Documento confirma serviços de “isca” no Brasil

Fac-símile de “prova B”, apresentada pela defesa do radialista Hal Turner no processo que sofre em Nova York, reproduz comunicação interna do FBI em que a polícia federal norte-americana confirma os serviços do informante, sua viagem ao Brasil e elogia seu desempenho (veja trechos do documento original na imagem abaixo).

Tradução do décimo item do documento, sobre a viagem ao Brasil:

“Em fevereiro de 2005, a fonte viajou com um funcionário do governo de Nova Jersey [“NK subject”, no original] para o Brasil. Como resultado dessa viagem, doze pessoas foram identificadas, incluindo um árabe, que foi identificado totalmente e falou de fazer negócios com a fonte e o funcionário que ao fim resultaria em fornecer suprimentos para a resistência iraquiana. Notificações apropriadas foram enviadas para o adido legal em Brasília [“legat”, no original, abreviação de “legal attaché”, como são chamados os funcionários do FBI nas embaixadas americanas] e a Unidade de Operações Antiterrorismo Doméstico [“DTOU”, no original, sigla para Domestic Terrorism Operations Unit, a unidade antiterror do FBI].

Sugestão e Colaboração: Konner

Documento obtido pelo Blog do Sérgio Dávila no Tribunal Distrital Leste de Nova York


Fonte: UOL

1 Comentário

  1. Amigos, não dúvido que este evento tenha ocorrido mas essas “provas” apresentadas, por favor! Possuem baixa confiabilidade. Me lembra daqueles velhos “documentos” top secret sobre conspirações variadas e que eram produzidos vazendo colagens de assinaturas verdadeiras com textos falsos e depois copiados dando aparencia de documento real quando na verdade era uma falcificação grosseira.
    Apesar da “prova” fraquinha não duvido que o evento tenha ocorrido.
    abraços.

Comentários não permitidos.