Defesa & Geopolítica

Conheça o Pantsyr-S1

Posted by

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ex4ZL077U8E]

Texto E.M.Pinto

O sistema de defesa anti-aérea Pantsyr começou a ser desenvolvido no inicio dos anos 90, sua função principal era a de servir de defesa de ponto para as baterias do sistema S-300, ligeiramente vulneráveis as modernas armas stand off, sendo assim baterias de Pantsyr poderiam cobrir a defesa a curta distância dos comboios de veículos do sistema S-300 e mais recentemente S-400.

O sistema é extremamente moderno, flexível e automatizado, é aerotransportado e exige muito pouca interferência humana. O Pantsyr pode ser descrito por três palavras: precisão, velocidade e letalidade. Os sistemas de mísseis empregados em sua bateria são extremamente letais contra alvos de pequenas dimensões como mísseis ou bombas stand off.

Fora isto o sistema conta ainda com duas amas de cano (canhões de 30mm) que permitem o engajamento de alvos a baixa altitude com uma precisão considerável  à perímetros entre 200m e 4km.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jRINIehglTM]

Uma das características destacáveis do sistema é o fato de poder operar em fogo real ainda que em movimento a velocidades baixas, o que permite a bateria um índice de sobrevivência maior, pois permite a fuga do veículo mesmo quando este encontra-se disparando em movimento contra um alvo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AdGZ5y8aEyI&feature=player_embedded#]

O sistema é equipado dois radares um detector, cuja distância utilizável de emprego é estimada entre  32 e 36 km e outro  Phazotron 1RS2E, diretor de tiro, máximo de 24 km. Porém o sistema de mira e controle de fogo do Pantsyr conta ainda com um complexo sistema opto-eletrônico integrado que congrega imagens térmicas e visuais com os sistemas de radares o que aumenta significativamente a sua letalidade, dando-lhe capacidade de emprego contra alvos terrestres inclusive.http://visualrian.com/storage/PreviewWM/1882/55/188255.jpg

Existem várias versões do Pantsyr, algumas montadas sobre veículos de lagartas e outras sobre veículos de rodas tal como no veículo URAL-5323, sendo esta segunda mais leve e flexível, porém a sistemas montados sobre plataformas fixas e inclusive estudos para uma versão naval (CIWIS).

http://en.rian.ru/images/15825/45/158254591.jpg

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lcl8vLILuMM]

Agradecimentos:

Agradecemos ao participante Rustam (Moscow) pelo envio da fotos e sugestão da matéria.

shared on wplocker.com