EUA reiteram neutralidade em conflito entre Reino Unido e Argentina

O Governo dos Estados Unidos reiterou hoje sua neutralidade no conflito entre Argentina e Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas (Falklands), reavivado por causa da intenção britânica de buscar petróleo nas águas do arquipélago.
“Na medida em que há um conflito entre Reino Unido e Argentina pelo status das ilhas – do jeito que quiser chamá-las -, achamos que a questão deve ser conduzida por meio do diálogo”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

“Nós continuamos neutros. Isto significa que apoiamos a retomada de negociações entre Argentina e Reino Unido para encontrar uma solução pacífica. Achamos que isto pode e deve acontecer por meio dos canais diplomáticos, e apoiamos o diálogo”, afirmou Crowley a jornalistas.

Na quarta-feira passada, o chanceler argentino, Jorge Taiana, se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para expressar a insatisfação de Buenos Aires com a exploração de hidrocarbonetos nas águas das Malvinas por uma companhia britânica.

O ministro lembrou que existem diversas resoluções das Nações Unidas que pedem uma saída negociada para a disputa e são contrárias à adoção de “decisões unilaterais” que agravem o conflito.

“Espero que o Reino Unido aceite o que a comunidade internacional lhe pede”, afirmou Taiana.

Em resposta à reunião de Taiana com Ban, o embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, reafirmou o direito das autoridades do arquipélago de explorar os recursos da região.

Fonte: EFE Via Geo Política Brasil

 

Para saber mais sobre o Geo Política Brasil Clique na imagem que segue

 

 

6 Comentários

  1. É impressionante a quantidade de reclamações dos leitores Ingleses do Jornal Time, sobre falta de apoio dos EUA no caso do conflito com o Argentina, sobre as Falklands.

    Vale a pena conferir a choradeira dos Ingleses da falta de apoio e justificativas suas, para manutenção do número atual de membros do Conselho de Segurança da ONU.

    É um bom exercício para conhecer também o outro lado da questão:
    http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/us_and_americas/article7039257.ece

    • Bela indicação Itamar, é bom que as pessoas pensem que a geopolítica é isso, dá-se com uma mão e tira-se com aoutra.
      è bom também ver que não só os Argentinos e os Brasileiros que são preteridos por seus aliados, e que o jogo é para gente grande.
      Não cabe aqui amizades nem ideologias.
      O mundo é como é, e não como querem que seja.
      O link serve de alerta também para aqueles que acham que alguns países deveriam interferir solenemente, os EUA demonstra (até agora) uma posição louvável, não se meterá até ter uma posição bem clara do conflito.
      Os birtânicos estão reclamando tanto quanto os argentinos, vejamos o desenrolar dos fatos.
      Abraço
      E.m.Pinto

  2. E agora se por a caso, a Argentina negocia com o Reino Unido, eles saem na boa, e o Brasil com o filme queimado. Eu sempre disse, ajudar a Argentina é perda de tempo, desgaste político e ainda ficamos de mau com a Inglaterra e seus amigos da ONU.

    O mundo é um jogo, temos que ter estratégia em tudo, vizinho, não é necessariamente amigo, então, olho neles.

    Agora a Argentina fica de boa e nós nos ferramos.

    Aguardemos.

  3. O Brasil deveria fazer o mesmo. Largar pra lá, é uma questão lógica, a Argentina não é de confiança.
    Não temos que nos queimar por causa deles.

  4. Ai ai, as respostas podem estar abaixo, acho válido verificar quem é a Diamond Offshore:

    Nome do Equipamento: Ocean Guardian
    Gestor Equipamento: Diamond Offshore
    Rig Proprietário: Diamond Offshore

    http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.rigzone.com/data/rig_detail.asp%3Frig_id%3D578&ei=rzeIS8DwN4y0uAf5rZz0Cw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=10&ved=0CCcQ7gEwCQ&prev=/search%3Fq%3DOcean%2BGuardian%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dgmail%26rls%3Dgm

    e essa…

    http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.diamondoffshore.com/&ei=_jiIS4vHHcWeuAf5qvWBDA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CBIQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Ddiamond%2Boffshore%2Bthe%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26client%3Dgmail%26sa%3DG%26rls%3Dgm

    …Uma loja escocesa que criou uma camiseta para a Copa da África do Sul com os dizeres “Qualquer um menos a Inglaterra” em inglês foi advertida pela polícia da Escócia por insinuar racismo.

    Ou seja, nem os escoceses, nem os irlandeses aguentam os ingleses.

Comentários não permitidos.