Após crise, opositor toma posse na Ucrânia e fala em país não alinhado

http://www.sofiaecho.com/shimg/zx500y290_849805.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O líder da oposição Viktor Yanukovich tomou posse nesta quinta-feira como presidente da Ucrânia sem a presença do seu antecessor, Viktor Yushchenko, nem da primeira-ministra, Yulia Timoshenko, derrotada no pleito e que chegou a dar entrada com processo para impugnar o resultado.

O novo presidente ucraniano aproveitou o discurso de posse para afirmar que o país deve ser um “Estado europeu não alinhado” –em uma indicação de que não buscará a adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nem a alianças militares lideradas pela Rússia.“Os desafios que a comunidade internacional enfrenta significam que temos que nos unir em um formato mais amplo. Estamos dispostos a participar neste processo como um Estado europeu não alinhado”, declarou.

Yanukovich já manifestara diversas vezes que não ser favorável à entrada da Ucrânia na aliança atlântica e nunca demonstrou entusiasmo por uma adesão à Organização Coletiva do Tratado de Segurança (OCTS), liderada pela Rússia.

Ele sucede o pró-ocidental Viktor Yushchenko, que há cinco anos o derrotara na eleição presidencial.

Na ocasião, a vitória declarada de Yanukovich, abertamente apoiado pela Rússia, foi anulada por fraudes sob a pressão da revolta popular pacífica e pró-Ocidente, chamada de “Revolução Laranja”.

Soberania

Yanukovich prometeu também “defender a soberania e a independência” do país, “zelar pelo bem da pátria e o bem-estar do povo ucraniano, defender os direitos e a liberdade dos cidadãos, respeitar a Constituição e as leis da Ucrânia”.

“Eu, Viktor Yanukovich, eleito Presidente da Ucrânia por vontade do povo, ao assumir este alto cargo, juro solenemente lealdade à Ucrânia”, pronunciou o novo chefe de Estado, com a mão direita sobre uma cópia do Evangelho de Peresopnitsa, um histórico manuscrito ucraniano.

Após assinar o texto do juramento, Yanukovich recebeu das mãos do presidente do Tribunal Constitucional, Andrei Strizhak, o certificado de posse e os símbolos do poder presidencial: o selo e a maça.

O presidente da Comissão Eleitoral, Vladimir Shapoval, entregou a Yanukovich sua credencial de Presidente da República.

O novo presidente ucraniano, de 59 anos, foi eleito no segundo turno das eleições do último dia 7 de fevereiro, quando derrotou Timoshenko.

A primeira-ministra diz ter provas de que cerca de 1 milhão de votos foram fraudados, o suficiente para anular a margem de pouco menos de 4 pontos percentuais da vitória do opositor. Recentemente, contudo, ela desistiu de levar adiante o processo de impugnação, embora não tenha reconhecido a vitória do adversário.

Fonte: BOL/UOL

1 Comentário

Comentários não permitidos.