PF e Marinha paraguaia trocam tiros na fronteira

http://sp9.fotolog.com/photo/57/34/82/militarbrasil/1242661080175_f.jpg

LUIS KAWAGUTI

ENVIADO ESPECIAL A FOZ DO IGUAÇU

Na divisa entre as cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, o rio Paraná é cenário de recorrentes trocas de tiros há pelo menos dois meses. Postados em margens opostas do rio e equipados com arsenal pesado, militares da Marinha paraguaia e agentes da Polícia Federal brasileira disparam uns contra os outros desde março.

Os choques são consequência de ações do crime organizado, praticado por paraguaios e brasileiros e que se alastra pela fronteira. Não há indício de conflito institucional formal entre os países, parceiros estratégicos, mas a situação pode provocar, segundo especialistas, uma crise diplomática.

Sob condição de anonimato, dois delegados do alto escalão da PF no Paraná e em Brasília, e um delegado da Polícia Civil, confirmam que quadrilhas de traficantes e contrabandistas pagam propina a um grupo de militares da Marinha paraguaia para que façam vistas grossas às suas atividades ilícitas e atuem também como braço armado, dando proteção e combatendo a polícia brasileira.

Segundo um delegado da PF, desde o início de março, foram mais de 20 confrontos. Ele cita ocasiões em que houve mais de três num mesmo dia.

Os paraguaios disparam quando a PF tenta apreender um barco e os agentes federais respondem ao fogo.

As escaramuças ocorrem em um momento crítico para o Paraguai, que há pouco mais de uma semana suspendeu garantias constitucionais em cinco regiões sob o pretexto de caçar guerrilheiros de esquerda.

Na semana passada, o senador paraguaio Robert Acevedo foi baleado em um ataque que deixou mortos em Pedro Juan Caballero. A polícia local investiga a participação da guerrilha e da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital.

Fonte: FSP via CCOMSEX

11 Comentários

  1. Isso é só o início do que poderá vir a ser um novo “Mexico”. Culpa por anos e anos de descaso nosso e de nossos vizinhos. É bom que se diga: Nosso atual Governo não é o único culpado. É apenas omisso, como foram os demais.

  2. Era só o que faltava… que situação tensa essa.
    O.o Eu nem imaginava que ocorria este tipo de coisa!
    Como são equipados será os barcos da Marinha Paraguaia?

  3. Pior é que isso foge a questao do sacoleiros que abastecem o grande Brasil. Pior ainda que pela triplice fronteira operam contrabandistas de armas e grupos terroristas árabes. Brasil em vez de se ligar e defender regimes autoritarios patrocinadores do terrorismo mundial deveria se ater a essa questao importante em nosso quintal.

  4. nãocrei nesse sensacionalismo,o governo brasileiro deve apoiar o governo do paraguai, inclusive dando ajuda material,como o emprestimo ou doação de aviões tucanos, que já não são usads pela FAB.

  5. O descaso por parte do Brasil existe, mas nem se compara com o do governo paraguaio, são uns fracos, a única forma de dar segurança a região é com uma presença militar, ou então a coisa vai fugir do controle e acabar em uma guerra civil como na colômbia.

  6. isso não é novidade na verdade o paraguai é uma pais que ainda vive os naos 70 do brasil tem muitos polico ladrão não que o brasil não tenha mais nessa epoca o brasil todos eram escapava dois hoje mudo muitos tem muitas pessoas que são onestoe luta pelo povo do brasil um deles o vice-presidente alencar , mão santa

  7. Perigoso isso. Devemos ficar atentos e o Governo Brasileiro deve fazer alguma coisa. As relações Brasil/Paraguai estão frageis e uma crise diplomática é iminente.

  8. Vou ser aqui um tanto radical…

    Acho que o Paraguai em primeiro lugar é problema do Paraguai.
    Sou radicalmente contra doação de equipamento ou material de qualquer ordem aos nossos países vizinhos, pois historicamente a cordialidade não condiz com os fatos.
    Fomos e somos cordiais à muito tempo com nossos vizinhos, desde a Guerra do Paraguai e a Questão do Acre pouquíssimo pode se dizer de nossa postura com nossos vizinhos e o que recebemos?

    Não é tão incomum escutar sobre o “Imperialismo Brasileiro”…

    Defendo a postura de reforçarmos a defesa de fronteira e recharçar com toda a devida energia este tipo de ultraje que são disparos contra nossa Polícia Federal.

    Não creio que tenhamos negligenciado nossos vizinhos e tão pouco os abandonado…
    Vejo sim que demos menos atenção à eles pois estes fizeram muito pouco ou quase nada para merecer maior atenção.
    O Mercosul se sustenta as nossas custas e muito mais pelo nosso esforço, agora, os demais lideres sul-americanos querem “brincar de Unasul”, então que a Unasul resolva, que a Unasul pague a conta, que os outros vizinhos se interessem e resolvam isso…

    Ao Brasil creio que cabe somente defender seu território e seus cidadãos e no caso de violência contra brasileiros isso deverá ser mostrado aos meios internacionais devidos e as corretas reataliações deve ser aplicadas.

  9. Não é do interesse do Brasil voltar as costas para os países vizinhos e ainda por cima, limítrofes, comercialmente,dizer que o Mercosul não tem importância para o Brasil é um enorme desconhecimento dos fatos, já que os 4 maiores parceiros comerciais do Brasil são a União Européia, o EUA, o Mercosul e a República Popular da China.

    Com a vantagem de que a AS é o maior mercado para as exportações brasileiras com valor agregado, manufaturados, produtos industralizados… que geram muito mais empregos aqui dentro do país , do que as exportações de commodities, minerais e agrícolas para China, EUA e UE por exemplo.

    Estratégica mente falando, do ponto de vista geopolítico.É
    uma temeridade, para não dizer estupidez, ficar de costas para os vizinhos (e limítrofes!) , perdendo influencia e abrindo espaço para que potências estrangeiras façam das nossas fronteiras o seu quintal.

    A política da avestruz, de ignorar o mundo, que enfia a cabeça num buraco, deixando o corpo de fora; é uma péssima política e muito perigosa, ameaçando a segurança nacional.

1 Trackback / Pingback

  1. Tweets that mention PF e Marinha paraguaia trocam tiros na fronteira « PLANO BRASIL -- Topsy.com

Comentários não permitidos.