Defesa & Geopolítica

FAB transfere cinco unidades para a Base Aérea de Campo Grande

Posted by
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/linha-de-a-1-no-tac-2008-foto-fab.jpg

Foto: Poder Aéreo

Sugestão: Cmdt Melk

Entre as novidades, estão a ida de uma unidade de caça, do Para-SAR, e a criação do primeiro esquadrão de Veículos Aéreos Não-Tripulados da Força Aérea.

Da Redação

A Força Aérea Brasileira anuncia amanhã (25/03) a transferência e criação de cinco unidades para a Base Aérea de Campo Grande. O anúncio acontecerá durante a solenidade de comemoração do Dia do Especialista de Aeronáutica, que tem início as 10h na própria Base. Para receber as novas unidades, serão investidos neste ano cerca de R$ 15 milhões.

Será transferido para Campo Grande o 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, equipado com aeronaves de ataque A-1 AMX, e atualmente sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Para-SAR, responsável pelas Operações Especiais na FAB e atualmente sediado na Base Aérea dos Afonsos, além do 4º/1º Grupo de Comunicação e Controle, Esquadrão Mangrulho, sediado na Base Aérea de Santa Maria, também serão transferidos para a base na capital sul-matogrossense.

As principais novidades, porém, ficam por conta de duas novas unidades.  A primeira é delas é a criação do primeiro  Esquadrão de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Força Aérea Brasileira. A outra, é a criação da 2ª CAAD (Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa). Atualmente a FAB possui somente a 1ª CAAD, na Base Aérea de Canoas.

  • 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, equipado com aeronaves de ataque A-1 AMX.
  • Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Para-SAR, responsável pelas Operações Especiais na FAB.
  • 4º/1º Grupo de Comunicação e Controle, Esquadrão Mangrulho.
  • 1º  Esquadrão de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Força Aérea Brasileira.
  • 2ª CAAD (Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa).

Fonte: Defesa Brasil

16 Comments

shared on wplocker.com