Ártico: A beligerância do Canadá e os interesses estratégicos da Rússia

http://www.guiageo-artico.com/imagens/mapa-artico.jpg

PRAVDA

A recém-concluída Operação Nanook (06-26 agosto), uma operação que o Canadá começou depois que a Rússia apresentou reclamações nos territórios no Ártico, em 2007, envolveu um grau inédito de colaboração entre as forças militares do Canadá, Dinamarca e E.U.A.: Estados-membros da OTAN. Mas não haverá um interesse comercial por trás das fanfarronices?

Há cinco estados com reivindicações no Árctico. Quatro deles são estados membros da OTAN (os três mencionados acima, mais a Noruega). A outra é a Rússia. Operação Nanook este ano tomou um novo rumo: longe de ser um exercício puramente canadense, envolveu uma cooperação sem precedentes entre os três países membros da OTAN.

http://www.google.com/hostednews/afp/media/ALeqM5jzpFM3xDEujM6CBstzhsfLDQrTtg?size=l

Não surpreende nada saber que o Ártico contém cerca de 30 por cento dos campos de gás natural não descobertos e cerca de 13 por cento do petróleo ainda por descobrir. Também não surpreende que os três membros da OTAN parecem resolver suas próprias diferenças no Ártico (Canadá tem disputas com os E.U.A. e Dinamarca) e em um passo mais sinistro, estão aumentando a parada, gradualmente se tornando num cenário OTAN contra a Rússia.


O Canadá já fez declarações belicosas que está preocupado com o desejo da Rússia “de trabalhar fora do quadro internacional. Isso é, obviamente, porque nós estamos tomando uma série de medidas, incluindo medidas militares, para fortalecer a nossa soberania no Norte “(Ministro da Defesa do Canadá, Peter MacKay, 2008). Desde então, o Canadá tem regularmente enviado jatos militares para “interceptar” aviação russa voando em espaço aéreo internacional.


A operação militar deste ano empurrou mais longe ao norte do que os exercícios dos anos anteriores e foi realizado em uma área que inclui o Mendeleev Alpha – uma das reivindicações da Rússia no Ártico.


No entanto, em que medida há um elemento comercial por trás do aumento da parada por parte do Canadá? Afinal, a frota CF-18 do Canadá está prestes a ser candidata à substituição (tem 30 anos) e agora é o momento para um negócio lucrativo para adquirir aviões F-35 Lightning dos E.U.A. – a quinta geração de caças Stealth.

http://www.astro.cz/_data/images/news/2007/08/03/map_sev-pol.jpg

A respeito das reivindicações da Rússia, a Expedição Arktika em 2007, quando uma bandeira russa foi colocada no leito do mar sob o Pólo Norte pelo submarino Mir, fazia parte do trabalho realizado no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, parte do processo de em que a Rússia reivindica cumes submersos, provando que a área em questão é uma extensão do território russo.

A alegação defende que a Serra submersa de Lomonosov Oriental é uma extensão da Plataforma Continental da Sibéria e esta afirmação não entra no sector de qualquer outro Estado com costas árcticas. Essa afirmação, juntamente com a posição que a Serra de Mendeleev é uma extensão do continente euro-asiático, foi apresentada à Comissão da ONU sobre os Limites da Plataforma Continental, de acordo com o artigo 76, § 8 º da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Como resultado da Expedição Arktika, foi declarado pelo Ministério de Recursos Naturais da Rússia em Setembro de 2007 que “os resultados preliminares de uma análise da crosta da Terra … confirmaram que a estrutura da crosta da Serra de Lomonosov corresponde aos análogos mundiais da crosta continental e, portanto, faz parte da plataforma adjacente da Federação da Rússia continental “.


A Declaração de Ilulissat, feita na Groenlândia entre os cinco Estados Árcticos em Maio de 2008 declara que todas as questões de demarcação devem ser resolvidas numa base bilateral entre os partidos que disputam.


