Fac-símile de “prova B”, apresentada pela defesa do radialista Hal Turner no processo que sofre em Nova York, reproduz comunicação interna do FBI em que a polícia federal norte-americana confirma os serviços do informante, sua viagem ao Brasil e elogia seu desempenho (veja trechos do documento original na imagem abaixo).
Tradução do décimo item do documento, sobre a viagem ao Brasil:
“Em fevereiro de 2005, a fonte viajou com um funcionário do governo de Nova Jersey [“NK subject”, no original] para o Brasil. Como resultado dessa viagem, doze pessoas foram identificadas, incluindo um árabe, que foi identificado totalmente e falou de fazer negócios com a fonte e o funcionário que ao fim resultaria em fornecer suprimentos para a resistência iraquiana. Notificações apropriadas foram enviadas para o adido legal em Brasília [“legat”, no original, abreviação de “legal attaché”, como são chamados os funcionários do FBI nas embaixadas americanas] e a Unidade de Operações Antiterrorismo Doméstico [“DTOU”, no original, sigla para Domestic Terrorism Operations Unit, a unidade antiterror do FBI].
Sugestão e Colaboração: Konner
Documento obtido pelo Blog do Sérgio Dávila no Tribunal Distrital Leste de Nova York
Amigos, não dúvido que este evento tenha ocorrido mas essas “provas” apresentadas, por favor! Possuem baixa confiabilidade. Me lembra daqueles velhos “documentos” top secret sobre conspirações variadas e que eram produzidos vazendo colagens de assinaturas verdadeiras com textos falsos e depois copiados dando aparencia de documento real quando na verdade era uma falcificação grosseira.
Apesar da “prova” fraquinha não duvido que o evento tenha ocorrido.
abraços.