CZ-11 a resposta chinesa a guerra antissatélites

CZ-11 Kuaizhou2

E.M.Pinto e Dragão Vermelho

Tempos atrás, a China declarou possuir um sistema de foguetes capaz de substituir seus satélites destruídos por ataques ASAT (Armas Antissatélites) inimigos em questão de horas, afirmando estar a um passo à frente dos EUA no Desenvolvimento de Sistemas Espaciais de Resposta Rápida (SFRS).

O CZ-11 Kuaizhou consiste num sistema de guerra anit-ASAT que permite a China a substituição quase que imediata de satélites militares quando estes forem destruídos pelas armas ASAT. O sistema era alegado ter sido desenvolvido com base no míssil DF-21. Possuindo um diâmetro máximo de apenas 1,4 m, por conseguinte, era de se avaliar que este novo foguete poderia transportar uma carga relativamente leve.

De acordo com um artigo do periódico mil.huanqiu.com, a China desenvolveu e realizou primeiro vôo bem sucedido do sistema CZ-11 anti-ASAT com o foguete de 2 m de diâmetro capaz de enviar uma carga de 350 kg à órbita sincronizada com o Sol ou de 700 kg a órbita baixa da Terra.Atualmente, a maioria dos satélites de reconhecimento utiliza-se de sistemas eletro-ópticos e radar eletrônico nessas duas órbitas.

cz-11-being-launched

Num esclarecimento mais preciso sobre o programa o Hanqiu declarou que na verdade, o foguete foi desenvolvido com base no foguete DF-31, um míssil balístico intercontinental com muito mais combustível que o DF-21, que de fato consiste num míssil balístico intermediário. Não é de admirar portanto que este possa transportar uma carga muito mais pesada que o foguete para o sistema Kuaizhou anti-ASAT.cz-11

De acordo com fonte, o CZ-11 possui prontidão de 24 horas e igualmente pode colocar de volta no espaço, um satélite substituto em 24h. Este sistema utiliza combustível sólido e é armazenado em um tubo de lançamento com vários estágios.cz-11-being-erected

O tubo de lançamento pode ser transportado e suportado para lançamento a partir de um caminhão  comercial ou mesmo pela transportadora dos ICBM DF-31, o que lhe permite ser transportado e lançado de um local de lançamento aleatório em questões de horas.

CZ-11 Kuaizhou3

O foguete de propelente sólido pode ser armazenado a frio no seu lançador  e caso de emergência, pode ser lançado depois de alguma verificação e exame simples. Comparado com foguetes norte-americanos e japoneses semelhantes, o CZ-11 destaca-se pelo tempo de resposta e pelo custo operacional estimado em cerca de cinco vezes inferior aos análogos estrangeiros.

25 Comentários

  1. E pensar que em 1949 o PCC da China ainda lutava para livrar o pais do colonialismo ocidental, a partir da tomada do poder, no prazo de 50 anos, os comunistas tornaram a China a potência que ameaça ate´mesmos os USA. Enquanto o BRASIL que desde a proclamação da república aliou-se aos USA continua na mesma.

    • Não faz sentido, nos anos de 1970, depois do fracasso de Mao e da fome os chineses receberam o presidente americano Nixon. Assinaram acordos para implantação de empresas capitalistas ocidentais na China. Essas empresas deram know how para China sair do fundo do posso e hoje ela colhe os frutos. A diferença para o BRASIL é que os chineses cobram menos impostos, produzem energia na hora certa para atender o consumo e crescimento, são pragmáticos e aprendem com as multinacionais como fazer negócios, não vendem minério bruto, investem em educação prioritariamente nas ciências exatas e defendem seus interesses, etc. E não se esquecem também das Forças Armadas no mar, na terra, no ar e no espaço. Eles não culpam os americanos por nenhum fracasso, eles simplesmente aprenderam com eles como uma potencia deve fazer e fazem de tudo para ser uma também. Eles não querem ser ser soft power como os esquerdas daqui e vão passar por cima desses países iludidos com BRICS se for preciso.

