Odebrecht planeja criar polo de defesa em S. José

Proposta da multinacional brasileira é desenvolver um centro de pesquisas no Parque Tecnológico

Por FILIPE MANOUKIAN

O grupo Odebrecht pretende capitanear a instalação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Defesa no Parque Tecnológico de São José.

A multinacional brasileira, inclusive, já criou uma subdivisão chamada ODT (Odebrecht Defesa e Tecnologia). O avanço do grupo na área de defesa e segurança vem se caracterizando desde março último, quando assumiu o controle acionário da empresa joseense Mectron Engenharia.

Criada em 1991, a Mectron opera como integradora de sistemas complexos para os mercados de defesa e aeroespacial, desenvolvendo e fabricando produtos de alta tecnologia tanto para uso civil quanto militar.

A intenção da Odebrecht foi noticiada com exclusividade por O VALE, na coluna de Roberto Wagner, publicada no último domingo.

A proposta da Odebrecht em criar um centro de pesquisas é bem vista pela direção do Parque Tecnológico de São José. “A Odebrecht nos mandou uma carta manifestando interesse de se instalar no parque. De imediato, respondi que a intenção é totalmente aceita e bem-vinda”, afirmou o diretor-geral do Parque, José Raimundo Braga Coelho.

Assessor de Planejamento em Comunicação do governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB), Felício Ramuth também comemorou a intenção da Odebrecht.

“A Odebrecht já está investindo na cidade e isso contribui, e muito, na geração de receitas. A vinda dela ao Parque vem para coroar esses investimentos”, disse.

“Um dos eixos do Parque é exatamente a área de defesa. Toda a equipe da prefeitura já está mobilizada para a concretização dessa nova parceria”, emendou.

Pesquisa.
O Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Defesa funcionará como outros quatro centros de tecnologia do Parque.

Uma grande empresa faz o papel de âncora do centro. A direção do Parque articula parcerias com outras empresas e centros de pesquisa.

“É um Centro de Desenvolvimento, não a instalação de uma empresa. A ideia é construir parcerias para desenvolvermos tecnologias na área de defesa, tendo como âncora desse centro a ODT”, afirmou o diretor do Parque.

O Parque Tecnológico já possui Centros de Desenvolvimento de Tecnologias nas áreas de aeronáutica, saúde, energia e recursos hídricos e saneamento ambiental.

“Depois desse primeiro contato da Odebrecht, estamos desenhando o projeto. Em julho, uma comitiva da empresa deverá vir a São José discutir melhor a ideia junto à prefeitura. A partir daí, partimos para os finalmentes”, emendou Braga.

A Odebrecht não se manifestou ontem. Em sua página na internet, eles dão ênfase à formação de equipes de alto desempenho, para desenvolver produtos estratégicos, inovadores e com tecnologias customizadas na área de defesa.

Fonte: O Vale

14 Comentários

  1. Um marco na defesa nacional foi a entrada da Odebrecht.
    …. A Odebrecht tem expertise no que move o maior mercado militar do mundo, os EUA, que é o….
    —> LOBBY!
    O congresso estadunidense é movido por Lobby $$$.

    …Se mais grandes empresas adentrarem neste setor, tipo Camargo Correia, OAS, Queiroz Galvão, CSN…
    Os políticos tupiniquins não terão pra onde correr.
    Emendas parlamentares, leis, PEC pra aumentar orçamento.
    …Política fala a língua do $$$ e nisso lobista é expert.

    Bendita parceria “estratégica” com os franceses, que casou DCNS e Odebrecht, contratos bilionários sem licitação, na defesa pode, é o sonho das empreiteiras e dos políticos “nacionalistas” preucupados com o bem, ou bens, da Nação.

  2. neoclio,
    .
    É isto aí…se para equipar adequadamente nossas F.A, depender de apelar somente para o patriotismo, vai secar a língua falando e não vai adiantar, neste caso o loby é essencial.

  3. Espero que seja um centro de Desenvolvimento e Pesquisas mesmo, e não apenas uma forma de disfarçar compras de tecnologias de uma EADS, por exemplo.

    []’s

  4. Não vejo como positiva essa centralização. São José dos Campos tem inúmeros centros de pesquisa e tecnologia: ITA, universisades públicas e centros de ensino financiados pelas próprias empresas da cidade e região.

    Acho que já está na hora de levarmos a indústria de alta tecnologia e os mais valiosos cientistas e pesquisadores para outras regiões do país. O Nordeste é uma boa. Sei lá, precisamos levar desenvolvimento às outras cidades.

    Em todo caso não deixa de ser uma excelente notícia.

  5. Que não se permita que nada parecido com a antiga, anacrônica e ineficiente “Lei da Informática” seja criada na área de defesa.
    O “incentivo” patrocinado por meio de reserva de mercado se mostrou ineficaz, acarretando a dependência tecnológica de no mínimo duas décadas contra o qual o Brasil vem recentemente tentando compensar.
    O preço dos equipamentos localmente é aproximadamente o dobro do cobrado nos EUA, o que agravado pelos impostos diretos e indiretos dificultam o crescimento da inserção digital de grande parte da população brasileira.

  6. neoclio disse tudo. Se quizermos ser grandes, a regra básica atual é exatamente o que ele escreveu. Não que concorde, mas é a realidade.

  7. São José???????
    .
    Em que Estado da federação fica esse município. – Santa Catarina ??? Difícil compreensão…

Comentários não permitidos.