16 Comentários

  1. Não vejo faz de conta,se for no tocante a defesa a doutrina do faz de conta está anos luz do sociológo e grande intectual,que vendeu o nosso país e nem por isso foi reconhecido no exterior,doi pra alguns saber que esse senhor tem que se esconder,pois se disser que seu candidato é apoiado por ele cai nas pesquisas,o mesmo homem que chamou os aposentados de vagabundos.
    Deus é justo!

  2. Concordo com o pessoal.

    Se o orçamento militar é quase que interamente gasto com previdencia e pensões e não sobra nada para aparelhamento isto não é culpa de nenhum presidente.

    Esta falta de recurso já vem de muito tempo e nada justifica retirar recursos de outra área para gastar com aparelhagem.

    Não esquendo também que muitos contratos foram assinados no último ano.

    Devagar,é verdade, mas prosseguindo.

  3. Levy Mota :
    eu gosto do lula!
    podia fazer uma comparação do governo atual com o anterior, sobre defesa!

    X3

    So para lembrar que em defesa militar , nunca antes na historia deste país…

  4. Amigos Leitores !!
    Resposta Necessária !!!
    Nunca disse nos meus comentários – O Velho Patriota- que os Governos anteriores tivesse tomado medidas de fortalecimento militar maiores e melhores que o atual Governo que infelizmente chegou ao fim. Os governos anteriores, com exceção do Governo Geisel, só se preocuparam em assinar acordos militares sobre ferro velho e sucatas bélicas. Pelo menos nunca tive esta intenção direta, de colocar este assunto mencionado nestas perguntas. Se por acaso ficou esta impressão, foi pela minha incapacidade de resumir minhas idéias. Sempre critiquei, SIM, a lentidão da execução dos planos de rearmamento bélico das nossas FAs. Isto é outra coisa !! Mas percebemos que vocês não tiveram a oportunidade de ler com atenção todos os comentários feitos, que conforme minhas estatísticas chegaram quase a oitenta (80) crônicas. Com mais exatidão, infelizmente na qualidade de Especialista de Orçamento Público, cometi o ATO SINCERO de manifestar minha VERDADEIRA opinião de discordância quanto a utilização de grandes montantes financeiros em “Programas Sociais” retirando oportunidades de investimentos, mais pesados, na área de material de despesas de capital -produtos bélicos diversos. Acho, também, ( peço desculpas a todos) que ,no momento atual, a situação de franca fragilidade das nossas forças armadas é muito mais perigosa,DADO O TAMANHO CONTINENTAL DO BRASIL, que a não assistência por parte do governo às camadas menos favorecidas. A defesa permanente de nossos riquezas naturais, pelo Poder das Armas, é mais importante para garantir, a todo o povo brasileiro, um gozo duradouro dos benefícios sociais. Passado, pois, esta fase perigosa de fraqueza das FAs, os Governos que voltem a realizar seus programas sociais de assistência a sociedade, em termos de saúde, educação, alimentação, trabalho, etc… ou melhor, que se dê realização a todas as “Funções Orçamentárias” na forma da Lei. Espero ter explicado alguma coisa a respeito. Lamento com honestidade que muitos não puderam me compreender, nunca critiquei a decisão independente do governo e do povo que o escolheu, mas apenas demonstrei minha preocupação do momento. Quaisquer outros esclarecimentos, estou a disposição, dos amigos camaradas. OK !!! Luiz O Velho Patriota.

