“Helicóptero verde” ajudará a monitorar meio ambiente no Rio

Heliponto do Grupamento Aeromarítimo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (foto ilustrativa, não necessáriamente o modelo em questão)

Sugestão: Gérsio Mutti

Com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, será apresentado hoje (26), às 12h30, o helicóptero que ajudará no monitoramento ambiental do Estado.

A entrega do chamado “helicóptero verde” será no Grupamento Aeromarítimo da Polícia Militar em Niterói.

Fabricado pela Helibrás, a aeronave é equipada com um bolsão de lona para captação de água, a ser utilizada no combate a incêndios florestais em locais de difícil acesso.

O Inea também pretende utilizar o helicóptero para detectar crimes ambientais, como desmatamentos e construções irregulares em áreas de proteção.

Às 14h, Carlos Minc acompanha a destruição de uma pista de pouso clandestina que funcionava dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, na região metropolitana do Rio. A pista foi descoberta na última quarta-feira (24), a partir de uma denúncia.

Fonte: UOL Bol