Defesa & Geopolítica

Políticos islamitas do Kuwait advertem o governo sobre acordo firmado com a França

Posted by

http://www.welt.de/multimedia/archive/1243327066000/00818/eng_UAE_teaser_BM_B_818906g.jpg

Um grupo de políticos parlamentares islâmicos do Kuwait alertou o governo sobre o pacto bilateral que o país assinou com a França no ano passado para a compra de jatos de combate Dassault Rafale. Segundo eles, o pacto é “suspeito” e deve ser paralisado imediatamente.


O grupo não explicou os motivos que os levam a esta rejeição, nem mesmo por o considera suspeito, entretanto o Defense News, site especializado em defesa, alega que o temor dos parlamentares é em relação ao preço superfaturado.

“Nós alertamos o governo contra o gasto do dinheiro público com acordos suspeitos como este”, declarou Waleed al-Tabtabai, porta-voz do grupo.


Os detalhes deste suposto acordo não foram revelados ao público, entretanto sabe-se que o Parlamento do Kuwait autorizou a compra de até 28 exemplares do Rafale.


Assim como fez no Brasil durante a sua visita no mês de setembro participando inclusive das comemorações no 7 de Setembro, o presidente da França Nicolas Sarkozy foi ao Kuwait no ano passado com a intenção de “ajudar” nas negociações para a compra do Rafale.


Além do Rafale, o Kuwait mostrou interesse em adquirir outros produtos da indústria bélica francesa, que incluem helicópteros de combate e sistemas navais.


Para a Dassault esta venda significa não somente a primeira exportação do Rafale e a sua introdução em serviço fora das forças armadas da França, mas servirá de incentivo para países com os Emirados Árabes Unidos, que possuem uma proposta para a aquisição de 60 aeronaves, antecipar a sua decisão de compra.

Fonte: Revista Asas

10 Comments

shared on wplocker.com