  5. FIM DE LINHA !!!!

    Atenção são palavras do Exmo. Senhor General Gilberto Arantes Barbosa –Secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, portanto quase uma confirmação das previsões a respeito da aplicação do Plano de Modernização Bélica das FAs do Brasil.
    Conforme notícia vinculada na mídia – Jornal O Globo de 16/12/2010- o EB se queixa da redução dos Orçamentos Militares, aliás não é realmente nenhuma novidade. Através deste jornal, o Comando do Exército reclama da falta de recursos e argumenta que o orçamento não é suficiente para garantir as suas atividades constitucionais. Num ofício de final de novembro, o comando diz que a falta de recursos orçamentários vai reduzir o número de jovens que farão o serviço militar obrigatório no ano de 2011. A não incorporação normal de 70.000 homens reduzirá o poder dissuasório dom Brasil, trará prejuízo no patrulhamento de fronteiras, reduzirá a tropa em condições de ser empregada em operações da garantia da lei e da lei e da defesa externa, bem como diminuíra a força de trabalho para as missões subsidiárias. Para recompor suas finanças de 2011 e garantir o ingresso de pelos menos 70 mil recrutas, o EB reivindica uma suplementação de $ 453,9 milhões no orçamento da União. O EB somente poderá receber em suas mais de 600 organizações militares, cerca de 44 mil jovens para a prestação do serviço militar obrigatório. Esse efetivo fica bem aquém do mínimo de 70 mil recrutas, necessários ao cumprimento normal da missão constitucional. A falta de recursos vai acarretar a suspensão de postos de defesa em diversos quartéis, além da redução de folgas dos soldados nas escalas de serviço. Um dos projetos prejudicados pela falta de recursos é o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), concebido pelo EB e que prevê a instalação de sensores ao longo das fronteiras. O programa é chamado de Setor Cibernético 2011.Este sistema deverá equipar as Brigadas do EB localizadas nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo. Para a sua implantação o Comando do EB quer $874,4 milhões adicionais no orçamento. No total o EB precisará de mais $ 1,3 bilhões. O mais importante, que a alocação desses recursos para o EB permitirá dar seqüência aos objetivos e orientações contidos na Política de Defesa Nacional, bem como, no Plano Estratégico Nacional de Modernização Bélica para a Defesa da Nação. Modéstia a parte, nada que O Velho Patriota, não tivesse previsto e adiantado aos leitores. Tudo que foi analisado com detalhes em crônicas anteriores do O Velho Patriota, está riscando o horizonte como uma grande possibilidade real. O Plano Estratégico Nacional de Modernização e Fortalecimento Bélico das nossas FAs começa ser ameaçado ir “ para o espaço”.
    Enquanto isso no reino da Velha “Saramandaia”, o Congresso se dá reajuste de 61,8%. Já o presidente ganhará mais 130% e ministros, 149%; cada deputado custa ao País, $10,56 milhões/ano e cada senador $ 2,03 milhões; o aumento causa efeito cascata, estimulando as Assembléias Estaduais a adotar os mesmos critérios. Depois o leitor desatento pergunta como arrumar dinheiro para custear as nossas FAs. Mas, se lerem com muito cuidado tudo o que já foi escrito, saberiam “de pronto” a resposta. Nada tenho mais a acrescentar. É portanto, o FIM da LINHA. Onde está a Consciência Nacionalista do Povo Brasileiro ???? Luiz

  6. 1 maluquinho, salve !!

    Realmente novamente concordo com vc. Na verdade o Sr. Luiz Inácio-Presidente- vai deixar muita saudades de todos, inmclusive dos sr. militares do Brasil. Com certeza o Sr. Lula tem um coração maior que ele, OK ! Luiz

