Ucrânia deve temer o FMI, não a Rússia

As relações econômicas entre a Ucrânia, o FMI e várias organizações intergovernamentais podem levar à catástrofe neste país, opina o jornalista norte-americano James Carden.

A política do FMI à relação da Ucrânia pode levar à ruína da economia no país, opinou James Carden no seu artigo publicada na segunda-feira, 2 de fevereiro, na revista The National Interest.

Carden cita a posição de outro jornalista norte-americano, Tom Friedman, e do bilionário George Soros, que são de opinião que a Rússia é responsável pela situação na Ucrânia. Mas o jornalista escreve que é o FMI que representa a maior ameaça.

James Carden cita também a opinião de economista da Universidade de Missouri-Kansas City, Michael Hudson, de que a política do FMI e de outras organizações intergovernamentais leva à recessão na economia.

“O novo pensamento econômico do neoliberalismo pressupõe que a privatização da infraestrutura pública pode tornar os investidores ricos. Os credores irão fornecer empréstimos e receber garantias seguras [que significa garantias do empréstimo, ou seja, a propriedade que é transferida para o credor como garantia de reembolso – Ed.], e os titulares das ações obterão rendas financeiras, sendo limitados apenas pela sua própria incapacidade de eliminar a regulação estatal, dirigida contra rendimentos inesperados”, pensa Hudson.

O jornalista norte-americano continua a citar o economista:

“Quando é a renda financeira que empobrece a economia, a solução financeira para o FMI e outras organizações intergovernamentais é emprestar aos governos a quantidade suficiente de moeda estrangeira para pagar a seus credores estrangeiros – e forçar os contribuintes a pagar a transferência da carga fiscal do sistema financeiro, imobiliário e monopólios para o trabalho. O resultado será a recessão na economia”.

Segundo Carden escreveu no seu artigo, a política adotada por FMI levará a uma catástrofe semelhante à que ocorreu na Rússia nos anos 1990 e na Argentina entre anos 1998 e 2002.

Fonte: Sputnik

 

3 Comentários

  1. Quem roubou o ouro da Ucrania, na surdina da noite, imediatamente apos o golpe de estado que depos o president eleito e o substituiu com o fantoche preferido dos EUA, o YATS, Segundo a Secretaria de Estado para assuntos no Leste Europeu, Victoria Nuland.. Numa entrevista que ainda pode ser ouvido no You Tube quando ela disse Fuckl Europe. Foda-se Europa, ela disse que os EUA gastaram nos ultimos 5 anos $5 bilhoes de dolares para criar condicoes para YATS e seu grupo assumiremk o poder na Ucrania Quem roub ou esse ouro sao os mesmos que estao querendo que os ucranianos lutam contra os russos ate o ultimo soldado ucraniano. Esse sao os mafiosos com quem devem-se preocupar os ucranianos..

  2. O FMI é uma instituição pensada para compensar os donos das bancas mundiais por eventuais perdas em seus investimentos. É o grande agiota mundial, que não tem pudores de pedir o sangue de povos fracos para manter seus lucros. Seu problema não são as vidas humanas, seus cerebros estão a serviço do dinheiro, consequentemente de quem os tem.

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia deve temer o FMI, não a Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.