Thales e Textron selecionadas para continuar no TAPV

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/thalesbushmaster.jpg

A subsidiária australiana do grupo Thales e a estadunidense Textron Marine Land & System foram qualificadas e selecionadas para passar para a próxima etapa da competição do programa canadense TAPV (Tactical Armored Patrol Vehicle), cujo objetivo é eleger o próximo veículo blindado tático de patrulha para as Forças Armadas Canadenses.

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/textronmsv.jpg

O vencedor da concorrência será premiado com um contrato para fornecimento de 600 veículos TAPV para que estes substituam os atuais RG-31, LAV-2 Coyote e alguns G-Wagon utilitários.

A Textron está oferecendo o MSV (Mobile Survivable Vehicle), um blindado especial 4 x 4 concebido para oferecer elevada capacidade de sobrevivência, mobilidade e versatilidade em um amplo leque de operações em terrenos de geografia difícil. A configuração típica do MSV foi mostrada no ano passado na AUSA (Association of the United States Army). O fabricante define seu veículo como bem protegido contra explosão de artefatos geralmente encontrados nos ambientes de hostilidade, como por exemplo, estradas minadas, e ainda, portador de um interior ergonomicamente confortável para soldados e tripulantes com apreciável capacidade de transporte de carga útil. Além disso, o MSV possui um sistema de geração de energia que deixa uma considerável margem de reserva com a finalidade de receber futuramente melhorias em seus sistemas de bordo (entre eles, sensores, equipamentos de comunicações e estações de armas remotamente operadas).

A Thales australiana está propondo variantes de seu veículo blindado Bushmaster 4×4 de 12,4 toneladas com várias opções de sistemas de armas e sensores, entre eles uma estação de armas remotamente controlada e sistemas de visualização e pontaria. Uma variante C4I (Comando, Controle, Comunicações e Inteligência) também está sendo ofertada. Segundo a Thales, a familia Bushmaster pode desempenhar uma ampla gama de tarefas no teatro de operações, como transporte de tropas, ambulância, vigilância, aquisição de alvos, suporte de fogo direto e ataques com baterias de morteiros. O Bushmaster já esta em operação há alguns anos no Afeganistão com as tropas australianas e holandesas que lá estão.

Fonte: Tecnologia&Defesa




1 Comentário

  1. Bushmaster lembra muito o ‘caveirão’ do Rio de Janeiro.
    *Alias, alguém sabe a empresa responsável por ele?

Comentários não permitidos.