Visto que a área reivindicada da Rússia não entra no território de ninguém, exceto a própria Federação Russa, então porque fica o Canadá tão embaciado a fazer comentários belicosos enviando aviões de guerra para território internacional? Quem está criando um “inimigo” para justificar a vende de armas, quem está se beneficiando com a venda destas armas e porquê está o contribuinte canadense a pagar a factura dos exercícios?

Timothy BANCROFT-HINCHEY

Fonte: Pravda

26 Comentários

  1. -ANTÁRTICO SERÁ A BOLA DA VEZ !

    Vejam bem o que está se tornado o ártico agora,acompanhem a tais desdobramento a esta questão,e teremos alguma idéia do destino do Antártico,onde há mais países envolvidos e por isso haverá mais interesse em jogo,provavelmente é o grande motivo dos ingleses terem as Malvinas em sua mãos e algumas ilhas no atlântico sul.

  2. Bem que eu disse, tá todo mundo atras de recursos energético, que tiver que proteja os seus, pois o gringo é cínico!

  3. Concordo com o Vympel.. Tem muitos países atrás de recursos… Os que tiverem que proteger protegam… Isso é o que qualquer país faria.. proteger seus recursos..

    Que o Canadá continue assim.. Ta fazendo bem em interceptar os Jatos da Rússia entrando em seu espaço aéreo…

  4. O canadá ta procurando duas coisas….uma é justificar a compra dos F-35 para substituir os CF-18 e a outra é levar uma surra da Rússia…

  5. Vympel1274 :
    O canadá ta procurando duas coisas….uma é justificar a compra dos F-35 para substituir os CF-18 e a outra é levar uma surra da Rússia…

    Por acaso é proibido o Canadá se armar visando a sua defesa, particularmente numa questão importante dessa como a do Ártico.
    Quanto a levar uma surra vamos ver realmente quem levará.

  6. xtreme :
    Canadá x Russia.. piada né…
    vou tomar uma caipiroviska… em homenagem aos camaradas..

    Mas a questão não é tão simples.
    A luta naquela região vai ter muitas particularidades.
    Além disso, se ela tomar grandes proporções dificilmente o Canadá ficará sozinho. Tem os EUA e a OTAN.

  7. A Russia não mete a mão em toca de cobra, principalmente se a cobra que estiver entocada bater o chucalho. Não xtreme a briga ali seria com o tio Sam, e com toda dificuldade americana não existe nenhum país no mundo em condições para poder enfrenta-los, nem ajuntando a Russia com a China é pareo para os americanos.

  8. não creio que os EUA vão bater de frente com os Russos … que estão respaldandos por normas internacionais… face a plataforma marítima.

    o real interesse do Canadá ainda é uma incógnita…para mim

    • Para mim o Canadá faz o que pode para se defender e está lutando por seu direito, mas não se enganem, a decisão cai sobre EUA e Rússia, eles fatiarão o que lhes interessa e darão ao Canadá o que sobrar.
      Brigar? entre eles, Nunca, eles por outros entre eles, nunca…
      Kosovo e Geórgia são exemplos de pisadas nos seus quintais e fica por isso.
      A Otan só entra quando a operação for a Armagedon e quando os EUA estiverem ameaçados e não quando algum membro da Otan estiver ameaçado ou sofrer agressão, que o diga a Turquia.
      Tudo muito bonito no papel, mas na realidade é sonho de muitos.
      Para quem acha que isso se resolve por ai, tem o capítulo II aqui mesmo no atlântico sul na Antartida, duvidam? sentem e esperem..
      sds
      E.M.Pinto

  9. E.M.Pinto :
    Para mim o Canadá faz o que pode para se defender e está lutando por seu direito, mas não se enganem, a decisão cai sobre EUA e Rússia, eles fatiarão o que lhes interessa e darão ao Canadá o que sobrar.
    Brigar? entre eles, Nunca, eles por outros entre eles, nunca…
    Kosovo e Geórgia são exemplos de pisadas nos seus quintais e fica por isso.
    A Otan só entra quando a operação for a Armagedon e quando os EUA estiverem ameaçados e não quando algum membro da Otan estiver ameaçado ou sofrer agressão, que o diga a Turquia.
    Tudo muito bonito no papel, mas na realidade é sonho de muitos.
    Para quem acha que isso se resolve por ai, tem o capítulo II aqui mesmo no atlântico sul na Antartida, duvidam? sentem e esperem..
    sds
    E.M.Pinto

    A qual episódio com a Turquia vc se refere?

