Por: Luíz Pinelli
O Velho Patriota
A VERDADE de CADA DIA !!!
Não são as despesas de pessoal (Despesas Correntes) devidamente gastas com militares da ativa ou da reserva que oneram os nossos orçamentos(militares) anuais, mas o tamanho exagerado e inútil dos Poderes, Executivo e Legislativo que esgotam nossos recursos financeiros.
Além do desequilíbrio destas Despesas de Pessoal (do Executivo e Legislativo) criadas e estimuladas com o espírito demagógico eleitoreiro pelos governos, temos os roubos, os desvios, as licitações com vícios graves, o desrespeito e a desobediência legal às normas reguladoras do Sistema de Controle Interno e de Controle Externo que orientam, controlam, vigiam e disciplinam as realizações das despesas do orçamento público.
Estas despesas públicas inseridas no rol dos procedimentos, abusivamente, equivocados, estimulam os Gestores Públicos indignos a praticarem atos danosos ao Erário Público, sem para os quais, existam severas punições que os obriguem diante destes limites penais, a refletirem antes de realizarem atos criminosos. Parece na prática um grande estímulo a corrupção.
Mas temos, também, algumas “perolas” do Social que não podemos omitir, uma vez que envolvem a manipulação irresponsável dos recursos financeiros dos nossos orçamentos públicos. Podemos até classifica-los de “uma chuva de dinheiro público” que vai diretamente para o ralo.
Originários que são, do contra-senso governamental, do alarmante desequilíbrio gerencial fruto do uso indiscriminado de dinheiro público, do exercício de política pessoal ambiciosa sem barreira prudencial, do descumprimento dos princípios legais da Lei do Orçamento Público, do desrespeito às finalidades dos programas e projetos governamentais aprovados pelo Congresso Nacional.
Agravados ao máximo, pelas temerárias decisões intempestivas do Poder Executivo, da natureza: Em 1º lugar, “ mesmo o Brasil sendo auto-suficiente em gás vamos continuar comprando gás da Bolívia, porque este país é pobre, e nós praticamos no Brasil, a política da solidariedade(?), pois é o papel de uma nação do nosso tamanho.(??)”.
Nada disto, estes pensamentos são um grande erro !!!É uma grande aberração política !!!! Não é absolutamente verdade tal afirmação ! O papel de uma nação do tamanho do Brasil, é possuir FAs, indiscutivelmente, modernas e poderosas, de forma tal que, pela ação das forças de dissuasão , uma vez que não é um País de índole agressiva, a Nação sinta-se protegida !!!!.
Em 2º lugar, será criado o projeto Bolsa Haiti para sobreviventes, empregando haitianos na coleta e reciclagem de lixo, como se no Brasil não existisse nenhum problema de desemprego.
Em 3º lugar, vai ser reativada a Telebrás para oferecer “sistema de banda larga” a preços populares para alcance dos carentes, e, sobretudo, mais “cabides” de empregos para os “afilhados” do governo que poderá, legalmente, exercer a politicagem eleitoral acobertada pela proteção da legislação, e portanto, realização de mais despesas públicas do governo, e menor disponibilidade financeira do orçamento. Enfatizando os aspectos da gestão pública, da moralidade, da justiça, da probidade, da honestidade, e da dignidade, entre outros, e a observação dos princípios para a execução da despesa pública, como da Utilidade, da Legitimidade, da Oportunidade, da Legalidade, e da Economicidade. Todos os aspectos e princípios questionados nos fazem compreender, com exatidão, o por que da falta de recursos financeiros de capital para investir no fortalecimento das nossas FAs, pois, não há dúvidas, dinheiro sobra sim, como testificamos, mas somente, para basear desvios, roubos e outros delitos financeiros, além de jactanciosos projetos do social.
Uma coisa é certa, os meios ilegais de execução dos orçamentos nas gestões públicas, penalizam, desastrosamente, o conjunto de todos os programas e projetos, selecionados conforme planejamento estratégico do governo, aprovados na Lei Anua e a sua realização , de cujos, a sociedade legalista espera do governo, no mínimo, o exercício da aplicação dos tributos pagos na forma dos benefícios sociais.
