Políticos islamitas do Kuwait advertem o governo sobre acordo firmado com a França

http://www.welt.de/multimedia/archive/1243327066000/00818/eng_UAE_teaser_BM_B_818906g.jpg

Um grupo de políticos parlamentares islâmicos do Kuwait alertou o governo sobre o pacto bilateral que o país assinou com a França no ano passado para a compra de jatos de combate Dassault Rafale. Segundo eles, o pacto é “suspeito” e deve ser paralisado imediatamente.


O grupo não explicou os motivos que os levam a esta rejeição, nem mesmo por o considera suspeito, entretanto o Defense News, site especializado em defesa, alega que o temor dos parlamentares é em relação ao preço superfaturado.

“Nós alertamos o governo contra o gasto do dinheiro público com acordos suspeitos como este”, declarou Waleed al-Tabtabai, porta-voz do grupo.


Os detalhes deste suposto acordo não foram revelados ao público, entretanto sabe-se que o Parlamento do Kuwait autorizou a compra de até 28 exemplares do Rafale.


Assim como fez no Brasil durante a sua visita no mês de setembro participando inclusive das comemorações no 7 de Setembro, o presidente da França Nicolas Sarkozy foi ao Kuwait no ano passado com a intenção de “ajudar” nas negociações para a compra do Rafale.


Além do Rafale, o Kuwait mostrou interesse em adquirir outros produtos da indústria bélica francesa, que incluem helicópteros de combate e sistemas navais.


Para a Dassault esta venda significa não somente a primeira exportação do Rafale e a sua introdução em serviço fora das forças armadas da França, mas servirá de incentivo para países com os Emirados Árabes Unidos, que possuem uma proposta para a aquisição de 60 aeronaves, antecipar a sua decisão de compra.

Fonte: Revista Asas

10 Comentários

  1. Isto é o problema do Rafale, (custos) mas estive a ler um artigo onde fazia a referência que há uma evolução da turbina que diminuirá os custos de operacionalidade e aumentará o desempenho do caça franceses. Uma boa notícia para os apoiantes do Rafale.

  2. Será que o Rafale custará muito caro aqui no Brasil pela possibilidade de entrar dinheiro na campanha do PT à presidência da república?

  3. O Kuwait é praticamente, um protetorado anglo-americano, um mercado cativo deles… as pressões políticas devem ser grandes, no sentido de barrar as vendas dos caças franceses e preservar a influencia anglo-americana.

  4. TOPICO

    Pois é, né!

    *******************

    MUNDO ARABE

    Depois chamam os árabes e islãmicos de radicais, terroristas, perigosos e tal.

    Existe gente boa e gente maluca.

    Ainda tem gente achando que John Kenney era um herói.

  5. Wi,
    é porque foram os britânicos e americanos que foram lá tirar o Sadan Russen em 91 e não a França, o Brasil ou a Rússia.

  6. Um Rafale e negócios suspeitos, onde será que já vi isto?
    Ah já sei, me lembrei, foi num reino governado por um rei que decide a compra que material militar bebendo vinho.

  7. …se o brasil não viesse a comprar os rafales, seria um dos maiores encalhes da história da aviação…, quanto ao kuwait é lobby dos E.U.A…eu por mim investiria na embraer com uma parceria para produzir um pak-fa com a russia, ou o projeto neuron com a frança,seria operacional o rafale com o pak-fa?

Comentários não permitidos.