  10. E.M.Pinto :
    Especificamente ao recente problema com Israel e o ataque a frota Turca.

    Quer dizer q a OTAN deveria intervir para resolver um picuinha criada pelo governo turco, em um episódio claramente provocador e atacar Israel? Fico imaginando o governo turco solicitando a organização a entrar em guerra por causa daquilo.
    Absolutamente incomparável com uma guerra de fato entre Rússia e Canadá.
    Duvido que os EUA ficariam parados com o Canadá sendo atacado ali do seu lado.

    • Não Anticomunista.
      A Otan não entraria pois jamais se envolveria, e é isto que eu afirmo, ou você acha que seja qual a razão, um conflito se deflagrasse entre Israele Turquia alguém ia entrar pra defender a Turquia, fazendo valer o estatuto de apoioa a agressão de um estado membro?
      se você acha isto então não tenho o que discutir, se concorda comigo, está selando o limite de validade da OTAN como instituição, o que eu estou afirmando no comentário anterior.
      Quanto a pendenga do Canadá com a Rússia, meu amigo a Rússia não precisaria atacar o Canadá em seu território, bastava tomar o que julga ser seu, e estamos falando da plataforma continental, a disputa ai será diplomática e pode até surgir novas contendas com novas bases para ambos os lados, mas a questão é que os EUA não entrarão na briga com a Rússia por causa do Canadá.
      Vão disputar por todos os mecanismos, mas no final quem perde é o Canadá, para a Rússia e os EUA.
      Ninguém lá de cima do clube dos 5 se confrontaria abertamente, vão mandar os candangos levarem na muleira, eles? verbalmente e olhe lá.

  11. xtreme :
    não creio que os EUA vão bater de frente com os Russos … que estão respaldandos por normas internacionais… face a plataforma marítima.
    o real interesse do Canadá ainda é uma incógnita…para mim

    Essa questão acerca do Ártico está em discussão. E os russos estavam sobrevoando próximo ao Canadá, o que vem fazendo há tempos, e o Canadá reagiu. Isso o pravda não falou.

  12. E.M.Pinto :
    Anticomunista,
    Isto é verdade, a Rússia enviou inclusive cidadãos para infiltrarem-se na população autóctone do norte do Canadá como forma de reivindicar no futuro a propriedade de algumas ilhas, o governo do Canadá está provendo uma campanha de ocupação política e militar prevendo isto.
    A china fez o mesmo no Tibet e por ai vai.
    leia no projeto Krios sobre o tema
    http://pbrasil.wordpress.com/projetos/mar-de-tita/projetos-mt/nivel-i-mar-profundo/krios/
    e veja este vídeo

    sds
    E.M.Pinto

    Ok EM, esclarecido.
    Também acho que, atualmente e a médio prazo, um embate direto entre EUA e Rússia é praticamente impensável. Contudo, não dá para dizer que vai ser assim. O jogo geopolítico pode ser totalmente outro a longo prazo.
    Obrigado pela dica do vídeo.
    Sds.

  13. O “OPERATION HIGHIJUMP” BRASILEIRO.

    Alguns brasileiros se perguntam,o que o Brasil tem haver com isso que acontece por lá?
    Foi a mesma indagação que um certo camarada fez, quando roubaram uma casa de outra rua no mesmo bairro seu, uma semana antes da sua casa ser arrombada.
    Tal situação que se passa por lá, não tardará chegar por aqui.
    O governo argentino já tem anunciado a construção naquele país de quebra-gelos,o Chile já tem cidades na antártida,vemos logo já uma certa movimentação de nações no Hemisfério sul, austral.
    Tal situação acontecendo aqui,por efeito colateral e de aproximidade afetará o Brasil,embora a antártida esteje longe de nós,se compararmos com a Argentina e ao Chile.
    Um novo cenário em que o Brasil será obrigado, pelas circunstâncias, terá que atuar.
    Só que a guerra que serão travadas por lá, não será com pingüins.