São estas ações generalizadas com natureza maléfica que destroçam a capacidade financeira de um orçamento de uma Nação. Mas o que podemos esperar de um governo onde o 1º mandatário da Nação faz questão absoluta de ignorar relatório restritivo e decisão legal do TCU sobre irregularidades graves em projetos da Petrobrás, e, de não ter disciplina administrativa que lhe conduza, obrigatoriamente, à obediência das normas reguladoras e disciplinadoras das Leis Federais nº 8.666 de 21/06/1993 sobre as licitações e contratos da Administração Pública.
Estas atitudes esdrúxulas do governo não foram as primeiras a chocar a Comunidade do Sistema de Controle Interno, do qual, orgulhosamente, faço parte. Entretanto, recursos públicos gastos de forma irresponsável, significam menos disponibilidade financeira para investir em programas estratégicos e projetos importantes. O que, a indisciplina do governo contra estes postulados jurídicos e a ação regimental do TCU, significam na prática? —Simplesmente orçamentos sem força de LEI na sua execução legal, como instrumento disciplinador da gestão pública.
Mas, este meio de execução financeira, na mão de gestores indignos, permite a transformação de oportunidades legais em propósitos inconfessáveis, ou sejam licitações superestimadas, execução de despesas públicas irregulares, estímulos à propina e à corrupção administrativa.
E os resultados negativos se apresentam com muita rapidez, constatamos a carência do disponível financeiro com o clássico impedimento da execução dos programas de saúde, de educação, tanto quanto, do estratégico fortalecimento bélico das FAs , consoante o Plano de Fortalecimento Militar, aprovado no Brasil.
Fica bem claro, o alerta que o conjunto sistemático destas atitudes ignóbeis, vai provocar, a progressiva destruição dos Sistemas de Controle Externo e Interno da Nação, que por objeto, cuida da legalidade da execução orçamentária da despesa pública, e a seguir, pela deficiência dos recursos financeiros na modernização militar das FAs, colocando em perigo a Soberania Nacional. A defesa armada da soberania brasileira e o fortalecimento bélico das nossas FAs, somente escritas nos papéis da lei não tem nenhum valor militar para fins de emprego prático. Como já comentado, simplesmente, a doutrina administrativa do “ faz de conta” é nada multiplicado por nada.
O crescimento e evolução econômica de uma Nação livre e soberana estará sempre atrelada ao fortalecimento militar das FAs. Dentro do amplo conceito de coexistência pacífica, através do exercício do Poder Militar da Persuasão, a visão envolvente do Brasil com FAs poderosas e modernas, garantirão nossa Paz Gratificante, sem sobrar espaços viciosos para celebrar Acordos Políticos/Militares desvantajosos para o povo do Brasil, com potências que empregam forças militares, pesadamente, ostensivas. Como por exemplo, a participação dos EEUU na exploração do Pré-Sal em troca da transferência para o Brasil, de armamentos e equipamentos bélicos modernos.
Cada vez mais a Amazônia Verde passa ser a Terra Cobiçada, pelos nossos estimados aliados, que passaram a vigia-la, atentamente, de mais perto, uma vez que, toda esta área é esquadrinhada, minuciosamente, por equipamentos eletrônicos modernos e por poderosos aviões não tripulados capazes de vigilância, detecção e ataques de alta precisão dos Senhores do Mundo, sem pedir permissão ao governo brasileiro.
É quando vem uma nostalgia só de pensar num moderno mecanismo de defesa brasileiro, com um sistema de mísseis antiaéreo do tipo S-300 Russo. Não acredito que os comandantes de nossas FAs, estimem que 25.000 militares das FAs do Brasil são suficientes para garantir nossa Amazônia Verde, diante da oportunidade real dos Grandes Senhores, mobilizarem milhares de militares aparatosamente armados, em tempo recorde.
