Hillary diz para Irã ‘reconsiderar decisões’ sobre programa nuclear

http://3.bp.blogspot.com/_Ly3CiPc75A4/StSAI7lxkBI/AAAAAAAADqo/AYLbpiX2Fx8/s400/hillary+iran.jpg

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou neste domingo, durante uma visita ao Catar, que existem evidências de que o Irã está procurando construir uma bomba nuclear e pediu que o país “reconsidere suas decisões políticas perigosas”.

Em um pronunciamento durante o fórum Estados Unidos-Mundo Islâmico, que está sendo realizado em Doha, Clinton ainda afirmou que os EUA gostariam de retomar as relações de modo pacífico com o Irã, mas que isto não acontecerá “enquanto eles continuarem construindo sua bomba”.

“Eu gostaria de descobrir uma maneira de lidar com isto do modo mais pacífico possível, e certamente qualquer compromisso relevante (por parte do Irã) seria bem-vindo, mas…não queremos compromissos enquanto eles estiverem construindo sua bomba”, disse.

Hillary está fazendo um giro de três dias pelo Golfo Pérsico que inclui ainda uma visita à Arábia Saudita. O principal objetivo da viagem é conseguir apoio árabe para a imposição de sanções mais duras contra o Irã devido ao seu programa nuclear.

O governo iraniano afirma que seu programa de enriquecimento de urânio tem objetivos pacíficos, como a geração de eletricidade e o uso medicinal da energia nuclear.

As potências ocidentais, no entanto, acreditam que o real objetivo seja a construção de armamentos.

“Existem evidências se acumulando de que é exatamente isso (a construção de uma bomba nuclear) que eles estão tentando fazer”, disse a secretária de Estado neste domingo.

Sanções

O governo dos Estados Unidos está fazendo uma ofensiva diplomática para que o Conselho de Segurança da ONU aprove a imposição de uma quarta rodada de sanções contra o governo de Teerã.

Os esforços incluem um encontro entre Hillary Clinton e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, cujo país se opõe a mais sanções contra o Irã.

Na Arábia Saudita, Hillary ainda deve se encontrar com o rei Abdullah e com o ministro das Relações Exteriores do país, príncipe Saud Al-Faisal.

China

Segundo o secretário-assistente do Departamento de Estado para o Oriente Próximo, Jeffrey Feltman, que participa da viagem, Clinton espera persuadir a Arábia Saudita, que tem relações comerciais crescentes com a China, a convencer Pequim a abandonar sua oposição às sanções contra o Irã.

“Nós esperamos que eles (os sauditas) usem suas relações de modo a aumentar a pressão contra o Irã”, disse.

A China tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, o que pode comprometer a imposição das sanções.

De acordo com a repórter da BBC Kim Ghattas, que acompanha Hillary em sua viagem, Pequim teme que as sanções possam comprometer seus investimentos no Irã e causar interrupção no fornecimento de petróleo iraniano.

Segundo Ghattas, Hillary deve pressionar a Arábia Saudita para garantir à China que pode compensar qualquer interrupção no fornecimento de petróleo por parte do Irã.

Também neste domingo, em uma entrevista a um programa de TV americano, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se disse confiante de que a China irá apoiar novas sanções contra o Irã.

“Eu acredito que teremos o apoio da China para continuarmos impondo sanções ao Irã, para isolá-lo e nos certificarmos de que eles não seguirão adiante (com o programa nuclear)”, disse Biden no programa Meet the Press, da rede de televisão NBC.

Sugestão Gérsio Mutti

Leia também

Vice dos EUA espera apoio chinês a sanções ao Irã

EUA acusam Irã de tentar difundir seu poder no O.Médio

EUA afirmam que Irã não deixa outra opção senão ampliar sanções

EUA querem solução pacífica para disputa nuclear com Irã-Hillary

EUA dizem que apresentarão novas sanções contra Irã neste mês

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Impedir sob todas as formas possiveis que o regime iraniano obtenha armas nucleares é imperativo para segurança nao somente de paises adjacentes, mas de todo mundo.

  2. é pf , ñ esquecer dos sionistas…enquanto houver a suspeita , outroa vão quer ter armas nucleares, ainda + com os sionistas ameaçando atacar paises como:Siria, Libano e os Palestinos…

  3. Israel já é uma ameaça em âmbito mundial há muito tempo e nunca houve pressão alguma,controle ou sequer cobranças ao seu programa nuclear marcadamente desenvolvido com fins bélicos…

    “Israel, além de ogivas nucleares, possui os mísseis balísticos Jericho III, capaz de transportar uma carga útil de 1.000 a 1.300 kg. É passível de ser equipado com uma única ogiva nuclear de 750 kg, ou duas ou três ogivas MIRV de baixo rendimento. Seu alcance é estimado entre 4.800 a 11.500 km e que provavelmente seja muito maior com uma menor carga, de aproximadamente 350 kg (o tamanho de uma pequena ogiva nuclear israelense).”

    “De acordo com um relatório oficial que foi apresentado ao Congresso dos Estados Unidos em 2004 [4], pode ser que com uma carga de 1.000 kg o míssil tenha a capacidade de ataque nuclear dentro de todo o Oriente Médio, África, Europa, Ásia e quase todos as partes da América do Norte, bem como em grande parte da América do Sul e Oceania. O seu alcance também oferece uma velocidade de impacto extremamente elevada para alvos próximos, que lhe permite evitar as defesas anti-mísseis balísticos que podem se desenvolver na região imediata.

    Em 17 de Janeiro de 2008 Israel testou um míssil balístico de múltiplos estágios, e acredita-se ser do tipo Jericho III supostamente capaz de transportar “ogivas especiais”.”

    |Extraido da Wikipédia|

    ——————————-

    Na Guerra do Yom Kipur,em 1973, no principio do ataque surpresa de Síria a Egito, Israel que já possuía bombas nucleares naquela época, esteve na iminência de perder a guerra e naquele momento chegou a armar seus caças bombardeiros com bombas atômicas e apontar seus misseis balísticos com ogivas nucleares contra Síria e Egito, já se preparando para um ataque nuclear, ataque que só foi cancelado na ultima hora, quando após 48h de conflito os Israelenses conseguiram reagir e repelir o ataque de forma convencional.

    Más não tenham dúvidas que teria usado suas armas nucleares, contra países que não a possuíam ( e não possuem até hoje)se não tivesse conseguido conter o ataque.

  4. Então pq só os sionistas? As ameaças sionistas se avolumam é são + constantes..pq o braço fiscalizador dos ianks ñ gritam contra os mesmos? Ñ tem moral p isso . O q a ONU é seu CS fazem?

  5. Pq ñ impor sansões forte contra os sionistas por manterem enclaves em terras dos Palestinos,é ainda expandir os mesmos, por cortar à água dos Palestinos, só tem 70 litros por pessoa,vide ONU; pq ñ se impõem sansões duras contra os sinonistas por fazerem o muro a kilometros de sua fronteiras , a linha verde..Pq? Pq só contra o Iã? se os sionistas “JÀ” tem armas atômicas..Tem mt sacanas atuantes nessa área..

  6. Ou todos os países adotam o banimento das armas nucleares, ou então cada país pode continuar pesquisando a energia nuclear. O que não pode é o que ocorre hoje, onde países aproveitam o seu avanço na área de armas nucleares, para ameaçar os outros que não possuem tal tecnologia. Infelizmente, o Irã está certo em enriquecer o urânio a 20%. Quem pode, deve seguir esse caminho.

Comentários não permitidos.