Jobim diz que entrega em 20 dias parecer sobre caças a Lula

http://quemtemmedodolula.files.wordpress.com/2010/01/mi_7968911111884209.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que em 20 dias entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua opinião sobre a escolha do modelo de caça que deverá ser comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB).Jobim apresentará a posição para Lula que, antes de tomar a decisão final, deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir os motivos apresentados pelo Ministério da Defesa sobre a escolha, segundo o ministro.

“Em 20 dias eu estarei pronto com essa exposição de motivos (sobre o modelo escolhido)”, disse Jobim na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde participa de um debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos.

A francesa Dassault, com o caça Rafale, a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, estão na disputa para o fornecimento de um lote inicial de 36 caças para a FAB como parte do chamado programa F-X2.

Embora Lula e Jobim já tenham manifestado preferência pelo Rafale, o preço do caça francês tem sido o principal obstáculo para a concretização do negócio pois, segundo especialistas, ele é o mais caro entre os três finalistas.

Ao ser questionado pelo presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), sobre se a decisão dos caças ficaria para o governo seguinte, Jobim disse que “não necessariamente, vai depender da decisão do presidente (Lula)”.

“O presidente deseja decidir uma vez que precisamos começar substituir (…) A frota de aviões supersônicos começa a entrar em obsolescência em 2014, então, precisamos estabelecer uma substituição dessa frota”, disse Jobim.

Em fevereiro, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, disse que o governo brasileiro deverá anunciar até o fim de março a escolha do novo modelo de caças.

(Reportagem de Bruno Peres; Texto de Bruno Marfinati)

Fonte: G1

16 Comentários

    • Eu também Francoorp, para mim se el tinha intenção de anunciar o fim deste interminável programa, já deveria ter feito.
      espero que venham a público as razões reais para tantos atrasos e desinformações.
      13 anos foi mais ou menos o tempo em que a Rússia iniciou de fato o programa PAK FA e olha só, já está voando…

      E.M.Pinto

  1. Vergonha meu amigo, vergonha pura e simples!!!

    Bem lembrado E.M.Pinto, foi mais ou menos isso mesmo, 13 anos… bem, peço licença aos senhores, mas eu vivo aqui no 9° andar, e vou dar um pulinho tá!!!

    ARRGHH!!

  2. Isso já virou palhaçada…
    eu sempre achei que o ministro Jobim estava fazendo um grande trabalho a frente deste ministério, mas começo a ter duvidas quanto ao desfecho do fx-2… o que será que realmente está acontecendo nos bastidores???

  3. Isto realmente já ficou bem chato!

    Fala de uma vez que o programa afundou e não vão anunciar nada. É pior do que ficar empurrando com a barriga!

  4. É, o que eu mais gostaria era que os esclarecimentos todos fossem feitos.

    mas de qualquer modo acho que em breve acaba, não creio nem um pouco em anulação do FX2.

    abraços a todos

  5. A novela mexicana tem mais um capitulo, será que os ares da marinha bateu pelo lado da Fab e eles resolveram parar de bater de frente com o GF, não sei, mas espero que as próximas matéria sejam a respeito do vencedor seja qual for Ah Francoorp não esquece o paraquedas senao vai se machucar e na ver o GRANDE lote de 36 aeronaves de 4,5 geração rsrsrs

  6. Se a FAB escolheu um caça diferente daquele do Presidente, é porque ela não quer o melhor caça, ela está vendo sòmente um lado do negócio. Por outro lado, fica complicado para o Presidente fazer um acordo dessa magnitude, sem que a FAB concorde, o que poderia haver sabotagem do negocio e o maior prejudicado seria o País, a segurança nacional e os parcos recursos financeiros da nação. Na minha opinião, a FAB está errada em tomar uma atitude dessas, o Brasil é muito maior e muito mais importante do que a FAB! Não é necessário ler 30 mil paginas e ser piloto para se identificar qual é o melhor caça para o Brasil, no máximo, pra arrebentar de falta de objetividade, 03 paginas!!!! Na decisão do Presidente há muito mais importantes considerações do que técnico-operacionais. Aliás, nos quesitos técnicos-operacionais dos RAFALES não deixem nada a desejar e a diferença de preço entre o RAFALE e seu concorrente é quase que irrelevante! Todavia, num sistema democrático, o Presidente representa a maioria, a nação e como um bom nacionalista, a vontade dêle é a da nação, que tem que ser respeitada por todas a instituições públicas no País, embora alguns não gostem disso.

