Defesa & Geopolítica

Ciclo de Seminários “Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras”

Posted by

http://www.segurancainternacional.com.br/mestri/estilo/imagens/logo.jpg

Seminário “O Cenário Global de Segurança” (FGV-RJ, 25 de março de 2010) .


Brasília, 19/03/2010 – O primeiro evento do ciclo de seminários “Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras”, promovido pelo Ministério da Defesa em parceria com instituições públicas e privadas de renome nacional, terá início na próxima quinta-feira, dia 25 de março de 2010, na sede da Fundação Getúlio Vargas.

O seminário intitulado “O Cenário Global de Segurança” abordará as grandes questões relacionadas ao sistema internacional de segurança a partir de perspectivas brasileiras. Tradicionalmente, pela falta de reflexão consolidada nesse campo, o Brasil consome as visões produzidas em outros países a respeito dos contornos da problemática de segurança e defesa em termos mundiais. O aludido seminário, que contará com alguns dos mais destacados pensadores brasileiros nesse campo de estudo, representa oportunidade singular para o aprofundamento do conhecimento sobre segurança internacional – faceta das relações internacionais de relevância crucial para o Brasil, país que tenderá a ocupar posição crescentemente decisiva no concerto das nações.

O evento inicia-se com abertura solene (10h00 às 12h00) contando com a participação do Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, do Ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, do Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal.

Os temas específicos abordados durante o seminário (entre 13h30 e 18h00) serão os seguintes:

1. Grandes tendências da segurança internacional contemporânea; Hector Saint-Pierre
2. O papel do poder militar no pós-Guerra Fria; Francisco Carlos Teixeira
3. As guerras inter-estatais são coisa do passado? Domício Proença Júnior
4. Guerras de quarta geração ou mais uma falácia travestida de sapiência?  Luiz Eduardo Rocha Paiva
5. A China e o sistema internacional de segurança; Henrique Altemani de Oliveira
6. O lugar da superpotência: os EUA e a permanência da unipolaridade no plano militar; Luis Fernandes
7. O futuro das operações de paz da ONU; Antonio Jorge Ramalho;
8. Blocos regionais, democracia e conflito; Renato Flôres.

“O Cenário Global de Segurança” poderá ser assistido ao vivo pelo sítio www.segurancainternacional.com.br. Da mesma forma, o vídeo do evento poderá ser baixado posteriormente no mesmo sítio.

Fonte: Ministério da Defesa

shared on wplocker.com