Primeira análise Part III: Boomerang

boomerang_bmp_1021-1021x483 Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Os primeiros veículos de pré-produção entregues para testes operacionais foram revelados publicamente antes do desfile em 09 de maio de 2015. Após esses testes o fabricante, VPK  espera encomendas para 2.000 veículos em várias configurações.

O Boomerang é o veículo blindado de combate de infantaria AFV sobre rodas  8 × 8 mais recente desenvolvido na Rússia. Seu design introduz alterações significativas em relação aos tradicionais BTR-60, 70 e 80, que estão em serviço desde o início dos anos 1960.

VPK , o designer e fabricante dos veículos de combate russos sobre rodas, preferiu investir no BTR-90, uma versão mais poderosa, bem-armada do sucesso BTR-60-70-80, dos quais 25.000 foram produzidas ao longo dos últimos 50 anos. Mas os militares russos queriam algo mais. A VPK arquivou o BTR-90 , modificou o BTR-80 para o BTR-82 como uma solução temporária e começou a projetar uma nova plataforma  8 × 8 para atender as necessidades militares russas cujo requisito foi emitido em 2011.

boomerangifv1021
O Infantry Fighting Vehicle, Boomerang  movendo em direção a Moscou para a praça  vermelha antes da Parada dos 70 anos da vitória – 9 de maio de 2015. Foi a primeira aparição pública do novo veículo de combate russo 8 × 8 . Foto: Vitaly Kuzmin.

Os primeiros protótipos do Boomerang foram entregues em 2013. Os primeiros veículos de pré-produção entregues para testes operacionais foram exibidos publicamente em 2015. Após esses testes VPK aguardará ordens para 2.000 veículos, em várias configurações.

O Boomerang é operado por uma tripulação de três pessoas, e tem uma capacidade de carga de 9 soldados. Em linha com outros modernos APC 8 × 8, seu compartimento de combate é mais espaçoso que os BTRs anteriores.

O seu motor, está localizado no lado direito e a sua torreta, montada sobre o convés, é blindada e não obstrui o seu espaço interno. Este layout permite que as tropas saiam pela rampa traseira, semelhante aos  BMP. Esta capacidade era incomum  nos veículos militares russos 8 × 8 ate´então.

btr82_parade725
BTR-82 é a última versão da família de 8 × 8 veículos produzidos pela VPK desde 1959. Foto BTR-60-70-80: Vitaly Kuzmin

Seus modelos anteriores o BTR-82 , seguiu o mesmo design introduzido no BTR-60, que usou portas laterais para acesso da tropa, uma vez que os motores impediam o acesso à cápsula protegida pela seção traseira, enquanto isso, a torre tripulada e armada com uma arma 14,5 mm bloqueava a saída pela frente do veículo.

A única saída foi lançar portas de acesso pela parte superior do lado, ou por escotilhas pessoais na parte superior e lateral. Isto provou ser uma grande desvantagem em combate, especialmente quando as tropas tinham que desembarcar do veículo exposto ao fogo inimigo de frente e de lado. Ele também limita as comunicações entre a tripulação e o pelotão desembarcado durante a operação.

Alvos fáceis os periscópios pessoais onde ateava-se fogo. Em vez disso, o Boomerang proporciona uma vista panorâmica gerada por câmeras de vídeo, abrangendo o veículo por 360 graus (3).

Duas escotilhas são montadas no topo (7), mantendo algumas das funções para as tropas. Esses portais são provavelmente bloqueados em modelos equipados com sistemas de proteção ativos.

O Boomerang é construído com uma abordagem diferente – permitindo a mobilidade proteção a um esquadrão de infantaria, ao fornecer apoio de fogo para eles, tanto em movimento como em posições fixas. É uma plataforma maior do que o seu antecessor, também mais pesado e mais poderoso.

Em oposição a armadura de aço simples de seu antecessor, o Boomerang possui blindagem composta e modular, combinando diferentes materiais e um  sistema de proteção ativa opcional (6). (Esse sistema não era visível nas fotos que obtivemos até agora, mas é mostrado um o qual aparece no modelo divulgado pelo Ministério da Defesa russo).

