Irã realizará manobras militares de proteção a setor nuclear

TEERÃ – O Irã vai realizar testes simulados de defesa aérea em larga escala na semana que vem para ajudar a proteger suas instalações nucleares contra qualquer tipo de ataque, disse neste sábado um alto comandante militar a uma agência de notícias iraniana.

O general Ahmad Mighani, chefe das forças de defesa aérea, também indicou que o Irã poderia produzir por si próprio um sistema avançado de defesa antimísseis que até agora a Rússia não entregou ao país, conforme fora acertado entre os dois países. Estados Unidos e Israel não querem que o Irã possua esse sistema.

O Irã acredita que a demora da Rússia em lhe entregar os mísseis S-300 de longo alcance é resultado da pressão israelense, e não de problemas técnicos citados pelo governo russo, declarou Mighani.

Esperamos que a Rússia ignore a pressão do lobby sionista,” disse o general Mighani, segundo a agência semi-oficial de notícias Fars News. O Irã se refere a Israel como “regime sionista.”

As manobras militares vão começar no domingo e envolverão a Guarda Revolucionária, unidade militar de elite, e as Forças Armadas regulares contra um inimigo hipotético, informou a mídia iraniana.

Os Estados Unidos e Israel não descartam a possibilidade de ação militar se a diplomacia não conseguir resolver a disputa sobre as atividades nucleares iranianas, que os Ocidente suspeita que tenham como objetivo a produção de bombas atômicas.

O Irã diz que seu programa nuclear tem como única meta a geração de eletricidade e ameaça reagir, atingindo Israel e as bases dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, se for atacado.

As manobras de defesa aérea desta semana terão a intenção de proteger as instalações nucleares do país,” disse Mighani, segundo a agência Fars.

O Irã costuma com frequência realizar exercícios de defesa e anunciar avanços nos equipamentos militares para mostrar que está preparado a reagir contra quaisquer ameaças a seu programa nuclear.

Segundo a agência de notícias estatal Irna, as manobras ocorrerão no oeste do país e serão “imensas.”

Nas últimas semanas as autoridades iranianas vêm expressando crescente frustração com o não cumprimento da entrega dos S-300 pela Rússia. O governo russo está sob forte pressão do Ocidente para que se distancie do Irã na questão do programa nuclear e não vem cumprindo as promessas de entregar os S-300.

Fonte: Último Segundo

3 Comentários

  1. Não sou contra o programa nuclear Iraniano para fins pacíficos, agora para a criação de armamentos nucleares é outra história, mais o Irã tem que tomar cuidado, por que tudo no mundo tem um limite de paciência, já que os Iranianos insitem que não estão fabricando armamentos nucleares, por que não colaboram de uma vez por todas e acaba-se a troca de ameaças entre alguns países que já responderam com pulso firme esta questão como Israel e EUA, creio que para tudo existe uma saída diplomática, mais realmente compensa para o Irã um confronto armado com potências militares? Creio que não.
    Abraço.

Comentários não permitidos.