China aprova lei que permite convocar toda a população para defesa do país

Sugestão: Gérsio Mutti

A China aprovou uma nova lei que permitirá mobilizar toda sua população ativa, mais de 800 milhões de pessoas, para defesa, apoio em combate, resgate e segurança em caso de ameaça militar, segundo informou nesta sexta-feira a agência oficial de notícias Xinhua.A lei, que está sendo discutida desde 2000, foi sancionada pelo Comitê Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP), em sua terceira leitura.

A minuta da lei inclui praticamente todos os homens entre 18 e 60 anos e todas as mulheres entre 18 e 55 anos. Há algumas exceções, como funcionários de escolas, creches, orfanatos e organizações de bem-estar social, assim como funcionários das Nações Unidas.

A mobilização seria convocada pelo Conselho de Estado (Executivo) ou pela Comissão Militar Central (cúpula do Exército) “quando a soberania do país, sua união, integridade territorial ou segurança nacional estiverem diretamente ameaçadas”.

Fonte:  BOL

9 Comentários

  1. É, agora eu eu quero ver alguma ‘potência ocidental’ se meter a besta.
    Não dá via arsenal nuclear, pois a China também tem, nem em guerra convencional, pois não existe nenhuma nação ocidental com um exercito que seja capaz de neutralizar tanta gente.
    A China segue tranquilamente em suas decisões, sem dar ‘bola’ para os reclamos e choramingos ocidentais (como no caso do Irã, por exemplo).
    Gostaria que um dia nós chegássemos lá também….
    Vai ser difícil, pois não temos e nem poderemos ter força bélica necessária para garantir uma independência real (não poderemos ter nukes nem mísseis, lembram-se dessa ‘herança’ do titio boca torta, nosso ‘ilustre líder’ de ‘caipiras ignorantes’?)
    Continuaremos sempre de 2a. classe, sempre a negociar posições de ‘acordo’ com os ‘poderosos e evoluídos do norte’. Podemos até gritar, mas agir independentemente, nunca. Não enquanto continuarmos aceitando a dominação de certos tratados que garantam aos ‘nortistas’ a hegemonia militar no mundo.
    Mas a China não tem nada com isso, é independente mesmo, pra valer, dona de seu nariz e seus destinos.
    Parabéns aos chineses, que souberam agir nessa direção.

  2. A gente tem um bom mercado de bifes e batata frita pela frente.
    (Ou vendemos, ou eles invadem as terras férteis pelo mundo afora, inclusive as nossas.)
    Com tanta gente assim, deve ser um problemão qualquer planejamento governamental por lá. Imagino que lá não dá muito certo mesmo se a economia não for algo controlada pelo estado, planejada.
    Desemprego lá em larga escala nem pensar, hein?
    Lá a necessidade de gerar emprego é pra valer meeesmo.
    Mas desde antes de Cristo a China já era a região mais populosa do mundo. Já é uma das nações mais poderosa do planeta, e penso que serão os próximos ‘senhores do planeta’…

  3. E aí, quem vai encarar???

    A questão dos alimentos é relevante, mas lembre-se que falamos de China, onde no menu temos insetos varios, cães, gatos,vermes, etc.

    Eles tem uma varia cuzinha historica e tradicional, tudo isso graças à esperiençia de ficar anos cercados em uma cidade fortificada com o inimigo fora do portão, esperando que a fome fizesse o trabalho sujo.

    É normal na China ver criações de gatos, coelhos, cachorros e gafanhotos(aqueles grandes)dentro das cidades. O problema maior ao meu ver é a água, esta sim, creio que será um fator determinante em caso de guerra, mas com 800milhões de soldados a disposição, creio que a guerra não seja longa o bastante pra ter estes problemas de recursos básicos, e já teram pensado nisso também, fazendo depósitos com comida e água para alguns meses ou anos de guerra, eles teem esta mentalidade de prevenção, ao contrário do Ocidente!

  4. Nobre,

    Gastronomicamente, é explicado o fator PROTEÍNA em determinados alimentos. Alerto que, quem mais consome este produtos, hoje, na China, são os curiosos turistas que ali vão. INFELIZMENTE, os próprios chineses já não tem mais este costume. Como nota-se a inexistência de OBESOS naquele país, fato este, comum em todo globo.
    O tal do inocente “Chá de Jasmim” que por lá é consumindo abundante quebra Radicais Livres.
    Os chineses são MUITO superticiosos, note que os cães são em sua maioria, BRANCOS.
    Eu mesmo, adoro NATO*. Coloca-se por cima do GOHAN (Arroz) e um TAMAGO (Ovo) cru temperado por SHOYU (Molho de soja).

    *Pronuncia-se “natô” (Nada a ver com OTAN, rssssss). Natô é, simplesmente, soja fermentada (vamos dizer, podre), é uma iguaria japonesa muito popular e nutritiva.

    Liberdade, fraternidade, igualdade

Comentários não permitidos.