Castro e Hu Jintao estão entre 'predadores' da liberdade, dizem Repórteres Sem Fronteiras

http://www.fmprc.gov.cn/eng/topics/huvisit/W020041124619356091889.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) nomeou o presidente de Cuba, Raúl Castro, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e os cartéis de drogas do México como alguns dos piores violadores da liberdade de imprensa no mundo no último ano.

Em relatório divulgado neste domingo, a organização colocou o México como um dos países mais perigosos para os jornalistas trabalharem, onde 62 profissionais foram mortos na última década.

China, Irã e Cuba foram listados, nesta ordem, como os países que mais enviaram jornalistas para a prisão.

Na lista do que chamou de “Predadores da Liberdade de Imprensa”, o RSF incluiu ainda os presidentes de China, Mianmar e da Coreia do Norte.

Além de autoridades e membros de governos, a entidade nomeou ainda grupos militantes e organizações criminosas como sendo responsáveis por ameaças e agressões a jornalistas.

Entre eles estão o grupo separatista basco ETA, gangues de crime organizado da Itália, o grupo palestino Hamas, milícias da Somália e as forças israelenses.

O RSF espera que a lista atraia a atenção internacional para os nomes citados.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. Os EUA estão desesperados.A Repórteres Sem Fronteira não deu um pio sequer quando do golpe de Estado na Guatemala.Isso porque é financiada pelo National Endowment for Democracy,um dos braços do Partido Republicano dos EUA.
    Querem enfraquecer a China(que está abandonando o dólar nas suas transações externas) e Cuba(para torná-la,novamente,o puteiro dos americanos no Caribe como acontecia quando da época de Fulgêncio Batista-o grande aliado dos EUA na época)

  2. Olha, Cuba e China realmente ferem inúmeros preceitos democráticos, mas essa entidade “ilibada” e “idônea” tem mantido uma postura hipócrita na avaliação do respeito aos direitos de imprensa, principalmente quanto à respeito de muitas perseguições e ameaças em nações árabes aliadas aos EUA no Oriente Médio, ou na escalada de violência à imprensa em Honduras, em que esse órgão se calou.

    A Anistia Internacional e a Human Rights Watch, são as que mais prezam pelo respeito à cidadania, distribuindo críticas a quem está cometendo transgressões internacionais, seja Colômbia, Venezuela, EUA, Cuba.

    A avaliação deve se manter íntegra não importa se o regime é de “esquerda” ou de “direita”.

  3. Bom, na AL os “Reporteres sem Fronteira” e a “SIP” estão entre as instituições (hipócritas…)que mais manipulam a tal “liberdade de imprensa”, com fins de beneficiar uma certa elite da sociedade latino americana alinhada aos interesses do EUA e claro, diretamente ao EUA.

    Para eles liberdade de imprensa só e boa quando trabalha a favor dos acima citados, se trabalhar contra; é coisa de ditador, de regime autoritário,de aparelhamento da imprensa, etc…

  4. Más mesmo a Reporteres Fronteiras sendo uma instituição que não simpatiza nem um pouco com Hugo Chavez , ainda assim, ela não achou motivos para inclui-lo em sua lista de “predadores da liberdade”.

    Depois dizem que Chavez censura e persegue a imprensa…

  5. Marco Aurélio, Fernando Donatelo e Wi. É gratificante saber que existem pessoas que não se pautam pela grande mídia.

    Valeu!

  6. Parabéns ao Repórteres sem Fronteiras. Tem que meter o pau das ditaduras mesmo!!!!
    Adoro ver as viúvas de Stalin revoltadas.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention Castro e Hu Jintao estão entre ‘predadores’ da liberdade, dizem Repórteres Sem Fronteiras « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.