      • Só pra complementar e me diferenciar:
        1. Apesar de todas as virtudes que descrevi da China, ela tem uma forma de governo próprio, com muita blindagem para quem está no poder, o povo é oprimido, e pode gerar muita corrupção, a mesma que detestamos.
        2. Para nós eu acho que um “parlamentarismo municipalista” é melhor. O legislativo somente existirá nas cidades nas “câmaras de vereadores” criando leis e fiscalizando. Se poupará dinheiro sem congresso federal, sem câmara estadual, sem senado e sem governo estadual. O povo estaria mais próximo do legislador, o vereador, aumentando o ativismo político devido a facilidade de se acessá-lo. O primeiro ministro, escolhido pelos vereadores, administra o país como no parlamentarismo tradicional. Um presidente, eleito por voto, somente representa o país, um cicerone, que pode destituir o primeiro ministro e ou dissolver o parlamento convocando eleições.
        3. O papel de cicerone também poderia ser ocupado alternativamente por um militar escolhido entre um dos generais das FAs, de maneira rotativa, por serem mais estrategistas e patriotas. Ou por um rei.
        4. Não existe liberdade imposta por revoluções de grupos narcoguerrilheiros! São corruptos por natureza!
        5. A doutrinação só escraviza a mente e faz todos pensar igual, mesmo que as ideias sejam erradas e sem fundamento.
        6. A doutrinação impõem para destruir a lógica, sua inimiga mortal.
        7. Não há riqueza e variedade de ideias na doutrinação, a variedade é punida.
        8. Mas a variedade de ideias foi o que fez surgir grandes conquistas para humanidade.
        9. A liberdade surge quando o povo toma consciência das coisas!
        10. O conhecimento e a sabedoria liberta pela lógica, porque nada é escondido, virtudes e defeitos das ideias, ações e fatos históricos.
        11. Assim o povo cuida do que é seu, sem ser manipulado por lideres suspeitos, sem precisar deles para opinar, sem ser escravo dos bolsismos ou iludido por propagandas.
        12. A capacidade lógica de pensar do indivíduo liberta, o individualismo destrói a doutrinação dos que querem escravizar os homens e mulheres desta nação.

      • Outra coisa que notei nos chineses as varias vezes que estive por lá: Eles tem vergonha da pobreza e fazem de tudo para esconde-la e/ou remedia-la. Nós aqui em banania também conhecida como Brasil Putenfia, temos orgulho de nossa pobreza, de nossas favelas (desculpem mas não sou politicamente correto) de nossa miséria que cantamos aos quatro ventos em verso e prosa.Desconfio que o que nos falta mesmo é vergonha na cara.

      • Você esqueceu de dizer que a China quando foi visitada por Nixon … era COMUNISTA e ainda diz ser COMUNISTA .. e naquela época … o Brasil viva em uma democracia de Chumbo ( que os zoiudos querem reviver ) …naquela época, o Brasil não passava de um pau mandado dos EUA …. e de lá pra cá … embora o Brasil,mesmo sendo governado pela esquerda “bolivariana” … como se constatar …tem um estado paralelo ao estado de direito … e este estado paralelo que é da direita …e que adora um golpe … ainda influência negativamente no destino do Brasil … para que seja uma nação soberana e não uma putênfia que eles tanto falam …. para eles … o bom é uma Brazil banânia nas mãos dos americanos..

      • AAAH !!! me esqueci de dizer que …. a China que se diz ser COMUNISTA é hoje a segunda maior potência econômica do mundo e já esses COMUNISTA credores dos EUA que tem contribui significativamente com a economia dos EUA …. serão a maior potencia econômica do mundo …. como também será a amaior potência em força armada do mundo

      • 1. Quando disse: “diz ser comunista”, acertou, porque dizer que é não significa “ser”. A China tem uma economia voltada para o mercado de consumo capitalista mundial, desde os anos 1970, e está inserida nele. É capitalista na economia e ditadura no governo. E sem os mercados consumidores dos EUA e Europa a China não teria atingido essa pujança, pois esses mercados foram suficientes para ela e para eles ao mesmo tempo. Estes mercados foram abertos a ela através de acordos com vantagens para ambos os lados. Troca de mão de obra barata pela implantação das empresas capitalistas para modernizar a China e inserção no comércio ocidental.
        2. Vou dizer, para seu espanto, que o comunismo utópico que as esquerdas sonham já está presente no BRASIL, há séculos, nas “aldeias indígenas”. Sociedades primitivas que vivem da caça, pesca e coleta, onde todos estão mais ou menos nivelados. Porém há um limite para que essas comunidades existam. Elas não podem ser apresentadas a busca incessante de conhecimento sobre a natureza que a sociedade moderna de consumo exige. Sociedade moderna que tem a competição como combustível e a acumulação de capital como prêmio. Capital que equivale a energia estocada, portátil e prática. Capital que possibilita ao homem, e mulher, voos mais altos que meros caçadores coletores são capazes. Para avaliar isso é só comparar: quinhentos anos atrás o BRASIL foi “descoberto” e os índios viviam da caça e coleta. O tempo passa e as comunidades indígenas mais isoladas ainda estão vivendo da caça e pesca como a mais de 500 anos, isso é o comunismo porque não há competição, é estático. O que não for isso tem capitalismo envolvido, em menor ou maior grau, basta ter um excedente para um escambo e dispara o comércio, a competição e a inovação surge, um diferencial que faz seu o produto ser mais desejado que o dos outros, todo esse trabalho permite o acumulo de energia compacta, o capital, para voos mais altos, até onde nenhum homem jamais foi. Os países capitalistas mais eficientes estão no topo do mundo hoje, EUA, Canada, UE, CHINA, Tigres Asiáticos e Japão.
        3. Se você acha que as obras de infraestrutura dos governos militares não valeram de nada, desligue só Itaipu pra ver.
        4. As esquerdadas brasileiras vem querendo dar golpe desde antes de 1922 quando fundaram o pcb e a Revolução de 1964 foi para resistir a isso. As esquerdas não deixaram a democracia brasileira se aperfeiçoar obrigando a sociedade clamar por uma resposta militar. E nem foi a primeira vez que isso aconteceu pois Vargas já tinha tido problemas com elas, esquerdas, e teve de tomar providências. Se não fosse essa sede de poder das esquerdas já teríamos uma democracia consolidada passado todos esses anos aprendendo. Elas, esquerdas, tem culpa no passado e no presente que querem esconder para manipular. Como sempre as esquerdas botam a culpa das suas falhas nos outros como último recurso.

