Colômbia anuncia detenção de três membros da Guarda Nacional da Venezuela

http://www.tribunalatina.com/es/img2/3223g_chavez_uribe.jpg

BOGOTÁ – Três membros da Guarda Nacional da Venezuela foram detidos por autoridades colombianas no departamento (estado) de Vichada, no leste do país, e serão entregues nas próximas horas ao Governo venezuelano, informou neste sábadoo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

“Ontem, a Polícia da Colômbia deteve três integrantes da Guarda Nacional da Venezuela em Vichada. Agora, serão entregues às autoridades da Venezuela com toda a decência, como corresponde”, disse Uribe.

O presidente da Colômbia não confirmou o motivo da detenção, mas falou que os militares devem levar uma “mensagem de que aqui há afeto pelo povo irmão da Venezuela”.

A detenção dos três militares é o incidente mais recente nas tensas relações diplomáticas e comerciais entre Colômbia e Venezuela.

O Governo colombiano apresentou ao Conselho de Segurança da ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma nota de protesto por “ameaças” do Executivo da Venezuela.

A tensão entre os dois países aumentou desde que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, alertou seus compatriotas para a possibilidade de uma guerra por causa do acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos e pediu para que estivessem preparados.

Chávez vê o convênio, que permite a militares americanos o uso de bases colombianas, como uma ameaça para seu país e a região.

Dias depois da polêmica declaração, o presidente da Venezuela disse que apenas fez uma reflexão baseada no ditado latino “si vis pacem, para bellum” (“se queres a paz, prepara a guerra”) e atribuiu a “uma manipulação midiática” a compreensão de que era uma convocação a um confronto.

As relações entre Colômbia e Venezuela estão “congeladas” desde agosto por decisão de Chávez.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

  1. Meu Deus, estão criando meios e formas p se enfrentarem…os ou “o ” estúpido, querem se atrasarem em mt anos, caso entrem em umas guerra fraticida…é o pior: vamos ter q entrar nesse “ROLO” p ñ sobrar mt p nós..mesmo q sobrando…td por culpa desse maldito tratado entre o colombianos e os ianks…Tem alguém puxando os cordões.Olho neles ABIN/FAs…

  2. Colômbia devolve militares para aliviar tensão com Venezuela.

    A Colômbia deportou neste domingo, 15, quatro membros da Guarda Nacional da Venezuela capturados há dois dias em solo colombiano, em um gesto para aliviar as tensões diplomáticas entre os países vizinhos.

    Os militares haviam sido presos enquanto viajavam de barco em um rio na província fronteiriça de Vichada.

    O presidente colombiano, Alvaro Uribe, afirmou que os quatro deportados “devem levar de volta a mensagem de que existe afeto de irmandade para a Venezuela e que esse afeto é inquebrantável”.

    Gustavo Márquez, embaixador venezuelano na Colômbia, afirmou neste domingo que há “uma situação de pré-guerra” que ameaça a Venezuela e a hipótese de uma invasão patrocinada pelos Estados Unidos não deve ser descartada.

    Dias depois da polêmica declaração, o presidente da Venezuela disse que apenas fez uma reflexão baseada no ditado latino “si vis pacem, para bellum” (“se queres a paz, prepara a guerra”) e atribuiu a “uma manipulação midiática” a compreensão de que sua fala seria uma convocação ao confronto.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,colombia-devolve-venezuelanos-para-aliviar-tensao-na-regiao,466855,0.htm

Comentários não permitidos.