Opinião: Assad precisa recuar na Síria

Loay Mudhoon é jornalista da redação árabe da DW
Loay Mudhoon é jornalista da redação árabe da DW

Ainda não se sabe se o cessar-fogo acordado entre EUA e Rússia para o conflito sírio vai perdurar. De qualquer forma, se Bashar al-Assad não deixar o governo, a guerra não vai ter fim, opina o jornalista Loay Mudhoon.

No último dia 12 de fevereiro, as esperanças se reacenderam quando o secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, anunciaram em Munique um acordo de cessar-fogo para o sangrento conflito na Síria. Mas, duas semanas atrás, esse acordo não tinha uma chance real, porque o momento era simplesmente inconveniente do ponto de vista russo.

Enquanto isso, Moscou tomou suas providências na Síria: a intervenção russa evitou a queda do regime Bashar al-Assad, pressionado pelos rebeldes. Um lembrete: há alguns meses, as forças leais ao governante sírio não conseguiam nem mesmo defender as regiões centrais do regime, em torno da capital Damasco e do bastião alauíta Latakia.

Por meio de intensos ataques da Força Aérea russa contrs todos os rebeldes anti-Assad – sem levar em conta a população civil – e com a ajuda de combatentes do Hisbolá libanês e de diversas outras milícias xiitas do Iraque, Afeganistão e Paquistão, o regime Assad pôde até ser estabilizado.

Atualmente, a presença militar da Rússia é tão grande que poderia ajudar o regime Assad a vencer. Mas, aparentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, não quer ir tão longe. Porque isso equivaleria a uma colonização da Síria por uma aliança russo-xiita, o que poderia arrastar a Rússia para uma guerra de vários anos, brutal e dispendiosa, contra a maioria sunita na Síria.

É compreensível que o ceticismo continue grande quanto ao respeito ao cessar-fogo, que deve entrar em vigor neste sábado (27/02). Isso se deve, em primeira linha, ao fato de os fundamentos dessa trégua serem bastante frágeis. Principalmente a concessão americana que permite que a Força Aérea russa continue bombardeando a milícia radical islâmica Frente al-Nusra. Pois esse braço da Al Qaeda é ativo no norte da Síria e trabalha em conjunto com outros adversários moderados de Assad.

Mas ainda mais importante para o sucesso do cessar-fogo acordado é a capacidade de Washington e Moscou de convencer seus aliados regionais a respeitar essa trégua. Putin precisa obrigar não somente o fraco Assad a respeitar a trégua, mas também as muitas e quase incontroláveis milícias jihadistas xiitas que o regime iraniano levou até a Síria.

Enquanto isso, os EUA precisam agir sobre seus aliados Arábia Saudita e Turquia, a fim de não comprometer o possível início de um processo político. Afinal de contas, Riad e Ancara têm que convencer os oposicionistas sírios – também os grupos islâmicos – a aceitar o cessar-fogo.

No entanto, a confiança dos sunitas sauditas no governo do presidente americano, Barack Obama, foi abalada devido ao acordo nuclear com o Irã e à sua falaciosa falta de ação no conflito da Síria. Já de olho no próximo presidente na Casa Branca, em Riad e nos países do Golfo Pérsico, há meses se parte do princípio que Obama e Kerry tenham abandonado seus antigos aliados no Oriente Médio. Também por esse motivo, os sauditas reagem com irritação frente aos novos desenvolvimentos no Iêmen, no Iraque e na Síria.

Os sunitas sauditas nunca irão aceitar a restauração do regime Assad. Também por essa razão, Assad precisa recuar e dar lugar a um governo de transição. Caso contrário, a brutal guerra na Síria ainda vai durar anos.

Fonte:DW

22 Comentários

  1. Assad precisa recuar na Síria sim! A Rússia precisa entregar seus recursos naturais ao Ocidente e desfazer-se de toda a sua máquina de Guerra. A China precisa parar de fazer concorrência ao Ocidente. O Brasil precisa entregar o Pré-Sal às empresas estrangeiras, porque o Brasil não sabe Administrar (ops, desculpe, não precisa mais, já entregou para a Shell e o Pré-Sal, por isso agora sim será bem explorado). A Venezuela precisa deixar seu petróleo ser administrado por quem sabe, pela grandes petrolíferas.

    Chega de incompetência no mundo. Precisamos deixar os recursos naturais para quem sabe usá-los.

