Hamas convida palestinos para reunião de conciliação

http://msnbcmedia3.msn.com/j/msnbc/Components/Photo_StoryLevel/071215/071215-hamas-hmed-3p.hmedium.jpg

EFE  —  O movimento islâmico Hamas convidou todas as facções palestinas para uma reunião neste domingo (20) na Faixa de Gaza, a fim de falar das negociações de reconciliação nacional.

De acordo com a agência palestina independente Ma’an, o convite está aberto a todos os movimentos e grupos palestinos, incluindo o Fatah, que governa a Cisjordânia, e a outras personalidades que quiserem participar.

O chefe do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, quer discutir um novo plano de reconciliação para colocar fim à crise interna palestina, que explodiu em 2007, quando o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza e expulsou as forças do Fatah.

O plano, delineado pelo líder Khaled Meshaal, tenta recuperar os princípios do acordo de reconciliação proposto pelo Egito em outubro, que o Fatah assinou, mas o Hamas não.

Segundo a Ma’an, o plano oferece a criação de um governo de união nacional com base em um acordo entre todas as facções, assim como a “reconstrução de um organismo palestino de referência”, que, embora tenha como estrutura a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), englobe todas as outras facções.

A OLP, maior organismo representativo dos palestinos na comunidade internacional, não inclui nem o Hamas e nem outras facções de Gaza.

Em Ramala, capital da Cisjordânia, onde se concentram as facções que integram a OLP, ainda não houve resposta à oferta.

Uma fonte não identificada afirmou à Ma’an:

– As facções prefeririam não realizar a reunião nos escritórios do Hamas, porque é um assunto sensível.

As negociações para a reconciliação palestina estão estagnadas desde que o Egito apresentou sua última proposta, no final de outubro, e o Hamas a devolveu com uma série de observações e questionamentos.
Sugestão e colaboração: Konner


Fonte:R7

1 Comentário

  1. O Hamas foi criado p sionistas como contra ponto a FLP de Harafate, a criatura se voltou contra o seu criador,se unidos a são esmagados pelo poderio sionistas..dividido e + fácil ainda…unidos poderam eboçar uma tênue resistência, afinal ninguém pode vender armas aos mesmos; tem de ter a autorização dos seus algozes sionistas, q mata de sede, 70 l de água por dia em gaza, criaças e mulheres; vide relatório da ONU, armados com fundas estilingues…armas ultramodernas p nossos ameríndios..Grandes seres humanos.

Comentários não permitidos.