A-400, os problemas continuam

A Europrop Internacional responsável pelo desenvolvimento do motor turboélice TP400-D6 que destina-se a equipar o  futuro cargueiro europeu Airbus Military A-400M declarou em 2008 que o consórcio seria incapaz de obter a certificação dos softweres e comandos digitis do motor pela AESA, a decçlaração fora feita pelo presidente da EPI Nick Durham revelou.

“Por um tempo nós não percebemos que tínhamos um problema”, afirmou Durham. “Funcionalmente, não houve um problema com o software.” Ele diz que o problema surgiu após as inspenções  da Agência Europeia da Segurança Aérea. Uma revisão realizada em meados de 2008 determinou que “tudo funcionou”, diz ele.

As empresas parceiras ITP, MTU Aero Engines, Rolls-Royce e a Snecma teriam triplicado o número de pessoal dedicado ao projeto TP400 desde que surgiu a  crise em meados de 2008, afirmou Durham. “Tem sido um problema para nós, mas creio que estamos quase perto de solucioná-lo.”
A Airbuss espera receber a certificação EASA para o motor ainda este ano, porém serão necessários ainda muitos testes preliinares como choque com aves, incluindo ingestão e de operação por longa duração.

O programa A400 está atrasado e vem consumindo ultosos recursos oq ue tem sido alvo de críticas inclusive internas dos membros participantes do consórcio.

Fonte: Flyght Global