Tensão na Coréia:China diz que Coreia do Norte é uma “séria preocupação”

 

PEQUIM – A China compartilha das “sérias preocupações” da região sobre uma Coreia do Norte nuclear e conclamou todas as partes a manter-se negociando, disse um importante oficial militar chinês na quarta-feira após conversas com autoridades do Pentágono.

O tenente-general Ma Xiaotian não anunciou nenhuma medida contra Pyongyang, mas disse que Pequim estava preocupada com a Coreia do Norte, que promoveu um segundo teste nuclear em 25 de maio, levando a Organização das Nações Unidas (ONU) a adotar novas sanções contra o país asiático.
“Pela segurança nacional do nordeste da Ásia, a questão nuclear norte-coreana é não somente uma séria preocupação para os Estados Unidos e os vizinhos Coréia do Sul e Japão, como também para a China”, disse Ma em uma coletiva de imprensa após conversas com uma delegação dos EUA liderada pela subsecretária de Defesa, Michele Flournoy.

“Nós esperamos e encorajamos as partes envolvidas a adotar passos positivos e medidas mais estabilizadoras para controlar os acontecimentos na península coreana, para encaminhar as questões por meio de negociações diplomáticas, consultas e diálogo.”

Os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre a Coreia do Norte ao rastrear seus navios em uma tentativa de deter carregamentos com armas banidos sob uma recente resolução da ONU. Ma disse que as conversas não abrangeram esse tema.

Ele afirmou ainda que Estados Unidos e China haviam concordado em manter consultas especiais em julho para discutir a prevenção de confrontos no mar.

Fonte: Último Segundo