Defesa & Geopolítica

Odebrecht planeja criar polo de defesa em S. José

Posted by

Proposta da multinacional brasileira é desenvolver um centro de pesquisas no Parque Tecnológico

Por FILIPE MANOUKIAN

O grupo Odebrecht pretende capitanear a instalação de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Defesa no Parque Tecnológico de São José.

A multinacional brasileira, inclusive, já criou uma subdivisão chamada ODT (Odebrecht Defesa e Tecnologia). O avanço do grupo na área de defesa e segurança vem se caracterizando desde março último, quando assumiu o controle acionário da empresa joseense Mectron Engenharia.

Criada em 1991, a Mectron opera como integradora de sistemas complexos para os mercados de defesa e aeroespacial, desenvolvendo e fabricando produtos de alta tecnologia tanto para uso civil quanto militar.

A intenção da Odebrecht foi noticiada com exclusividade por O VALE, na coluna de Roberto Wagner, publicada no último domingo.

A proposta da Odebrecht em criar um centro de pesquisas é bem vista pela direção do Parque Tecnológico de São José. “A Odebrecht nos mandou uma carta manifestando interesse de se instalar no parque. De imediato, respondi que a intenção é totalmente aceita e bem-vinda”, afirmou o diretor-geral do Parque, José Raimundo Braga Coelho.

Assessor de Planejamento em Comunicação do governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB), Felício Ramuth também comemorou a intenção da Odebrecht.

“A Odebrecht já está investindo na cidade e isso contribui, e muito, na geração de receitas. A vinda dela ao Parque vem para coroar esses investimentos”, disse.

“Um dos eixos do Parque é exatamente a área de defesa. Toda a equipe da prefeitura já está mobilizada para a concretização dessa nova parceria”, emendou.

Pesquisa.
O Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Defesa funcionará como outros quatro centros de tecnologia do Parque.

Uma grande empresa faz o papel de âncora do centro. A direção do Parque articula parcerias com outras empresas e centros de pesquisa.

“É um Centro de Desenvolvimento, não a instalação de uma empresa. A ideia é construir parcerias para desenvolvermos tecnologias na área de defesa, tendo como âncora desse centro a ODT”, afirmou o diretor do Parque.

O Parque Tecnológico já possui Centros de Desenvolvimento de Tecnologias nas áreas de aeronáutica, saúde, energia e recursos hídricos e saneamento ambiental.

“Depois desse primeiro contato da Odebrecht, estamos desenhando o projeto. Em julho, uma comitiva da empresa deverá vir a São José discutir melhor a ideia junto à prefeitura. A partir daí, partimos para os finalmentes”, emendou Braga.

A Odebrecht não se manifestou ontem. Em sua página na internet, eles dão ênfase à formação de equipes de alto desempenho, para desenvolver produtos estratégicos, inovadores e com tecnologias customizadas na área de defesa.

Fonte: O Vale

14 Comments

shared on wplocker.com