Defesa & Geopolítica

Marinha Comemora a independência do Brasil no mar, no ar e em terra

Posted by

http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/cgcfn/cfn/img/5.jpg

Rio de Janeiro, 01/09/2010 – No dia 7 de setembro, a Marinha se fará presente no mar, no ar e em terra para abrilhantar a comemoração da Independência do Brasil, data magna para nosso País, e convida a sociedade para prestigiar com sua presença o Desfile Naval a ser realizado na orla do Rio de Janeiro.
Além da tradicional Parada Militar na Avenida Presidente Vargas, quando cerca de 2.400 Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão desfilando, Navios e Aeronaves da Marinha realizarão um Desfile Naval pela orla carioca, iniciando na Barra da Tijuca, cerca de 9h, passando pelo Forte de Copacabana, por volta de 11h, e adentrando à Baía da Guanabara às 11h30.

Participarão do evento as Fragatas “Independência”, “Constituição” e “Bosísio”, o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Rebocador de Alto-Mar “Guillobel”, o Navio-Patrulha “Guajará”, o Submarino “Tupi” e o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, totalizando 10 navios. Além disso, 5 aeronaves subordinadas à Força Aeronaval cruzarão os céus do Rio de Janeiro. O contingente no mar será de cerca de 1.000 militares.


http://www.defesabr.com/Mb/AH-11A_Super_Lynx_1.jpgO mar foi nossa via de descobrimento, de colonização, de invasões e de consolidação da Independência. Do ponto de vista econômico, 95% de todo o comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima. Ademais, 85% do petróleo nacional são extraídos do subsolo marinho, num total de 1,6 milhões de barris por dia que, ao ano, somam cerca de US$ 35 bilhões. Cabe à Marinha do Brasil defender os interesses da nação no mar e, ali, garantir a integridade e a soberania, assegurando ao País o direito ao uso econômico e estratégico da nossa Amazônia Azul.

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/niteroidesfilenaval9.jpg?w=300A participação dos meios navais e aeronavais nos festejos alusivos ao dia da Independência é uma grande oportunidade para uma maior aproximação e integração da Sociedade Brasileira com a Marinha do Brasil, ao mesmo tempo em que realça a importância de uma Marinha forte trabalhando para proteger os interesses nacionais.


Comando do 1º Distrito Naval
Assessoria de Imprensa
Tel: (21) 2104-6110

Fonte: Ministério da Defesa

12 Comments

shared on wplocker.com