Campo de batalha na Síria, relatório, 26.02.2016

g

Fonte: Warfiles

Adaptação: César A. Ferreira

 O cessar-fogo na Síria está para começar nesta meia-noite.  A força aérea síria está distribuindo panfletos sobre áreas ocupadas pelo inimigo, onde consta instruções especiais para os comandantes rebeldes sobre aquilo que devem preencher, para então se transferirem ao centro de cessar-fogo de Hmeimim.

Moscou anunciou que os ataques aéreos contra as posições rebeldes continuará até às 10 horas do horário moscovita, o que corresponde à meia-noite, no tempo de Damasco. Eastern Guta, Homs norte, e Aleppo ocidental experimentaram os mais pesados ​​ataques aéreos do dia.

Província de Aleppo

O EAS – Exército Árabe Sírio, liberou totalmente a localidade de Hanasser.Antes da libertação, as forças sírias destruíram um grupo de rebeldes na aldeia de Rasm an-Nafal.

O EI – Estado Islâmico não dormiu muito na noite passada, uma vez que foi continuamente bombardeado por aviões russos que voaram em mais de 30 missões no apoio às tropas sírias.

Após libertar Hanasser, as Forças Tigre,  uma força de comandos, começou a libertar outras cidades ao longo da vitalmente  e importante rota de abastecimento para Aleppo. A brigada de elite apoiada por equipas das Forças Gueopardo 03 e 06, bem como as unidades da Guarda Republicana, do Hezbollah, e das Forças de Defesa Nacional, conseguiram libertar cinco aldeias ao longo destes dois últimos dias.

Nesta manhã, tropas sírias de operações especiais expulsaram o inimigo das aldeias Shilallah al-Saghira, Minaya e Jokhah em operações (de ataque) relâmpago. O eixo de progressão partiu de aldeias recentemente libertadas.

Em seguida, as unidades de elite lançaram um ataque contra Hawaz cuja captura levará à ocupação das elevações existentes no entorno deRaheep. O contra-ataque rebelde contra El-Hammam falhou. Também foi relatado que os últimos vilarejos ao longo da rota Hanasser-Aleppoforam libertados, abrindo assim a estrada que permite o fluxo de abastecimento para Aleppo. O inimigo foi forçado a recuar a partir deRaheeb, Rawahayb, Rasm al-Tineh e Muntar. As formações sírias começaram a varredura para limpar a estrada secundária Sheiha Hilal-Ithriyah, até então bloqueada pelos militantes.

Dá-se que as forças dp EI remanescentes na área poderiam vir a cair em uma armadilha. Eles possuem apenas uma única rota de fuga,  estreita, que os leva para Raqqa, via esta que pode ser cortada a qualquer momento. Se eles estão propensos a sobreviver, terão de recuar, caso contrário, serão mortos pela combinação das armas: de unidades de elite sírias e aeronaves de ataque russas.

A troca de tiros é contínua na própria cidade de Aleppo. Os confrontos mais graves ocorreram nos distritos de Beni-Zeid e Han al-Asal.

Província de Hama

Não foram realizadas grandes operações terrestres. Aeronaves de ataque sírias lançaram ataques contra a Al-Qaeda (Jabhat al-Nusra)concentrações de militantes perto de Wadi al-Azib, destruindo uma série de posições fortificadas e peças várias de equipamento.

Província de Deir ez-Zor

Os terroristas continuam a sondar as defesas da base aérea. Houve confrontos perto da aldeia de Beit-Dhem e o posto de controle ao sul.

Houve confrontos breves na capital provincial perto de al-Afri e ad-Jbeil.Os terroristas sofreram perdas graves após uma coluna de abastecimento ter sido emboscado.

Carro de Combate T-72, do EAS, promove apoio à infantaria. Fonte: Warfiles.
Carro de Combate T-72, do EAS, promove apoio à infantaria. Fonte: Warfiles.

Província de Homs

Os ataques aéreos sírios atingiram três sedes de militantes, destruindo um número considerável de veículos em Palmira. Jaysh al-Fath (entidade terrorista) foi bombardeada perto de Telbis onde vieram a perder um posto de comando.

Na capital da província ocorreram  escaramuças breves, registradas nos distritos de Al- Arfi e Hell Jbeil . Aqui, os terroristas sofreram perdas severas, especialmente quando foi feito fogo sobre os comboios de abastecimento, então emboscados.