    • Ironias a parte, mas é exatamente isso… uma aulinha de Mises não faria mal aos gestores estatais… ESTADO NÃO SERVE PARA NADA… aliás… pra cobrar impostos e gastar mal o nosso dinheiro… senão rouba-lo…

      • Que nada! É que o pessoal já sabe qual é a sua verdadeira intenção neste espaço, sr. Representante de Interesses Americanos! 😀

      • Mas que bobagem, suponho então que o senhor e alguns outros sejam defensores de interesses russos ou chineses. Pelo que me consta somos todos brasileiros!!

      • “A VERDADE NÃO É MODIFICADA PELAS OPINIÕES DO VULGO E NEM PELA CONFIRMAÇÃO DA MAIORIA”… Giordano Bruno

        O que dizem de mim não modifica o que sou… “COMBATO O BOM COMBATE” contra as trevas do obscurantismo esquerdista… FATO…

        EU SOU O BOM PASTOR… não sou o LOBO DEVORADOR que afundou o país em corrupção e incompetência… o povo brasileiro já entendeu quem é o seu pastor e quem é o lobo devorador de suas riquezas… e descobriu também que morava com o lobo e não sabia… hoje sabem reconhecer a voz do pastor… aquele que frauda a entrada pelas portas da urna eletrônica viciada é o lobo devorador…

        “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
        Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
        A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
        E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
        Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”
        João 10:1-5

    • Ja falei e volto a dizer, Assado é um carniceiro e ira sacrificar todo seu povo se necessário para se perpetuar no poder, o pai também era assim. Enquanto ele estiver por lá essa guerra não terá fim. Quanto a Pudim, esta pouco se lixando pros sírios, o que ele não quer é perder influencia naquela área, o que será inevitável .

    • “A China precisa parar de fazer concorrência ao Ocidente. O Brasil precisa entregar o Pré-Sal às empresas estrangeiras, porque o Brasil não sabe Administrar (ops, desculpe, não precisa mais, já entregou para a Shell e o Pré-Sal, por isso agora sim será bem explorado). A Venezuela precisa deixar seu petróleo ser administrado por quem sabe, pela grandes petrolíferas.”

      Discurso by Foro de SP detected!

  2. Eu fico me perguntando ele vai morar na Síria caso os rebeldes assumam o controle (o que a cada dia parece menos provável), duvido que vá passar pelo litoral. Para a Síria dos males o menor, Assad não é flor que se cheire mas é laico e isso faz muita diferença.
    Sds

  3. A situação é bem complicada, essa opinião é alinhada aos interesses ocidentais e do Riad, logo, não tem lugar na mesa do Kremlim, que tem por meta alavancar a imagem de Assad e do atual governo sírio para o povo, tornando o vencedor das futuras eleições, o que hoje já não é difícil, devido ao apoio que o mesmo tem de parte do seu povo. A situação está longe de se resolver, pois Moscou não entrou nessa pra perder, e se Assad cair um outro virá no seu lugar para garantir que a Síria permaneça debaixo das asas de Moscou.

  4. Assad so recuara se Putin decidir continuar com essa farsa de acreditar em “tratados assinados” pelos imperialistas do Ocidente. Esse “acordo de tregua” e tao valido, quanto aquele assinado pelo governo da Ucrania com o governo da Nova Russia. Os islamitas nao assinaram esse acordo. quem o assinou em nome da oposicao a Assad, nao tem poder dentro da Siria. Pode haver uma tregua por uns dias, mas a guerra continuara. Estamos na Terceira Guerra Mundial. e a coisa vai se agravar.

    • ………….este cidadão joga pelo time dos perdedores, prova é que ainda chama terroristas de “rebeldes”…. ora, ou ele quer enganar a sí mesmo ou qualquer bando de tôlos que creia piamente que a Rússia vá largar a rapadura conquistada com tanto esfôrço…os russos tem ali um ponto estratégico justo no mar Mediterrâneo do qual não sairão com coisas tipo “cessar fogo”ou qualquer outra outra arapuca…esse discurso dêle está defasado……Moscou joga pesado…….

    • Já é tradição nos Estados Unidos fazer acordo e não cumpri-los. Isso aconteceu desde o século XIX, quando o governo americano fazia acordos com os índios e depois os rasgava. Para fazer outro e rasgar. E depois novamente. E novamente. Até que os índios fossem praticamente dizimados. Acho que o genocídio dos índios americanos foi talvez o maior genocídio de um povo em toda a História da Humanidade. Claro, isso Roliúde (só para os americanófilos me chamarem de analfabeto) nunca retratou. Eram os índios malvados que atacavam os comboios de famílias honestas que rumavam para o Oeste.