O veículo está protegido com uma armadura adicional, modular na parte da frente, o que também pode ser parte de uma placa de protecção de ventre (8). O casco em forma de V é desenhado para desviar explosão distância do chão, no caso de uma mina ou explosão IED debaixo do veículo, ou sob uma roda. Boomerang pode ser equipada com uma armadura mais pesada, mas tal configuração é provavelmente danos sua capacidade de flutuação.

Como os Kurganets-25, o Boomerang vem em dois modelos básicos, diferindo entre si pelo tipo de armamento com que são equipados – um veículo de combate de infantaria blindada (1) com a torre KBP EPOCH (2), sistema de armas controlados à distância ( RWS) equipado com um único  canhão 2A42 30 mm, metralhadora coaxial 7,62 mm e quatro mísseis Kornet-EM.

Estas são melhoria significativa sobre as armas 14,5 mm da torre de metralhadora pesada do BTR-82. O veículo blindado é armado com uma metralhadora menor RWS, 12,7 mm (5).

boomerang_propeller425
O Boomerang é alimentado por um motor diesel turbo de 500 hp. o veículo tem uma tração integral mais propulsão extra para os dois jatos d’água utilizados para operações anfíbias. Foto: Vitaly Kuzmin

O Boomerang é alimentado por um único motor diesel turbo, o mesmo tipo que alimenta os Kurganets-25. É um veículo 8 × 8, com direção sobre os dois eixos dianteiros. Todas as rodas utilizam suspensão MacPherson(4), com duas rodas dianteiras e traseiras equipadas com amortecedores de choque duplo.

O trem de acionamento também tem duas extensões que alimentam os jatos de água para operação anfíbia (10). Um disjuntor de onda de dobragem montado acima da borda frontal, extraído para ser liberado para limpar o convés enquanto estiver operando em água(9) .

Outras variantes que devem seguir incluem uma arma automotora, um porta-obuseiro, um veículo de comando e outras variantes de apoio a combate. Uma variante 8 × 8 do veículo chamado ” ATOM “foi exibido na RAE 2013 Expo em Nizhny Tagil  e era equipado com um canhão de 57 mm. Na época o ATOM foi apresentado como um esforço colaborativo entre Uralvagonzavod (UVZ) e  Renault Trucks  França.

boomerang_rearview_725
Ao contrário do BTR-82 o Boomerang tem uma rampa de acesso traseiro e porta. O veículo também tem duas escotilhas no deck superior, mas ao contrário do BTR-82, não tem portas de disparo, exceto a porta traseira colocada sobre a porta traseira.
Um conjunto de câmeras periféricas (dois são vistos acima da porta) fornece o conhecimento da situação para a tripulação e das tropas dentro. Foto: Vitaly Kuzmin
boomerang_front_wavebreaker_belly_protection
O Boomerang tem um quebra-mar na frente, implantado quando o veículo entra na água. A barriga também é protegida por uma armadura vista na parte da frente mais baixa. Foto: Vitaly Kuzmin
Bumerang_side_view1021
O 8 × 8 Boomerang usa o mecanismo de tração nas quatro rodas. Esta imagem mostra claramente que os dois eixos dianteiros são orientáveis. Foto: Bastião Karpenko.

Fonte: Defence Update

4 Comentários

  1. Cá pra nós, o BTR é um troço muito esquisito e de aparência frágil mas este Boomerang é realmente show. Se for tudo isso que estão mostrando será um dos melhores carros de combate 8×8 sobre rodas do mercado.
    O Guarani nosso é interessante também, apesar de 6×6 e parecer menos blindado que este modelo russo.
    Abraço,

    • No caso deste vídeo, dada a variedade…Mais correto seria dizer ‘veículos blindados’, ao invés de “tanques”, como fiz acima…

1 Trackback / Pingback

  1. Primeira análise Part III: Boomerang | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.