WASHINGTON – O presidente Barack Obama anunciará sua decisão sobre o futuro da estratégia dos Estados Unidos no Afeganistão em alguns dias, informou a Casa Branca nesta terça-feira, num sinal de que os meses de deliberações a respeito chegaram ao fim. “Depois de concluir uma rigorosa reunião final, o presidente Obama possui as informações de que necessita para tomar sua decisão e a anunciará em alguns dias”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
A National Public Radio, que citou fontes anônimas, informou que Obama pretende fazer o anúncio no dia 1º de dezembro.
A decisão de Obama parece cada vez mais próxima, após a recente posse do presidente afegão Hamid Karzai, o retorno de uma viagem pela Ásia e as pressões da oposição republicana.
Reunião na segunda-feira
Obama se reuniu na segunda-feira à noite com o gabinete de guerra, o último encontro dedicado ao Afeganistão antes de uma decisão sobre o envio ou não de milhares de soldados adicionais ao país.
Entre os principais funcionários presentes na reunião estavam o secretário de Defesa, Robert Gates, e a secretária de Estado, Hillary Clinton.
O encontro com os principais secretários, generais, diplomatas e assessores vinculados ao tema teve duração de duas horas no salão de administração de crise da Casa Branca.
O comandante das tropas americanas no Afeganistão, Stanley McChrystal, que participou da reunião por videoconferência, pediu o envio de 40.000 soldados adicionais ao país. Os Estados Unidos mantêm atualmente 68.000 militares em território afegão.
15 Comments