  7. OURO de TOLO !!

    Por unanimidade os deputados italianos decidiram reenviar para a Comissão Competente da Itália, o texto do Acordo que prevê o desenvolvimento bilateral de projetos para a construção de navios de guerra e Fragatas, além da realização de Patrulhas para a Marinha de Guerra do Brasil. Segundo o Gabinete de Silvio Berlusconi a decisão é uma pausa de reflexão para evitar manipulações do “Caso Battisti.” Como evidente processo de retaliação a Itália após, o ex-presidente Lula ter decidido não extraditar o ex-militante italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, os parlamentares italianos resolveram barrar ontem a aprovação de um Acordo de Cooperação Militar entre Itália e o Brasil. Sem dúvidas, este Acordo de Cooperação Militar com a Itália, nascido de forma lúcida, da aplicação do Plano Estratégico Nacional de Fortalecimento e Modernização Bélica das FAs do Brasil. Infelizmente, o Brasil não é ainda uma potência militar, que faça as demais nações do mundo, se amedrontarem com as atitudes políticas do nosso governo populista. Com isso sim, ganhamos mais um atraso no fortalecimento militar das nossas Faz Brasileiras, por conta de uma visão turva da política nacional, e mais ainda, por falta absoluta de esperteza e, sobra de atrevida arrogância do autor desta decisão, que ainda debochou das reações que a Itália poderia ter por causa desta medida tola.
    Ato originário de um governo pouco informado que considerou um fato comum da vida civil desvirtuado do “prumo da lei” como legítima perseguição política, o transformando num autêntico “ouro de tolo”. Desta forma, auferindo um falso brilho conseqüência de uma ação de inexistente poder político. Não provocou nenhum efeito positivo entre a sociedade de bom senso e equilíbrio. Ao contrário, toda a Nação ficou ridicularizada, e ficará conhecida como o país que dá abrigo a proscritos. E pior, perdemos oportunidades de realizar importantes decisões nacionais no campo do fortalecimento militar das Faz do Brasil. Com certeza, sem este bloqueio político decretado pelo parlamento italiano, daríamos um importante passo em direção a nossa verdadeira independência política, por intermédio do fortalecimento bélico do Poder Militar do Brasil, conquistando o respeito internacional necessário ao nosso desenvolvimento social. Gostaria de saber onde está a tão decantada orgulhosa “ independência política ( a soberania nacional) do Brasil”, quando pressões diplomáticas dos EEUU fizeram acelerar a libertação dos pilotos norte-americanos do avião Legacy que colidiu com outro avião Boeing da Gol – vôo 1907 -, em 29/09/2006, nos céus de Mato Grosso, provocando a morte de 154 passageiros e tripulantes da aeronave da Gol. Se não fosse um trágico desrespeito aos mortos e suas famílias, seria uma terrível comédia. Falo, logicamente da posição política covarde e irresponsável do governo brasileiro, se curvando diante do poder da USA em relação ao exercício dos Princípios Sagrados da Soberania Brasileira. O lamentável acidente aéreo, que só não foi evitado por absoluta imperícia voluntária dos pilotos do Legacy !!! Afinal quem são os verdadeiros culpados deste terrível acidente: -“ os controladores de vôo na torre de Mato Grosso, que já foram à julgamento, ou os que pilotavam o Legacy ???” Respostas que se fazem necessárias à sociedade brasileira. Luiz

  8. Só mais um detalhe o único brasileiro no avião Legacy, técnico da EMBRAER, acompanhando do Brasil para os EUA no vôo, recebeu cidadania estadunidense, e mudou para o Colorado, lá não vai ser extradidado para que não seja julgado pela leis brasileiras, como poderia alegar o governo dos EUA estaria sendo perseguido pelo governo brasileiro ou mesmo condenado por ser cumplice na falha dos pilotos, já que sendo um técnico da Embraer não viu o transponder desligado, não entrou na cabine dos pilotos para fazer relatórios de avaliação dos Pilotos na condução da aeronave, e como estava o desempenho da mesma.
    Pelo que vejo e como está caminhando o Brasil jamais vai ser respeitado nas suas decisões, ou mesmo potência regional, não sabe nem cuidar dos seus filhos, está politica é lamentavel. Os agentes segredos estrangeiros fizeram muito bem a cabeça testes políticos, militares e juízes.

  9. Só corrigindo…

    Os agentes segredos estrangeiros fizeram muito bem a cabeça, testando políticos, militares e juízes.

  10. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento dos projetos em andamento neste país na área de defesa sabe que este POST do velho patriota é uma mentira deslavada…Que coisa feia apelar para este tipo de discurso…

Comentários não permitidos.