Na opinião deste leigo que vos escreve, serão necessário os efetivos de dois exércitos com armas e equipamentos bélicos de ponta, o 5ֻº Exército Brasileiro, e, o 6º Exército Brasileiro, que abrangeriam, entre outras, as áreas dos estados da Amazonas, Mato do Grosso do Sul e de Tocantins !!! Ontem numa transmissão radiofônica da Band-News, ouvi um conhecido jornalista “pacifista” fazendo um discurso contra o fortalecimento militar das FAs do Brasil. Com certeza pouco ou nada adiantará alertar ao governo do Brasil, uma vez que, está, inteiramente, divorciado da causa da defesa armada do Brasil.
Infelizmente, é a Verdade de Cada Dia, dos maus políticos, dos péssimos dirigentes, e dos cidadãos sem caráter que não possuem hombridade necessária para assumirem suas responsabilidades cívicas dos verdadeiros brasileiros, obrigando-nos a conviver com esta sordidez geral. Relevamos as informações técnicas, indicativas de excelente conhecimento, sobre a atualização bélica dos modelos militares da famosa época da Engesa, da Bernardini, da Moto Peças – e de outras industrias militares, que muito orgulho e vaidade nos deram.
De forma que modelos, como: Osório, Tamoio, Cascavel, Urutu ou Guarani, Sucuri, Jararaca, Ogum, Charrua, que no passado fizeram a glória de nossos engenheiros militares, mas que no momento atual, fazendo-os equipamentos bélicos modernos com o acréscimo de componentes estruturais adicionais, gerando eficiência de defesa nas suas estruturas, superando contra-ataques especializados quando do seu emprego operacional em combates. Entretanto, só poderão ser de fato viabilizados, se adotarmos no mínimo duas medidas estratégicas.
A 1ª delas, se baseia na consideração inteligente que é devida nos processos industriais, sejam civis ou militares, de resguardar e considerar todas as experiências técnicas anteriores, sempre importantes, pois, denotam pesquisas gradativas e ensaios práticos, em favor da segura evolução dos programas e projetos militares, conforme meta fixada na produção militar dos itens bélicos estabelecidos.
Como exemplo, a implantação da prometida (?) Engesaer, seria muito mais coerente que a assinatura dos projetos com a IVECO para a produção dos modelos militares de viaturas de transporte de tropas, agora, Guaranis ( Ex-Urutus). Observem isto não é saudosismo de gente velha, mas, o aproveitamento inteligente das experiências técnicas – militares anteriores, que em certa época, conduziram estes processos industriais para conclusão de excelentes modelos militares para o EB.
Pela 2ª medida estratégica só teremos condições financeiras efetivas para a produção bélica dos modelos militares modernizados, se definirmos as Reservas Orçamentárias que fortalecerão os Orçamentos Militares-Despesas de Capital, com indicação clara e objetiva das Origens das Fontes Permanentes de Recursos, ambos assentados, juridicamente, em dispositivo Constitucional que garantam e determinem a execução do Plano Estratégico Bélico de Fortalecimento e Modernização das nossas FAs. Luiz OVelhoPatriota. O Plano Brasil.
O VelhoPatriota – O Plano Brasil : Luiz.
NOTA DO BLOG: Os artigos publicados na seção O velho Patriota não necessariamente refletem a opinião do Blog PLANO BRASIL, simplesmente por se tratarem de textos de autoria e responsabildades do autor.
It’s appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy.I’ve read this post and if I could I wish to suggest you few interesting things or tips.Maybe you can write next articles referring to this article.I wish to read even more things about it!
Nice blog here! Also your website a lot up fast! What host are you the use of? Can I am getting your associate link for your host? I desire my website loaded up as fast as yours lol
Excellent goods from you, man. PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – A VERDADE de CADA DIA !!! I have understand your stuff previous to and you are just too excellent. I actually like what you have acquired here, really like what you’re saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to read much more from you. This is actually a wonderful PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – A VERDADE de CADA DIA !!! informations.