do outro lado….
La na India não é diferente do Brasil…já falam que será no ano que vem….
Caro Hornet, para o Ravi, que tem uma filha Nora (??), a Anouska ta mandando bem. Creio que nenhum filho do DEMO (aquele Engripado) pode me acusar de abordar assunto off topic, pois as beldades sao indianas e 2 baita avioes !!
Uma noticia que pode vir a ser relevante, foi uma informação do comandante da MB dizendo que o futuro vetor de caça será uma variante do escolhido pela FAB, por isso podemos atentar para analisar que o short list da FAB foi feito já contemplando esta hipótese, isto pode ser o verdadeiro motivo da não escolha do SU-35 para este short list, quanto ao Gripen NG, o estudo de sua versão Naval data de antes desta definição. Como é critério especifico FAB determinou que o caça esteja em uso pelas FA do país vendedor temos então apenas 02 opções(Rafale e S.Hornet) e destas duas opções somente o Rafale tem possibilidades de ser utilizado no atual NAe, mesmo que falem que ele será substituido(lá pelos idos de 2025), analisando estas noticias vemos que a escolha do governo pelo Rafale começa a fazer sentido, mesmo tendo a possibilidade de se desenvolver o Gripen NG/N aqui, mas se esta for a opção teriamos um vetor com menor capacidade de projetar poder do que nossos vizinhos mais complicados(Venezuela e seus partners), então não seria novidade nenhuma se viesemos a definir o nosso FX-2 pelo Rafale F-3(na verdade uma versão denominada BR com algumas particularidades bem superiores ao F-3, sendo algo tipo um F-4+) e os Indianos nos acompanhando nesta escolha inclusive para a sua marinha também. Se pararmos para analisarmos a quantidade de vetores nos 03 paises usuarios,teremos o seguinte: França algo próximo a 250 unds, Brasil(FAB 136 total + MB 36(03 esq.) 172, Índia algo próximo a 210 unds(FA e Marinha), totalizando algo próximo a 632 cels. Se esta for a linha de pensamento dos militares e políticos daqui e da Índia estas quantidades são reais. Pergunto aos que defendem o Gripen, quantos cels foram vendidas ?
Há mais um pequeno pormenor… já há um componente feito na índia para o SH…
Será um pronuncio de algo que está para vir… ou melhor; ir para os lados da índia… ?
Maluquinho, depois da declaração da França de que “a Europa não é lixão para produtos do Mercosul”, espero que coração que o Rafale apodreça dentro do território francês!
Eu tambem amigão e que o F16 fique tambem nos EUA e os Gripen na Suecia…Eu estou começando a pensar que eiste algo grande por traz disso tudo.Assim que Lula assumiu a Presidencia disse que se empenharia em aproximar o Brasil com a India,China e Africa do Sul.Não sei não mas essa visitinha Chinesa no 7 de setembro passando antes na Colombia para despistar ta me cheirando a alguma coisa grande e a India tambem pode estar nessa.