  5. A coisa é simples:

    Se o Assado sair, a paz tem uma chance. Com o Assado, não há chance alguma.

    Que o Vlad Putin coloque um seu íncubo no governo. Que se divida a Latákia do resto da Síria. Que se divida a Síria inteira: uma parte para os curdos, uma pros xiitas, uma pros alauítas e uma pros sunitas.

    Tanto faz. Qualquer solução é possível. Todas as soluções são negociáveis.

    O que ninguém na Síria e no mundo, incluindo Turquia e Arábia, irá mais tolerar é o Assado no poder.

    E o Vlad já percebeu isso, tanto que já está rifando seu “aliado” em troca de uma solução negociada. Mais meia dúzia de concessões de Washington e o Vlad entrega a cabeça do Assado numa bandeja e dane-se o Irã e o Hizbollah…

    Porque pro Vlad contanto que se preserve sua base militar e não se construa o oleoduto Arábia-Europa (de resto agora impraticável), tanto faz com o Assad ou sem ele.

    E porque pro Vlad o Assad no poder significa um Afeganistão sem fim, gastos sem fim – que já estão a custar caro ao combalido tesouro russo, e um deserto pra reinar.

    • vai entregar o governo para quem?
      Os rebeldes moderados dos EUA, Turquia, Arábia Saudita e outros?
      Esses mesmos rebeldes que matam qualquer um, desde crianças a idosos?
      Antes dessa guerra toda, havia um país, uma economia uma vida e agora o que existe?
      Esse é o jeito ocidental de resolver a situação, vide Iraque.
      No fim, se antes ele tivesse saído entraria um que um fantoche do interesse americano e com certeza você estaria aplaudindo.

    • “O que ninguém na Síria e no mundo, incluindo Turquia e Arábia, irá mais tolerar é o Assado no poder.”

      Em primeiro lugar, nem o mundo, nem Turquia ou Arábia podem decidir quem vai governar a Síria. Essa tarefa cabe aos sírios, unica e exclusivamente aos sírios. Ninguém dá pitaco sobre quem vai ser o próximo presidente dos EUA, dá? ou os americanos são melhores que os sírios? para você, sim, mas não para mim. E para os sírios decidirem isso é muito simples: uma boa e antiquada eleição. Não são os americanos os grandes defensores da “democracia”? então deixe o destino do Assad ser decidido por meio de eleições e não os terroristas recrutados pelo Ocidente.

      “Porque pro Vlad contanto que se preserve sua base militar e não se construa o oleoduto Arábia-Europa (de resto agora impraticável), tanto faz com o Assad ou sem ele.”

      Para os russos não basta preservar sua base militar e obstruir o oleoduto Arábia-Europa. É preciso não permitir mais que os EUA derrubem os líderes que não se sujeitam ao imperialismo. Putin assistiu o vídeo do Kadafi sendo assassinado e sodomizado três vezes e jurou que nunca mais permitiria que algo assim acontecesse novamente. Putin jurou que Assad não teria o mesmo fim. Para os russos, não basta ter seus interesses preservados, eles também têm escrúpulos, eles não entregam os amigos.

      • “Em primeiro lugar, nem o mundo, nem Turquia ou Arábia podem decidir quem vai governar a Síria. Essa tarefa cabe aos sírios, unica e exclusivamente aos sírios.”

        E será que os sírios realmente queriam Assad? Basta lembrar que antes da guerra civil ele ganhava eleições onde ele era o único candidato. Talvez hoje diante do caos que o país se tornou o povo sírio prefira Assad mas em um cenário menos conflagrado acho pouco provável que ele vencesse eleições onde tivesse de concorrer com outros.

        “Putin assistiu o vídeo do Kadafi sendo assassinado e sodomizado três vezes e jurou que nunca mais permitiria que algo assim acontecesse novamente. Putin jurou que Assad não teria o mesmo fim. Para os russos, não basta ter seus interesses preservados, eles também têm escrúpulos, eles não entregam os amigos.”

        Fico imaginando as lágrimas caindo do rosto do meganha da KGB na hora que o objeto fálico ingressou com contundência na cavidade anal do deposto ditador líbio…….e acreditar que os russos têm escrúpulos é o mesmo que acreditar em Papai Noel, Coelhinho da páscoa, em “Brasil- PuTênfia” e que o Lula não sabia de nada….rs!

Comentários não permitidos.