Hillary Clinton se reunirá com Lula no dia 3 de março

http://www.freewebs.com/targetblog/Hillary1.jpg

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira que viajará na próxima semana à América Latina e se reunirá com Lula no dia 3 de março em Brasília.

“Vou viajar para a América Latina na semana que vem”, disse Hillary durante uma audiência para apresentar o orçamento do Departamento de Estado para 2011.

No Brasil, a secretária de Estado norte-americana se reunirá com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim no dia 3 de março, em Brasília, antes de seguir viagem para Costa Rica e Guatemala, indicou o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley.
Sugestão: Konner

UOL Notícias

Fonte: bol.uol

5 Comentários

  1. Dona madama, num se esforce para vir por aqui não. Pensa BRUXA: Vai cuidar do enfermo maridão e dos teus chifres(que não são só de traições, pois tu tens tridentes também), antes que apareça outra Mônica em tua IMUNDA vida.
    E, caso venhas, traga uma Carta de Apoio Incondicional CALC para a questão Malvinas + Guantanamo + um checão pro Haiti e, saia de retro, NÃO precisa voltar mais!!

    Por falar em bruxaria, como vai a Maga Patológica??

  2. Acho que ela vai chegar com os acordos do Haiti, propondo que empresas brasileiras se instalem no Haití, produzam roupas, álcool, etc e exportem esta mercadoria para os eua com benefícios aduaneiros.
    É interessante para o Haiti e para empresas Brasileiras que podem produzir diversos produtos que seriam montados no Haiti.
    Mas e a contrapartida?
    Será que ela vai forçar o Super Hornet como moeda de troca?
    Uma mordida no pré-sal?
    Ou uma base americana no nordeste?
    Abraços,
    Fernando

    • Salve Fernando.
      Acredito que a visita de fato tem por objetivo principal preparar a vinda do Obama no segundo semestre de 2010, o que pode ser até mesmo adiantado segundo quer o Itamaraty.
      Hillary vem para iniciar as conversações sobre muitos temas e acredito que o energético é o principal deles.
      Pré-sal e bio combustíveis, o Brasil precisa do investimento Americano e eles dos produtos, existem ai oportunidades gigantes para ambos os lados e é importante que tenhamos esta parceria.
      O Tema defesa? não sei se será tratado, não vejo uma imposição condicional dos EUA a respeito disso, é claro que eles podem oferecer outras contrapartidas, mas o que os EUA querem do Brasil de fato já o tem, o seu alinhamento.
      Talvez se estendam as conversações em segurança e combate ao terrorismo estes sim creio que estarão em pauta.
      Acho que a ida do Jobim para os EUA foi necessária para acelerar algumas questões como o Haiti e o Iran, ao contrário do que andam dizendo por ai, Eua e Brasil tem uma posição bem definida sobre o tema e ambos defendem seus pontos de vista, no entanto não há discordância ou intrigas entre as partes.
      Os EUA respeitam a posição do Brasil e isto é latente no caso do G 8 onde o presidente do Brasil se porpôs a atuar em prol de uma solução para o caso do Iran se posicionando e obteve carta branca de Obama para “fazer o que for possível”.
      Quem tem problemas com os EUA é o Iran e não o Brasil, mas a mídia quer incutir isto, fazer oque?…
      Outros temas devem ser tratados tal como a questão de relações internacionais como o recente anunciado aumento para 10 anos da validade dos vistos para cidadãos de ambos países, questões agrárias e comerciais, tal como o algodão entre outros. Rreconstrução do Haiti e até acredito que será cobrado uma solução para as Malvinas/Falkland.
      Porém deixa-se claro que a visita da Hillary é diplomática e comercial, abertura de um diálogo muito importante para o futuro da próxima administração do próximo presidente(a) Brasileiro (a). é o primeiro passo da Administração Obama em direção ao Brasil e dai muitas coisas serão definidas.
      Só apartir daí poderemos saber como serão as relações entre as nações, a visita nada tem haver com imposições ou imperialismos do norte sobre o sul.
      A mídia fará um estardalhaço como de costume, muitos vão chiar contra outros a favor, mas o que interessa é o futuro do Brasil e é isto que será discutido.
      Espero que seja o começo de uma alinaça de fato, sincera e duradora, e que nossos povos possam conviver no progresso para ambos, é oque desejo neste caso e nos casos das demais nações que queiram sentar-se a mesa com o Brasil.
      Grande abraço
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.