Províncias de Latakia e Idlib

A 103ª Brigada da Guarda Republicana do Exército Árabe Sírio, calaram as últimas resistências nas áreas da fronteira com a província de Idlib. Ain al-Baida, localizada nas montanhas curdas foi libertada na parte da manhã. Os Comandos, desta maneira, acabaram por penetrar no território da província de Idlib, com isto,  as forças sírias avançaram 3 km em direção à fronteira com a Turquia. Os islamitas estão controlando apenas uma pequena área, uma franja de poucos quilômetros quadrados próximo a Kobane e al-Sirmaniyah.

As aeronave da Força Aérea da Síria bombardearam várias bases daJabhat al-Nusra, destruindo muito da infra-estrutura dos terroristas, além de vários equipamentos (material rodante).

Fonte:DG

11 Comentários

  1. Nessa guerra que ocorre na Síria …. se pode tirar muitas concussões e uma delas para mim que se destaca .. é que não só … e somente só com armas, por mais sofisticada que se possa ser…..garanta que se ganhe uma guerra , se caso fosse .. os americanos ganhariam as guerras; do Vietnam contra os ” homens das selvas” com sua armas “higtec” e também, contra os “homens das cavernas” no Paquistão … ( FATO ! )
    .
    Os russos mostraram na Síria isso ….. pois estes tem armas tão sofisticadas que os americanos tem porém … a diferencia entre eles …está nas estratégia de batalhas .. os russos fizeram em pouco tempo, nessa batalha que ocorre na Síria, o que os americanos não fizeram em anos por lá … ( FATO !) .
    .
    Os russos deram uma lição de estratagemas em guerra na Síria… estão dando um show em cima dos “SPIXIALISTA” emplumados do PENTÁGONO . ( FATO ! )
    .
    Com certeza… os garotinhos russos …. devem ter um roteiro bem didático de como se faz para depenar uma águia.

    • E o que me diz sobre a campanha russa no Afeganistão de 1979 a 1989? E sobre a campanha de 1994/95 na Chechênia?
      Gostaria de ouvir o que tem pra me dizer um verdadeiro ”spixialista” como você.

    • Concordo que os russo fizeram a diferença na luta siria.
      Mas algumas coisas tem que por pontos nos ís ai.

      Os russos foram escorraçados do Afeganistão no inicio dos anos 80, te contaram não?
      Os EUA estão sendo governados por um retardado que morre de medo de guerra, alias e sua plataforma politica hippie, cê ta ligado não?

      Os EUA nunca perderam uma batalha nem no Vietnã, nem No Afeganistão, nem no Iraque, você ta sabendo não? O que ocorre e que os EUA tem uma opinião publica atuante e extremamente critica, nos EUA não se perde guerra no campo de batalha, mas se perde guerra na opinião publica estadunidenses, principalmente devido aos gastos, efeitos colaterais em veteranos de guarra, e cenas de barbáries que ocorrem em toda guerra. Algo que não ocorre em uma Russia ou China por exemplo, seus governos estão pouco de lixando para opinião publica local se duvida de olhada em videos do massacre da Praça da Paz Celestial na China ou as “gripes radiativas” que dissidentes do governo russo costumam pegar estranhamente antes de morrerem deformados.
      _
      Uma curiosidade, o exercito brasileiro e um dos poucos do mundo que podem se gabar de nunca ter perdido uma guerra, portanto e um dos poucos que tem por direito de protocolo internacional sempre entrar em algum evento ou solenidade com a sua bandeira na vertical 😀

  2. Não estou defendendo os russos,e realmente deixaram a desejar,no Afeganistão,Chechênia e Geórgia,mas vejo na época dos fatos, arrogância de super-potência.Agora pelo jeito aprenderam.São vistas nova táticas na Ucrânia,a Anexação da Criméia e a campanha na Síria.Mostrando armas,fazendo propaganda,e treinamento real e mais tato nas questões,como do avião abatido,e mostrando para o mundo a onde a bomba cai,e os vídeos,de desvio de petróleo fartamente mostrados na web.

1 Trackback / Pingback

  1. Campo de batalha na Síria, relatório, 26.02.2016 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.