Categories
Artigos Exclusivos do Plano Brasil Defesa Rússia Tecnologia

Motores para o PAK DA na bancada de testes

E.M.Pinto
Já haviamos referido aqui no Plano Brasil na matéria: Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023. Entretanto, em nota esta semana a Ria Novosti confirmou em seu periódico em Russo que o banco de ensaios do primeiro motor criado para o PAK DA (PAK DA) está em pleno ciclo de testes e que já demonstrou cumprir quase todas as especificações exigidas.

A RIA Novosti reproduziu as declarações do CEO da “United Motor Building Corporation” (UEC, Rostec) Vladislav Masalov, que proferiu uma entrevista na mostra Paris Air Show 2015.

Segundo Masalov o protótipo do motor cumpriu todos os parâmetros requisitados para as características de vôo do novo bombardeiro. O primeiro banco de teste do protótipo do novo motor da Samara “Kuznetsov”, foi montado no final de 2014.

Masalov ressaltou que a Corporação espera para este ano os testes reais de um motor em voo numa aeronave de testes Il-76, onde os parâmetros em voo real validarão os trabalhos realizados.

A imprensa russa tem informado que fontes da  Rostec afirmam que o motor para PAK DA terá como base o núcleo do motor NK-32 da segunda geração conforme havíamos os relatado (clique aqui para ler), este motor foi para o bombardeiro estratégico russo Tu-160. O anúncio foi feito pelo representante da United Engine Corporation  durante a “Oboronekspo 2014”.

Masalov ressaltou que o motor de NK-32 (PAKDA) incorpora uma série de mudanças e melhorias técnicas, e que para o desenvolvimento da versão destinada ao novo bombardeiro é suportada por um aporte de 8.000 milhões de rublos oriundos do Ministério da Defesa Russo, bem como outros aportes da própria  UEC.

Indagado sobre a assinatura oficial do contrato, Masalov respondeu que o contrato ainda não foi assinado, pois este depende da conclusão das fases de testes e validações preliminares, mas que todos os estágios estão dentro do cronograma especificado e que até o momento nenhuma pendência ameaça por em risco o desenrolar do programa.

Matérias referentes

Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023

PAK DA planejado para entrar em serviço já em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

PAK DA deverá ter motor baseado no núcleo dos propulsores Kuznetsov NK-32 que equipam os bombardeiros TU-160 Black Jack

Novo bombardeiro PAK-DA entrará em serviço em 2025

PAK DA o novo bombardeiro estratégico Russo

KH 101 o míssil de cruzeiro furtivo russo pode entrar no serviço operacional ainda em 2013

Rússia projeta novo bombardeiro estratégico

Fonte: Ria Novosti

19 replies on “Motores para o PAK DA na bancada de testes”

[…] E.M.Pinto Já haviamos referido aqui no Plano Brasil na matéria: Força Aérea Russa espera poder operar o novo bombardeiro PAK-DA já em 2023. Entretanto, em nota esta semana a Ria Novosti confirmou em seu periódico em Russo que o banco de ensaios do primeiro motor criado para o PAK DA (PAK DA) está […] …read more […]

Logo veremos T50 pegando fogo.

E logo veremos o F-22 derreter na chuva.

Não. nada disso.
O F-22 já está operacional, localizando alvos e lançando bombas.

Enquanto PAK-FA ainda falta 5 anos para ficar pronto, com motor de 4G, radar duvidoso. e pouca furtividade.

E ENORMES REBITES que se soltarem poderao abater varios F22 ,kkkkkkkkkkkk !

lure araujosays:

“Com 20 anos de atraso os russos lançam um projeto semelhante ao B-2”
via : HMS_TIRELESS

rsrsrsrsrs, realmente..

A Rússia passou por muita coisa nos últimos 20 anos, agora com a estabilidade os projetos de gaveta voltam pra prancheta.

O importante é que façam…. e o brasil nem isso tem!

Valeu!

Aplausos

Exatamente Francoorp. Mas claro que HMS_TIRELESS et.caterva sabem disso!! Só estão fazendo uso da má fé. Nada mais.

Aplausos (2).

Valeu!

Se fosse de má fé ele teria dito 45 anos e não 20.
Tireless foi generoso com vocês.

Se revelando um baba ovo guloso de russos , concordou com as sandices de frango ,mesmo chacotando sua terra de idiotas !

Deixa de ser precioso,kkkkk, pra que falar em latrina , tudo que se compara a brasil trash ,leva vantagens , ateh Sabumba !

“A Ucrânia é uma economia em expansão”
via: HMS_TIRELESS

rsrsrsrsrsrs 😀

Quanta evoluçao,pegaram um motor da decada de 60 e vao fazer uma plastica nele para parecer moderno , uns dizem ser pragmatismo , outros dizem ser desespero por ja nao possuirem mais os escravos nazistas e os escravos judeus , agora resta fazer firulas ,QUERO VER EH O RECHEIO ELETRONICO e OS MATERIAIS ABSORVENTES , alem da darem fim aqueles REBITES ENORMES !

Valeu , eu desconhecia este modelo ,kkk, vou procurar e acrescenta-lo na minha coleçao !

O projeto está andando, mas como disse um comentarista aqui no PB ” o que é secreto na Russia se mantém secreto”.
O PAK DA é simplesmente a atualização do que há de melhor e mais avançado na Russia, exceto o motor que será de um conceito inovador com maior potencia e baixo consumo, toda a aeronave experimentará as mesmas modificações implementadas do no PAK FA, dentre elas a estrutura totalmente inteligente, com compósitos e outras tecnologias, que além de reduzir o RCS, interagindo com a aeronave, somente o PAK FA hoje possui sua estrutura toda feita de compósitos, tendo somente a base estrutural de ligas metalicas e polímeros.
Enfim, muita inovação, e pra quem torce contra, fica o lembrete…o Tu-160 e TU-22 se mantiveram na ponta por décadas, com tecnologias e capacidades que pouquíssimas aeronaves no mundo hoje tem, imaginem o PAK DA.

Comments are closed.