Defesa & Geopolítica

FAB PÉ DE POEIRA: Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE- Grupo Ajuricaba) realiza Estágio de Observador de Defesa Antiaérea

Posted by
Estágio possui ênfase nas técnicas de locomoção, ambientação e permanência em áreas de selva

O Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE), localizado em Manaus (AM), realiza, até o dia 27 de setembro, o Estágio de Observador de Defesa Antiaérea (EOBDAAE 2018). O objetivo é capacitar militares para atuar como elos do Sistema de Defesa Antiaérea, por meio do Subsistema de Controle e Alerta, guarnecendo Postos de Vigilância (P Vig).

Os P Vig ficam situados nas zonas de sombra dos radares ou no alto de elevações, como, por exemplo, em cristas militares, emitindo o alerta antecipado quando da aproximação de aeronaves hostis que tentem ingressar no Volume de Responsabilidade da Defesa Antiaérea (VRDAAE) do local defendido, garantindo a eficácia na defesa de Pontos e Áreas Sensíveis de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por ser situado na Região Amazônica, o estágio possui ênfase nas técnicas de locomoção, ambientação e permanência em áreas de selva. Instruções como sobrevivência, topografia, contato com indígenas e nativos, entre outras, permitirão aos futuros Observadores de Defesa Antiaérea permanecer por períodos longos no terreno, exercendo suas funções operacionais. Além disso, instruções como reconhecimento de aeronaves, comunicação segura, e uso do óculos de visão noturna NVG (do inglês, Night Vision Googles), proporcionarão o conhecimento tático necessário ao cumprimento da missão.

“Sabendo da responsabilidade de atuarmos como elos do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, é de suma importância assimilarmos as instruções e assim defendermos os Pontos e Áreas Sensíveis de interesse da FAB e do Brasil. Sei que será difícil, mas ninguém me disse que seria fácil”, relatou o Soldado Riuler Henrique Leite, um dos alunos do estágio.

A cerimônia de abertura, realizada no dia 11, contou com a presença do Comandante do 2° GDAAE, Tenente-Coronel de Infantaria Gilson Resende Floriano Júnior, que ressaltou, durante suas palavras, a importância do papel do Observador de Defesa Antiaérea como último recurso na detecção de ameaças aéreas inimigas. “O alerta antecipado dos senhores proporcionará a atuação eficaz dos nossos mísseis antiaéreos. Nunca se esqueçam disso”, destacou.

Palestra

O Comandante da Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE), localizada em Brasília (DF), Brigadeiro de Infantaria Luiz Marcelo Sivero Mayworm, ministrou uma palestra com o tema: “Sistemas Antiaéreos Contemporâneos e sua aplicação pelo Poder Aéreo e Espacial”, no dia 27 de agosto, na Ala 8, em Manaus (AM).

O oficial-general ressaltou a importância da proteção de pontos e áreas de interesse elencadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e também do treinamento conjunto entre a aviação e a defesa antiaérea.

O evento contou com a presença do Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, além de oficiais aviadores e de infantaria pertencentes às Unidades Subordinadas.

Fonte: FAB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com