Defesa & Geopolítica

CZ-11 a resposta chinesa a guerra antissatélites

Posted by

CZ-11 Kuaizhou2

E.M.Pinto e Dragão Vermelho

Tempos atrás, a China declarou possuir um sistema de foguetes capaz de substituir seus satélites destruídos por ataques ASAT (Armas Antissatélites) inimigos em questão de horas, afirmando estar a um passo à frente dos EUA no Desenvolvimento de Sistemas Espaciais de Resposta Rápida (SFRS).

O CZ-11 Kuaizhou consiste num sistema de guerra anit-ASAT que permite a China a substituição quase que imediata de satélites militares quando estes forem destruídos pelas armas ASAT. O sistema era alegado ter sido desenvolvido com base no míssil DF-21. Possuindo um diâmetro máximo de apenas 1,4 m, por conseguinte, era de se avaliar que este novo foguete poderia transportar uma carga relativamente leve.

De acordo com um artigo do periódico mil.huanqiu.com, a China desenvolveu e realizou primeiro vôo bem sucedido do sistema CZ-11 anti-ASAT com o foguete de 2 m de diâmetro capaz de enviar uma carga de 350 kg à órbita sincronizada com o Sol ou de 700 kg a órbita baixa da Terra.Atualmente, a maioria dos satélites de reconhecimento utiliza-se de sistemas eletro-ópticos e radar eletrônico nessas duas órbitas.

cz-11-being-launched

Num esclarecimento mais preciso sobre o programa o Hanqiu declarou que na verdade, o foguete foi desenvolvido com base no foguete DF-31, um míssil balístico intercontinental com muito mais combustível que o DF-21, que de fato consiste num míssil balístico intermediário. Não é de admirar portanto que este possa transportar uma carga muito mais pesada que o foguete para o sistema Kuaizhou anti-ASAT.cz-11

De acordo com fonte, o CZ-11 possui prontidão de 24 horas e igualmente pode colocar de volta no espaço, um satélite substituto em 24h. Este sistema utiliza combustível sólido e é armazenado em um tubo de lançamento com vários estágios.cz-11-being-erected

O tubo de lançamento pode ser transportado e suportado para lançamento a partir de um caminhão  comercial ou mesmo pela transportadora dos ICBM DF-31, o que lhe permite ser transportado e lançado de um local de lançamento aleatório em questões de horas.

CZ-11 Kuaizhou3

O foguete de propelente sólido pode ser armazenado a frio no seu lançador  e caso de emergência, pode ser lançado depois de alguma verificação e exame simples. Comparado com foguetes norte-americanos e japoneses semelhantes, o CZ-11 destaca-se pelo tempo de resposta e pelo custo operacional estimado em cerca de cinco vezes inferior aos análogos estrangeiros.

shared on wplocker.com