  7. Concordo que realmente o anúncio já deveria ter sido feito e que aparentemente a situação de estar muito enrolada. Na minha opinião tudo que está acontecendo é devido ao ocorrido em 7 de SETEMBRO quando LULA DA SILVA PRECIPITOU TUDO COM O ANUNCIO ANTECIPADO EM FAVOR DO RAFALE. Devemos considerar o jogo político e estratégico que existe entre o governo do Brasil e os demais participantes da concorrência. Uma decisão dessa magnitude, acredito, não é muita fácil de ser tomada. Envolve pressões internas e externas que tentam influenciar todos os setores envolvidos privados e de governo. Eu particularmente acredito que a decisão deverá ser tomada no máximo até ABRIL por força de lei em função da mudança de governo no próximo ano. Se passar de ABRIL é furada e tudo vai por água abaixo, passando a decisão para o próximo governo, o que contrariaria a promessa feita por LULA no jantar de final de ano com os oficiais generais em brasília. Existem também motivos geopolíticos para que a decisão seja tomada com certa urgência tais como o Pré-Sal, a presença Inglesa nas Falklands/Malvinas os problemas militares fronteiriços na região amazônica entre outros. Esperemos que tudo dê certo e que tudo seja em favor do BRASIL que é o que importa.

  8. Mas Paulo,o projeto do FX-2 neste caso, se mostra ser apenas um projeto de governo, não de estado (país).
    Então, a FAB esta ciente que se depender de projetos de origens em “projeto partidário” não há garantias do Rafale ter sua total utilidade. Já que muitos de nossas carcaças voadores muitas vezes, não voarão por causa de falta de $$$$ para o combustível.
    A FAB (pelo menos em segredo) sabe que não há garantias de verba suficiente para o Rafale. E a tal T.T., bom, essa é outra história.

  9. Senhores boa noite; Todos nos sabemos qual o caça escolhido do GF isso incluso o MD, e que não é das piores idéia, porem um charminho não faz mau.uma pergunta é feita qual dos tres caças´esta preparado para lançamento de artefatos Nuclear outra, quantas vezes o nosso GF ja deu a entender que é afavor do desenvolvimento de tal armamento, voces acham que esse apoio ao Irã é apenas pq eles são simpaticos claro q. não,outra o nosso chanceler ja afirmou q o Brasil não vai assinar a renovação do acordo de não desenvolvimento de armas nucleares e o MD NJ tambem ja falou q não asseitará que expetores defiscalização da(….) esqueci o nome do orgão que fiscaliza não terão total liberdade nas nossos fabricas de desenvolvimento em Rezende e nas demais. Então o recado está sendo dado e muitos de nós ainda não percebemos o andar da carruagem; Então RAFALE no Fx. Abraços

  10. Caro Luiz, Note-se que o governo não está preocupado com o $$$$, é porque é um projeto de Estado e não de governo, independe do governo na alocação de verbas, é como o projeto da Marinha, é geral, um projeto de Defesa Nacional. Além disso, se não houver dinheiro a FAB não vôa, corta-se a gordura, pura e simplesmente, seria um problema partidário de governo. Até porque, os tempos mudaram, hoje temos a certeza do pré-sal e muito dinheiro vai sair dalí, para as FFAA e outros setôres públicos. É por isso que o governo não está se preocupando muito com isso. Portanto estão desperdiçando muito tempo e sendo negligentes na defesa da Pátria. Veja a atitude da MB, não perdeu tempo e está há muito levando à cabo os seus projetos, dá até gôsto de ver!!!!!

  11. Esses caças não vão servir pra nada… Dinheiro jogado fora… Milicagem,,,

    Pq ninguem assaltaria sua própia favela pobre,,, Se alguem vai atacar o Brasil pela nossa agua? Só em devaneio. Atacar pelo nosso escasso petroleo, sonho infantil,,, Não valeria o stress…

    E agora o óbvio, mesmo se atacassem esses caças não fariam diferença alguma, pq qualquer pais que viesse, viria pq sabe q tem mais poder de fogo,,, E convenhamos um vespeiro com quase 200 milhões de pobres, quem mexeria?

    Invistam então nos radares da amazônia, na segurança das fronteiras, principalmente as do nosso câncer, tumor maligno, paraguay, na segurança das favelas, rodovias…

    Abraços

  12. achava que ele já tinha entregue, isso virou uma novela longa e chata para os brasileiros. Eu preferia un caças tampão e entrar de vez num caça de 5° geração, seja qual for.

Comentários não permitidos.