  14. Não acredito que chegarão À vias de fato lá em cima.

    Concordo com o EM, a OTAN não tem mais razão de existir, pois como fazer: Turquia x Grécia, Turquia x Israel, Canadá x Rússia, etc, nunca vão se meter.

    Só entram em guerra mesmo quando a Rússia permite, senão, eles tbem não são loucos de provocar o Ursão.

    Sei, milhares aqui falarão que o Urso não tem como enfrentar a Otan e sair vitorioso, mas, será que numa guerra destas alguém sairia vitorioso? o Ursão acuado, hum….. balísticos pra tudo quanto é lado.

    Aliás, será que existe vencedor em qualquer guerra?????

  15. Vympel1274 :
    Bem que eu disse, tá todo mundo atras de recursos energético, que tiver que proteja os seus, pois o gringo é cínico!

    Vc falou o certo, é pura ganância, estão atrás do mais-valia,q nós nos cuidemos, depois seremos nós , os BRASUCA; espero estar mt, + mt errado mesmo. Sds.

  16. Pré-Sal, + Pré-Sal, Amazônia Verde, Amazônia Azul, 16% da água doce corrente do mundo, a maior biodiversidade do planeta, as maiores áreas agricultáveis do mundo, suficientes para alimentar 1 bilhão de pessoas…

    Isso dá medo, muito medo. Hoje estamos tranquilos, mas, e daqui a 50/70 anos? Tudo bem, alguns dirão, não estarei aqui mesmo. Mas nossos filhos, netos e bisnetos estarão…

    “Absolutamente incomparável com uma guerra de fato entre Rússia e Canadá”

    Não concordo! Israel atacou uma frota de ajuda humanitária em águas internacionais. Atacou o Líbano com fósforo branco. Foi condenado diversas vezes pela ONU e não vemos NINGUÉM de peso cobrando que cumpra as resoluções. Parece piada de mal gosto.

    Ah! Não podemos falar mal dos sionitas, afinal, foram vítimas do holocausto, que terminou, ahan, há 65 anos? Quantos dos sobreviventes estão vivos hoje mesmo???

    OTAN, ONU, OEA… Todos órgãos para a defesa dos interesses de uma minoria, senão, de uma única super-potência…

  17. Edu Nicácio :
    Pré-Sal, + Pré-Sal, Amazônia Verde, Amazônia Azul, 16% da água doce corrente do mundo, a maior biodiversidade do planeta, as maiores áreas agricultáveis do mundo, suficientes para alimentar 1 bilhão de pessoas…
    Isso dá medo, muito medo. Hoje estamos tranquilos, mas, e daqui a 50/70 anos? Tudo bem, alguns dirão, não estarei aqui mesmo. Mas nossos filhos, netos e bisnetos estarão…
    “Absolutamente incomparável com uma guerra de fato entre Rússia e Canadá”
    Não concordo! Israel atacou uma frota de ajuda humanitária em águas internacionais. Atacou o Líbano com fósforo branco. Foi condenado diversas vezes pela ONU e não vemos NINGUÉM de peso cobrando que cumpra as resoluções. Parece piada de mal gosto.
    Ah! Não podemos falar mal dos sionitas, afinal, foram vítimas do holocausto, que terminou, ahan, há 65 anos? Quantos dos sobreviventes estão vivos hoje mesmo???
    OTAN, ONU, OEA… Todos órgãos para a defesa dos interesses de uma minoria, senão, de uma única super-potência…

    Amigo, vc está mt critico dos nefastos “Eleitos”(eles acham q Deus e parcial.Rom.2:11 ), parabéns. Sds.

Comentários não permitidos.