      • Lucena, não falo de política, não tenho lado nem cor, mais tenho lido em muitos comentários (não é somente nos seus) a palavra “golpe”. Responda-me uma coisa? No impeachment do então presidente Fernando Collor, uma das vozes a gritar mais auto, foi a da atual situação (esquerda Bolivariana), devido a tanta corrupção no governo do presidente Fernando Collor. Porque hoje, quando falam em impeachment à presidente Dilma, é golpe? Afinal, o presidente Fernando Collor, também, não foi eleito pelo povo? O que mudou na constituição para ser golpe?

      • O Brasil cobra muitos impostos apenas da classe média e dos pequenos comerciantes, para os bilionários isso aqui é um paraíso fiscal.

        É um absurdo que alguém que tenha a renda de até 20 mil reais pagar a mesma alíquota de imposto de renda de quem tem renda de vários milhões por mês, como xuxa, ronaldinho, Marinhos, etc.

        É um absurdo que quem herda uma casa ou um carro pague a mesma alíquota de quem recebe bilhões por herança.

    • Francisco…

      Se olharmos para trás, vamos ver que o Brasil nunca se alinhou a ninguém de fato. Sempre buscou seu canto, politicamente falando… Mas também nunca fez direito o dever de casa… Logo…

      Durante o final do século XIX e inicio do século XX, a China foi minada por dentro, em disputas internas por poder e pela corrupção generalizada que caracterizou o final do período imperial. O Ocidente tão e somente se aproveitou disso… E não somente os países ocidentais… Japoneses, russos e quem mais quis, foi lá e tirou uma casquinha… Aliás, a expansão comunista na China foi, inicialmente, uma tentativa dos soviéticos de ampliar sua influência na Ásia… Terminou que os chineses ( Mao Tsé-Tung, em particular ) foram mais espertos e reprimiram as posições dos pró-soviéticos…

    • Pois é…eu não sei como ainda consigo gostar de ser brasileiro!
      Nós levamos uma vida de corno , nada nesse país sai do papel , nada funciona ou tem previsão de funcionar , tudo é feito numa morosidade estarrecedora!

      Só um regime revolucionário e a reconstrução das instituições do ZERO pode salvar esse país.

      • Regime revolucionário… Errado!
        É justamente esse eterno refazer de povos que esculhamba com tudo. Que o povo brasileiro não se deixe seduzir por essa falácia.
        No caso da China se percebe que é justamente a estabilidade (opressora infelizmente) com mais de 50 anos que agora está dando seus frutos.
        Aqui está o detalhe… foi a revolução ou a estabilidade que lhe ajudou no atual progresso. As matanças de Mao ajudaram no quê?
        Têm que se separar muito bem as coisas no universo chinês para se tirar boas conclusões.

        Deixemos nossa democracia (fraca) em pé.
        E vamos dar tempo ao tempo (inclusive dos atuais processos anti-corrupção, em andamento, terminarem) para que nossos frutos também possam aparecer.
        Vivemos num Brasil cheio de idas e voltas por muitas décadas (toda a república), será que essa é uma boa receita?

        O progresso imediato é ilusão de iludido revolucionário em propostas sociais mágicas.
        Mas claro que revolucionários com uma arma na mão e licença para matar se sentem realizados em suas covardes demonstrações de poder pessoal. E é essa satisfação de poder fácil que seducem os maníacos desses grupos terroristas.
        Onde tipinhos com barbas de macho (rsrsrs) o que mais desejam não é o bolso com dinheiro, mas a arma que lhe é oferecida para usar a vontade.
        (Aqui fica o ponto chave do aliciamento fácil de novos combatentes sanguinários nesse tal de ISIS… a oferta de poder proporcionado pela arma, mesmo a um fracote… é a chance que aparece dele mostrar que é o cara. A coisa monstruosa crescente ISIS extrapola a questão ideológica islâmica, seu poder de aliciamento tem muito mais a ver com medíocres que querem demonstrar poder pessoal)

      • Não , se depender destas instituições lixosas que só sabem nos roubar vamos demorar uns 200 anos para começar a sair da lama.

