Motores para o PAK DA na bancada de testes

E.M.Pinto
Já haviamos referido aqui no Plano Brasil na matéria: Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023. Entretanto, em nota esta semana a Ria Novosti confirmou em seu periódico em Russo que o banco de ensaios do primeiro motor criado para o PAK DA (PAK DA) está em pleno ciclo de testes e que já demonstrou cumprir quase todas as especificações exigidas.

A RIA Novosti reproduziu as declarações do CEO da “United Motor Building Corporation” (UEC, Rostec) Vladislav Masalov, que proferiu uma entrevista na mostra Paris Air Show 2015.

Segundo Masalov o protótipo do motor cumpriu todos os parâmetros requisitados para as características de vôo do novo bombardeiro. O primeiro banco de teste do protótipo do novo motor da Samara “Kuznetsov”, foi montado no final de 2014.

Masalov ressaltou que a Corporação espera para este ano os testes reais de um motor em voo numa aeronave de testes Il-76, onde os parâmetros em voo real validarão os trabalhos realizados.

A imprensa russa tem informado que fontes da  Rostec afirmam que o motor para PAK DA terá como base o núcleo do motor NK-32 da segunda geração conforme havíamos os relatado (clique aqui para ler), este motor foi para o bombardeiro estratégico russo Tu-160. O anúncio foi feito pelo representante da United Engine Corporation  durante a “Oboronekspo 2014”.

Masalov ressaltou que o motor de NK-32 (PAKDA) incorpora uma série de mudanças e melhorias técnicas, e que para o desenvolvimento da versão destinada ao novo bombardeiro é suportada por um aporte de 8.000 milhões de rublos oriundos do Ministério da Defesa Russo, bem como outros aportes da própria  UEC.

Indagado sobre a assinatura oficial do contrato, Masalov respondeu que o contrato ainda não foi assinado, pois este depende da conclusão das fases de testes e validações preliminares, mas que todos os estágios estão dentro do cronograma especificado e que até o momento nenhuma pendência ameaça por em risco o desenrolar do programa.

Matérias referentes

Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023

PAK DA planejado para entrar em serviço já em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

PAK DA deverá ter motor baseado no núcleo dos propulsores Kuznetsov NK-32 que equipam os bombardeiros TU-160 Black Jack

Novo bombardeiro PAK-DA entrará em serviço em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

KH 101 o míssil de cruzeiro furtivo russo pode entrar no serviço operacional ainda em 2013

Rússia projeta novo bombardeiro estratégico

Fonte: Ria Novosti

17 Comentários

  1. “Com 20 anos de atraso os russos lançam um projeto semelhante ao B-2”
    via : HMS_TIRELESS

    rsrsrsrsrs, realmente..

  2. Quanta evoluçao,pegaram um motor da decada de 60 e vao fazer uma plastica nele para parecer moderno , uns dizem ser pragmatismo , outros dizem ser desespero por ja nao possuirem mais os escravos nazistas e os escravos judeus , agora resta fazer firulas ,QUERO VER EH O RECHEIO ELETRONICO e OS MATERIAIS ABSORVENTES , alem da darem fim aqueles REBITES ENORMES !

  3. O projeto está andando, mas como disse um comentarista aqui no PB ” o que é secreto na Russia se mantém secreto”.
    O PAK DA é simplesmente a atualização do que há de melhor e mais avançado na Russia, exceto o motor que será de um conceito inovador com maior potencia e baixo consumo, toda a aeronave experimentará as mesmas modificações implementadas do no PAK FA, dentre elas a estrutura totalmente inteligente, com compósitos e outras tecnologias, que além de reduzir o RCS, interagindo com a aeronave, somente o PAK FA hoje possui sua estrutura toda feita de compósitos, tendo somente a base estrutural de ligas metalicas e polímeros.
    Enfim, muita inovação, e pra quem torce contra, fica o lembrete…o Tu-160 e TU-22 se mantiveram na ponta por décadas, com tecnologias e capacidades que pouquíssimas aeronaves no mundo hoje tem, imaginem o PAK DA.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Motores para o PAK DA na bancada de testes | DFNS.net em Português
  2. Rússia pode ter que declinar dos seus planos de construção de um bombardeiro furtivo

Comentários não permitidos.