FAB transfere cinco unidades para a Base Aérea de Campo Grande

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/linha-de-a-1-no-tac-2008-foto-fab.jpg
Foto: Poder Aéreo

Sugestão: Cmdt Melk

Entre as novidades, estão a ida de uma unidade de caça, do Para-SAR, e a criação do primeiro esquadrão de Veículos Aéreos Não-Tripulados da Força Aérea.

Da Redação

A Força Aérea Brasileira anuncia amanhã (25/03) a transferência e criação de cinco unidades para a Base Aérea de Campo Grande. O anúncio acontecerá durante a solenidade de comemoração do Dia do Especialista de Aeronáutica, que tem início as 10h na própria Base. Para receber as novas unidades, serão investidos neste ano cerca de R$ 15 milhões.

Será transferido para Campo Grande o 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, equipado com aeronaves de ataque A-1 AMX, e atualmente sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Para-SAR, responsável pelas Operações Especiais na FAB e atualmente sediado na Base Aérea dos Afonsos, além do 4º/1º Grupo de Comunicação e Controle, Esquadrão Mangrulho, sediado na Base Aérea de Santa Maria, também serão transferidos para a base na capital sul-matogrossense.

As principais novidades, porém, ficam por conta de duas novas unidades.  A primeira é delas é a criação do primeiro  Esquadrão de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Força Aérea Brasileira. A outra, é a criação da 2ª CAAD (Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa). Atualmente a FAB possui somente a 1ª CAAD, na Base Aérea de Canoas.

  • 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, equipado com aeronaves de ataque A-1 AMX.
  • Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Para-SAR, responsável pelas Operações Especiais na FAB.
  • 4º/1º Grupo de Comunicação e Controle, Esquadrão Mangrulho.
  • 1º  Esquadrão de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Força Aérea Brasileira.
  • 2ª CAAD (Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa).

Fonte: Defesa Brasil

16 Comentários

  1. Muito bom, uma questao de racionalidade. Deveriamos avançar mais para o norte,…uma maior presença, envolvendo, areas, perimetros, como Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, estes extremos de nosso país, com a dita “Presença Seletiva”, remanejando recursos ja existentes, criando mais um esquadrao de VANTs e uma Cia de Artilharia Antiaerea de Autodefesa. Creio que os recursos financeiros para tal sao compativeis com a realidade orçamentaria da FAB. Helicopteros para transportes de tropas seriam de grande valia e certamente dariam um salto qualitavivo em nossos efetivos como um todo. Observem que nao possuimos HELICOPTEROS PESADOS, isto qualificaria exponencialmente nossas forças. Necessitamos suprir esta lacuna, urgentemente.

  2. O VANT que vai equipar o 1º Esquadrão de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Força Aérea Brasileira será o Falcão, um VANT de Reconhecimento e Vigilância desenvolvido pela Avibrás em parceria com a Finep, CTA, CTEx e IPqM, esse VANT também vai equipar o Exército e a Marinha Brasileira.

    O desenvolvimento do veículo será concluído no final de 2011, mas os ensaios em voo com o protótipo serão iniciados em janeiro de 2010.

    Imagém do Vant:

    http://img708.imageshack.us/img708/8939/avfalco.jpg

  3. Corrigindo:

    Eu disse que os ensaios em voo com o protótipo seriam iniciados em janeiro de 2010, mas na vardade é janeiro de 2011.

  4. SO PODE SER BRINCADEIRA VOCES REALMENTE SABEM O QUE ESTÃO FALANDO, OS A1 DE SANTA CRUZ SÃO PURO LIXO, AERONAVE MUITO MAL CONSERVADA CHEIA DE PROBLEMAS, COMO FICAM AS FAMILIAS DESSAS PESSOAS QUE COMPÕEM ESSES ESQUADRÕES. O INVESTIMENTO PARA AS BASES POSSUI? O QUE EU DUVIDO, A FRASE PADRÃO É TOMA QUE O FILHO É TEU. AS VEZES ACHO QUE NINGUEM SABE O QUE ESTÁ FAZENDO , POIS QUEM PLANEJA FICA ATRÁS DE UMA MESA NOAR CONDICIONADO E QUEM EXECUTA ESTÁ EMBAIXO DO MAU TEMPO. ACABO DE CITAR A PALAVRA PLANEJAR, COISA QUE NÃO EXIXTE NO MEIO. SÓ QUEM CONHECE SABE O QUÃO DIFÍCIL É FAZER TODO O TRABALHO PARA DEPOIS UMA AUTORIDADE QUE SE QUER TIROU A “BUNDA” DA CADEIRA RECEBER OS LOUROS ( DESCULPEM O DESABAFO MAS PARA MIM ISSO É PIADA, SEM PESSOAL, SEM DINHEIRO, SEM A INSTRUÇÃO ADEQUADA, ” FAÇA ESSA É A ORDEM NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA” O APAGÃO AÉREO É PROVA DISSO EMPURRAM COM A BARRIGA RECEBENDO SUAS PROMOÇÕES ATÉ QUE OCORRA UMA TRAGÉDIA DEPOIS OS OPERADORES, O LADO FRACO, ACABA PAGANDO O PATO)

