França apoiará Alemanha por vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU

http://chiralanomaly.files.wordpress.com/2008/06/sarkozy_merkel.jpg

Paris, 4 fev (EFE).- A França apoiará a Alemanha no objetivo de conseguir uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, anunciaram hoje os dois países ao término da 12ª edição de seu conselho bilateral de ministros, em Paris.

A obtenção desse assento permanente nas Nações Unidas é uma “aspiração legítima da Alemanha”, segundo comunicado divulgado ao término do encontro, que contou com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Membro permanente do conselho ao lado de Estados Unidos, Rússia, China e Reino Unido, a França também defendeu a entrada de países como o Brasil.

Na reunião de hoje em Paris, Sarkozy e Merkel apresentaram 80 medidas para reforçar a colaboração entre seus países em assuntos como economia, política energética, pesquisa, segurança interior, justiça e imigração.

Há também a intenção de reforçar a agência europeia de controle das fronteiras, “prioritariamente no Mediterrâneo”, e estabelecer “acordos de gestão organizada dos fluxos migratórios” procedentes de regiões no leste da Europa e na África.

França e Alemanha também se pronunciaram em favor de uma ação para acabar com a entrada de cocaína e heroína em ambos os países, que sirva como base para um acordo europeu de combate às drogas.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte EFE via UOL

9 Comentários

  1. Sarkò… não tem espaço pra todo mundo neste conselho não!!

    Ou apoiá a nossa república tupinikim ou eles, tem um sò amor neste caso pra ti hein!!!

  2. Tem que apoiar sim. Aliás, o que a França e o Brasil (além de Alemanha, Japão etc.) estão querendo é uma reorganização do CS da ONU.

    Não se trata de o CS ter mais um (e só um) membro novo, mas sim ter uma reorganização.

    Ao apoiar a Alemanha também, se está apoiando essa reorganização.

    abraçõs a todos

  3. A entrada da Alemanha seria um marco para esquecer as rusgas do passado e eternas cicatrizes da 2 GM.

    Mas… mesmo concordando que o “menage” é uma especialidade francesa… Eu ainda acho que o caso seria um “ou eles ou nós” principalmente por que uma restruturação no CS não vai ser “parida” do dia para a noite.

  4. Caracará, concordo: não vai mesmo.

    Mas é a pressão que pode mudar isso. E quando países de peso como Alemanha, Japão e França botam pressão, a coisa muda de figura e pode ser um caminho para países como Brasil, África do Sul etc. que também pleiteiam um vaga no CS, possam ajudar na “pressão” e reorganizar esse arcaico CS, filho da II WW.

    Eu acho que é um caminho positivo este.

    abração

  5. Hornet, 100% em acordo !
    CS should move from 5 permanent seats with veto right(another subject this veto right…) to …10( or 12?) and this,very fast(Brazil,Germany,Japan,India,?)

  6. O correto e extinguir o Conselho de Segurança permanente e;ou o poder de veto de todas as nações. O Poder de veto só serve para que os Poderosos possam atacar as nações mais fracas com garantia de impunidade.

  7. O poder de veto só serve para que os poderosos possam atacar as nações mais fracas com garantia de ipunidade [2]
    Vide exemplo em Granada por parte dos EUA…

1 Trackback / Pingback

  1. França apoiará Alemanha por vaga permanente no Conselho de … – franca

Comentários não permitidos.