Exército Francês prepara seus helicópteros Tiger para o Afeganistão

O Exército Francês (Armée de Terre) está realizando uma série de modificações em alguns de seus helicópteros de ataque Eurocopter Tiger HAP e treinamentos específicos com o equipamento, cuja finalidade é prepará-los para operar no Afeganistão.
 
Entre os acessórios que estão sendo instalados, figuram separadores de partículas na entrada de ar dos motores, proteção adicional contra danos nas pás dos rotores, proteção balística reforçada para a tripulação, tanques externos de combustível, gravador digital de missão e sistema de comunicações mais seguro.
 
Os estudos ambientais para a implantação operacional dos Tiger no Afeganistão foram realizados em Djibuti (nordeste da África) e nos Alpes franceses em altitudes de até 1520 metros, simulando as inóspitas condições climáticas do teatro de operações afegão. Técnicas de salvamento de tripulantes de um helicóptero Tiger que venha eventualmente ser abatido também estão sendo treinadas.

Para o envio dos helicópteros ao Afeganistão, o Exército Francês já validou as operações de transporte dos seus Tiger em aeronaves C-160 Transall e Lockheed C-130 da Força Aérea Francesa. Também está em fase final a avaliação da utilização dos Antonov An-124 nessa tarefa.

Em janeiro passado, foram realizados treinamentos com armamentos reais, ocasião que foram disparados seis mísseis ar-ar MBDA Mistral contra alvos aéreos não pilotados.

Uma equipe da Eurocopter deverá ser enviada juntamente com os Tiger para prover os serviços de manutenção e reparos necessários durante a operação dos aparelhos na região.

Ainda não se sabe quando o destacamento de helicópteros Tiger chegará ao Afeganistão, entretanto, as forças terrestres francesas que lá estão aguardam esse reforço com muita ansiedade”,

disse durante uma entrevista em Londres o tenente-coronel Jean-Baptiste Pouret, coordenador do programa Tiger do Exército da França.

Fonte: Tecnologia&Defesa

2 Comentários

  1. o Brasil tem muitas tecnologias avançadas.
    Acho que nosso pais não precisa copiar de outras nações.Tenho grande orgulho de ter servido no exército brasileiro o qual e considerado a rainha das armas.
    Não menospresando a Força Aérea e a Marinha. parabéns pela ENGESA, pelo grande avanço em carros blindados. e a EMBRAER com aviação militar.

Comentários não permitidos.