Hillary alerta os países latinos sobre os riscos de ‘flertar’ com o Irã

Hillary%20Clinton%20pointing2.jpg

WASHINGTON – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu nesta sexta-feira aos países latino-americanos sobre as consequências de “flertar” com o Irã, o que, a seu ver, é uma má ideia.

As pessoas que quiserem flertar com o Irã deveriam ver quais podem ser as consequências e esperamos que pensem duas vezes“, assinalou Hillary em uma sessão sobre diplomacia no Departamento de Estado enfocada na relação dos Estados Unidos e América Latina.

Hillary disse que seu país conhece o interesse dos iranianos em se promover nos países da região, como Bolívia e Venezuela. “Relacionar-se com o Irã é realmente uma má ideia“, afirmou.

Ela disse esperar que os países reconheçam que o Irã “é um dos maiores promotores e exportadores de terrorismo no mundo de hoje“.

Hillary expressou anteriormente a preocupação de Washington com as relações crescentes de países como Venezuela, Bolívia e Nicarágua com o Irã.

Os Estados Unidos se mostraram prudentes ante a recente visita do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad à região e pediu a esses países que recordassem ao líder iraniano sobre seus compromissos em termos nucleares.

Washington acusa o Irã de querer se preocupar com a bomba atômica, enquanto que o governo de Teerã afirma que suas intenções nucleares são pacíficas.

Fonte: Último Segundo

6 Comentários

  1. Sim…no Brasil não falou diretamente né! mas que problema tem, nós temos jà a tecnologia de enriquecimento do urânio, eles também, mas daqui a fazer suposições sobre alianças e outras coisas mais profundas é especulação!

    Creio que nem o Brasil aceitaria alianças do genere aqui na A.L., pra nós o Irã é sò mais um mercado para os nossos produtos agropecuários, e basta!!!

  2. Ola a todos

    E ainda por cima, o Lula critica os países potências nucleares (EUA e Rússia) de não terem moral. Bem, em parte ele estava certo, mas ao dizer dessa forma, ele simplesmente deu “moral” para o Irã.

    Ficar do lado de um país que futuramente vai virar escombros me parece sim uma ma idéia. Isso vale principalmente para o Hugo Chavez, que aos poucos mostra que também não gosta dos judeus, tanto, que está os expulsando da Venezuela os judeus, representantes dessa religião e os que ficam no seu caminho.

    Nesse contexto, a venezuela esta atraindo a atenção indesejada dos EUA na América Latina. Agora com a 4ª é que eu quero ver. Cada vez mais a mão americana cai sobre nós. Dale Colômbia com as sete bases americanas na região.

    Parabéns Chavez, você conseguiu unir a America Latina, num poço de M…Parabéns

    OBS: quero lembrar aos senhores que lêem isso, que o comprometimento “bolivariano” é unir a America latina ESPANHOLA, então, nós que decendemos dos portugueses, somos tidos para os bolivarianos como invasores, daqui a pouco vão querer revizar p tratado de Tordesilhas e reivindicar as suas fronteiras de que o Brasil “roubou” terras deles. Aguardem.

    Boa tarde

  3. Como disse noso caro amigo Francoorp o Irã é visto pelo Brasil como um cliente em potêncial, e como já foi noticiado em outros sites, o Brasil depois da visita do presidente iraniano ao brasil, o comércio multilateral ira crescer cerca de 10 vezes mais, então acho que alianças estratégicas não é o principal foco da politica externa brasileira.
    Abraço.

Comentários não permitidos.