  5. JECA, você acaba de me fazer lembrar de um amig meu que teve que ir para a Amazônia, ele até chegou a chorar!

    Quando se acostuma ao lciminha aqui de Belo HOrizonte, não se que mais sair.

    Mas para a Amazônia é ui mesmo, ainda mais para a familia.

    Obs: Meu amigo é controlador de tráfego aéreo.

  6. Cada um tem sua opinião a respeito disso, na minha opinião foi uma boa idéia, FELIZMENTE não se tirou todas as bases do Rio, afinal, Rio e São Paulo precisam de ‘cobertura’ em caso de guerra.

  7. Agora resta saber, o que será de Santa Cruz? Será que farão um museu, ou será que se criará futuramente um outro esquadrão lá?

  8. Saiu uma matéria no site R7, se possível gostaria se o E.M.Pinto ou outro editor do blog pudessem colocar ela no site:

    Em troca de caças, Saab pode construir fábrica no Brasil!

    CEO da empresa, Ake Svensson, diz que Brasil poderá vender aviões de transporte.

    O CEO da Saab, Ake Svensson, disse nesta quinta-feira (25) em São Paulo que, caso o governo brasileiro opte pelos caças Gripen NG, da Suécia, a empresa pode construir uma fábrica no Brasil. Svensson diz que a nova instalação, que seria provavelmente localizada em São Bernardo do Campo, poderia fabricar aeronaves e carros.

    De acordo com o executivo, a Suécia busca um parceiro e não um cliente. Além da Saab, disputam o contrato para a venda de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) a francesa Dassault, com os caças Rafale, e a norte-americana Boeing, com os F-18 Super Hornet, numa transação que pode chegar a R$ 10 bilhões.

    Para Svensson, mais do que transferência, a Suécia oferece uma oportunidade de desenvolvimento conjunto de tecnologia.

    – Nossa melhor oferta foi feita. Oferecemos um pacote completo no qual não estamos apenas colocando um produto no Brasil, mas confiando no Brasil como um parceiro. Temos uma ótima proposta financeira, um produto que supera as necessidades brasileiras e a garantia de apoio do Estado da Suécia. Não podemos ser mais fortes do que isso.

    Aqui o link da matéria:

    http://noticias.r7.com/brasil/noticias/em-troca-de-contrato-de-cacas-saab-pode-construir-fabrica-no-brasil-20100325.html

    Espero ter ajudado =)

  9. Pessoal,

    Santa Cruz tem os F-5 ainda né??? O Rio tem 3 bases áreas enquanto a Amazônia toda tem 5 se não me engano. A região da fronteira com a Bolívia e Paraguai só tem a base de campo grande nas proximidade. Tá desequilibrado. E temos cada vez mais problemas nas nossas fronteiras ( Bases americanas na colombia, instabilidade venezuelana, tráfico e contrabando nas fronteiras do PAR/BOL).

  10. Pessoal acorda, Mato Grosso do Sul não é Amazônia não! Que viagem…

    Amazônia é do Norto de Mato Grosso Para cima, vivem investindo no Mato Grosso do SUL é esquece aqui de Mato Grosso, que é muito mais importante que lá…

  11. Assim é q tem q ser, tinha de enviar uns 11 AMX p 02 bases no extremo norte…antes isso q nada…agr só falta uns barcos rápidos e bem armados(suecos produzidos no BRASIL)SPG/GPS é o satélite geoestacionário , p ontem.

  12. De que adianta tudo isso se aqui na fronteira com o Paraguai é raríssimo ver um FAB cruzando por aqui. Ponta Porã tem um aeroporto com uma pista de 2000×45 e não vem nem quero-quero pra cá, só não entendo porque fazem tantas manobras por esse Brasil e aqui que é fronteira (340KM de SBCG ) ninguem pensa em utilizar esse aeroporto para treinamentos, lamentável. quem ganha é Campo Grande e não nossas fronteiras.

Comentários não permitidos.