Tensão em Honduras: EUA admitem uso de base durante golpe hondurenho

DA FRANCE PRESSE

O chefe do Comando Sul dos EUA, general Douglas Fraser, admitiu ontem o uso da base militar de Soto Cano, também chamada de Palmerola, em Honduras, no golpe de Estado contra o presidente do país, Manuel Zelaya, em 28 de junho. Mas disse que oficiais americanos não tiveram participação nos acontecimentos.

A base, ao norte de Tegucigalpa, abriga 600 militares dos EUA em operações contra o tráfico de drogas e outras missões na América Central. Como a Folha noticiou, em 15 de agosto, Zelaya contou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o avião militar que o sequestrou durante o golpe pousou em Palmerola antes de levá-lo à Costa Rica.

Segundo disse Fraser, em encontro com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, “é verdade que a aeronave posou em Palmerola, mas trata-se de uma base hondurenha, não dos EUA. Há [ali] pessoal norte-americano, mas eles não tiveram nem participação nem conhecimento da chegada e da decolagem do avião”.

O embaixador dos EUA em Tegucigalpa, Hugo Llorens, suspendeu no dia do golpe a ajuda e comunicação com as autoridades hondurenhas, prosseguiu Fraser, que disse desejar uma “solução pacífica” para a crise em Honduras.

Ortega queixou-se com Fraser sobre o uso das bases. Disse que não se tratava de “uma reclamação”, mas que “os EUA têm de reconhecer que houve um golpe militar [em Honduras]”. O nicaraguense também se disse “preocupado” pelo acordo entre EUA e Colômbia para o uso de sete bases no país sul-americano.

Palmerola foi construída pelos EUA na década de 1980, quando a América Central estava imersa em conflitos armados, e, recentemente, parte das instalações foi cedida a autoridades hondurenhas.

Nota do Blog: Obama mentiu e chavez estava certo, os EUA estão envolvidos no golpe que derrubou o presidente eleito de Honduras e instituiu uma “democracia” a velha maneira Norte Americana de se entromenter nos assuntos pessoais de cada país.

Cabe agora a cada um avaliar se o que Alvaro Uribe diz é verdade e se ainda é possível confiar nos EUA e em seus governantes, pelo que parece os velhos métodos estão sendo novamente utilizados.

E.M.Pinto

Fonte: Resenha CCOMSEX

2 Comentários

  1. Agora que o gato se mostrou entende-se o porque da permanência dos golpistas no poder e sua insistência de manter-se no mesmo, a pseudo teoria de que o golpe foi aprovado por washington, procede…

  2. Há muito tempo que nos EUA democrácia e sinonimo de golpe e ditadura,liberdade de imprensa nunca houve, porque a deles é super controlada pela CIA e FBI e aí d’aqueles que tentam falar segredos de estado, sumiço na certa.
    Eu nos meus 50 anos de idade, nunca vi um totalitarismo oriental, mas ja vi varios ocidentais.Me criei na ditadura brasileira patrocinada pelos EUA e vi o quanto eles são malvados e insanos. A invasão do Iraque foi brincadeira de criança, perto do que eles fizeram no Vietnã, hoje se pode ver os reais horrores da guerra insana que eles fizeral na Indochina, vejam no youtube estes horrores.
    Honduras é apenas aperitivo sem graça e sem sal, eles querem sair do Afeganistão por verem que la também vão se dar mal, bom mesmo é na America Latrina onde a imprensa come na mão deles.

Comentários não permitidos.