Defesa & Geopolítica

Motores para o PAK DA na bancada de testes

Posted by

E.M.Pinto
Já haviamos referido aqui no Plano Brasil na matéria: Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023. Entretanto, em nota esta semana a Ria Novosti confirmou em seu periódico em Russo que o banco de ensaios do primeiro motor criado para o PAK DA (PAK DA) está em pleno ciclo de testes e que já demonstrou cumprir quase todas as especificações exigidas.

A RIA Novosti reproduziu as declarações do CEO da “United Motor Building Corporation” (UEC, Rostec) Vladislav Masalov, que proferiu uma entrevista na mostra Paris Air Show 2015.

Segundo Masalov o protótipo do motor cumpriu todos os parâmetros requisitados para as características de vôo do novo bombardeiro. O primeiro banco de teste do protótipo do novo motor da Samara “Kuznetsov”, foi montado no final de 2014.

Masalov ressaltou que a Corporação espera para este ano os testes reais de um motor em voo numa aeronave de testes Il-76, onde os parâmetros em voo real validarão os trabalhos realizados.

A imprensa russa tem informado que fontes da  Rostec afirmam que o motor para PAK DA terá como base o núcleo do motor NK-32 da segunda geração conforme havíamos os relatado (clique aqui para ler), este motor foi para o bombardeiro estratégico russo Tu-160. O anúncio foi feito pelo representante da United Engine Corporation  durante a “Oboronekspo 2014”.

Masalov ressaltou que o motor de NK-32 (PAKDA) incorpora uma série de mudanças e melhorias técnicas, e que para o desenvolvimento da versão destinada ao novo bombardeiro é suportada por um aporte de 8.000 milhões de rublos oriundos do Ministério da Defesa Russo, bem como outros aportes da própria  UEC.

Indagado sobre a assinatura oficial do contrato, Masalov respondeu que o contrato ainda não foi assinado, pois este depende da conclusão das fases de testes e validações preliminares, mas que todos os estágios estão dentro do cronograma especificado e que até o momento nenhuma pendência ameaça por em risco o desenrolar do programa.

Matérias referentes

Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023

PAK DA planejado para entrar em serviço já em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

PAK DA deverá ter motor baseado no núcleo dos propulsores Kuznetsov NK-32 que equipam os bombardeiros TU-160 Black Jack

Novo bombardeiro PAK-DA entrará em serviço em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

KH 101 o míssil de cruzeiro furtivo russo pode entrar no serviço operacional ainda em 2013

Rússia projeta novo bombardeiro estratégico

Fonte: Ria Novosti

shared on wplocker.com