        CHEGA DE ESPERAR!

    • Segundo eu pude entender a sua opinião é que o Brasil não é uma grande potencia porque desde a proclamação da republica o Brasil é aliado dos EUA, é isso mesmo? Bom eu acho é que enquanto tivermos gente com opinião como a sua que busca a fonte de nossos problemas e frustrações em qualquer nação que não a nossa mesma é que continuaremos a ser um bando de bananas Como é difícil uma pessoa olhar para um espelho e encarar a si mesma e admitir que seus problemas e frustrações são resultantes de seus próprios atos e não o de outros ate porque é muito mais fácil colocar a culpa em outra pessoa o mesmo ocorre com uma nação.Que tal investirmos pesado em educação de qualidade, ciência, tecnologia e inovação como fazem as grandes potencias? Que tal nos livrarmos de uma vês por todas desse cancro que é o esquerdismo latino americano que só nos atrasa e abraçarmos de uma vês a verdadeira (e única) locomotiva produtora de riquezas que é o capitalismo baseado na educação e na meritocracia? Pensando bem, acho que você tem razão, isso tudo é muito complicado…a culpa é mesmo dos americanos!!

  2. Combustível sólido, enviar uma carga de 350 kg à órbita sincronizada com o Sol ou de 700 kg a órbita baixa da Terra. Isso tudo nós temos!?

  3. Eu defendo que ao invés de termos um porta-aviões, deveríamos investir numa força estratégica de misseis de longo alcance de fabricação 100% nacional

  4. O conhecimento para tal não é difícil.
    Mas nosso maior problema é o custo Brasil. Onde todos querem tirar sua lasquinha. Um projeto que com cem milhões seria realizado no papel, quando entra em prática vai virando uma bola de neve crescente e vira um bilhão e meio. Estamos com a praga da corrupção, no meio de todo povo e cidades, nos estorquindo vampirescamente.
    Precisamos de leis duras e punição exemplar contra esse vírus para realmente desamarrar nosso progresso.
    Infelizmente, levará ainda certo tempo para o país se conscientizar dessa necessidade.

    Enquanto isso, na China (um satélite de defesa colocado, em questão de poucas horas se necessário, em órbita de dentro de um caminhão), estamos aqui discutindo e discutindo a respeito de um único satélite de Defesa. Que ainda não foi para o espaço. rsrsrsrsr!!!
    Quanto custa um desses práticos satélites de Defesa chinês que já vem junto com o lançador? Provavelmente uma pequena fração do nosso mirabolante futuro e único satélite de Defesa-Comunicação.

  5. Só uma consideração a respeito da China: eles estão freneticamente, buscando a liderança, da forma mais eficiente que o mundo já viu, desde 1949, portanto isso não foi construído tão rápido e eles sempre obtiveram, de várias maneiras as melhores tecnologias.

  6. Esse projeto chinês é a resposta deles ao projeto americano Boeing X-37 .. como sempre mais econômico e também eficiente … até parece com aquelas bombas de U$ 20 que a resistência afegã usa para detonar os veículos de milhões de dólares dos americano … é bem prosaico.
    .
    .
    ******************
    .
    A MILITARIZAÇÃO DO ESPAÇO E A PROJEÇÃO DE PODER MILITAR PARA A DOMINAÇÃO.
    .
    Os Estados Unidos são, de longe, o maior gastador em programas espaciais relacionadas com a defesa, mas o seu conhecimento técnico também torna o país mais dependente de tais sistemas, de acordo com o relatório “Space Security 2010”.
    .
    (*)fonte : [ https://dinamicaglobal.wordpress.com/militar/a-militarizacao-do-espaco-e-a-projecao-de-poder-militar-para-a-dominacao/ ]
    .
    .
    (…) O avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA, pode permitir aos militares dos EUA substituir rapidamente os satélites abatidos durante um conflito. O avião espacial também tem atraído a especulação sobre as armas militares secretas, mas tal papel parece improvável a analistas. (…)

    • A China tem a paz forçada de um regime único, os EUA a paz forçada pelo domínio do dinheiro e da mídia nas eleições, nós somos um país dividido, cheio de autoridades que recebem dinheiro de gringos em contas na suíça.

1 Trackback / Pingback

  1. CZ-11 a resposta chinesa a guerra antissatélites | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.