A Festa da Aviação de Caça fica AZUL.

http://www.ww2incolor.com/d/16634-5/senta_a_pa_insignia.jpg

Considerado um dos mais tradicionais eventos da Força Aérea Brasileira (FAB), a (RAC – 2011) Reunião da Aviação de Caça foi comemorada na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro com uma grande surpresa, uma homenagem das mais belas vistas até hoje.

Em primeira mão, o EMB-195 prefixo (PR-AYS) da AZUL Linhas Aéreas com o emblema do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Com o “Céu de Brigadeiro” literalmente Azul. O avião foi apresentado nesta sexta-feira (22/04/2011), na cerimônia do Dia de Aviação de Caça. Depois de um vôo escoltado por duas ( F-5EM) do 1° Grupo de Caça, a aeronave foi batizada de JAMBOCK AZUL, na  presença de Veteranos e Militares e convidados, o Plano Brasil estava presente, notamos os cortes da Defesa e a falta dos Caça Mirage F-2000 do 1° GDA  da Força Aérea Brasileira,

”SENTA A PÚA BRASI”! VOAR, COMBATER E VENCER!!!

Mais sobre o código JAMBOCK

A palavra teve origem na Indonésia. Havia uma vara de madeira para castigar escravos, chamada por eles de Sambok. Posteriormente, a palavra e o instrumento de tortura emigraram para a Malásia. Quando os escravos malaios foram levados pelos ingleses para a África do Sul, introduziram o Sambok na língua afrikaan, em 1804, com a mesma grafia. Os sul-africanos brancos passaram a adotá-la em seu vocabulário escrevendo-a de modo diferente: Sjambok

Na África do Sul o Sjambok de madeira foi substituído por um chicote feito com couro de rinoceronte ou hipopótamo velho, utilizado como instrumento de tortura contra escravos.

Hoje, alguns fazendeiros conservadores ainda usam o Sjambok para castigar os filhos e os empregados que cometem pequenas faltas. A palavra é encontrada no pequeno Dicionário Oxford (inglês-afrikaan), edição atual, escrita em 1804: Sjambok

Em outubro de 1944, o 1o Grupo de Caça recebeu na Itália a palavra Jambock como código de identificação, com grafia diferente. Caiu o “S” inicial de Sjambok, sendo americanizada com um “C” antes do “K”.

Por uma ironia dos fatos, o chicote utilizado pelos brancos contra os escravos africanos, indonésios e malaios passou a ser usado contra os “arianos puros” de Adolf Hitler, manejados por brasileiros livres que foram à Itália defender a liberdade e a democracia.

Hoje os jovens Jambocks de Santa Cruz, voando os velozes F-5 nos céus do Brasil, tal quais os Veteranos nos Thunderbolts nos da Itália, se identificam no ar, usando orgulhosamente o mesmo código, tradição legada pela unidade guerreira que tanto se destacou no Vale do Pó.

Fonte: ABRA-PC


Agradecimentos:

Brigadeiro Bhering – Diretor do MUSAL

Tenente-Coronel Fazio – Comandante do 1° GaVca

Tenente-Coronel Sérgio Bastos – BASC

Comandante Miguel Dau – Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Repórter e Fotógrafo Plano Brasil- Ricardo Pereira e Bruno Jordão

30 Comentários

  1. VOCES JA OUVIRAM FALAR DESTE HOMEM,BRIGADEIRO FRANCISCO DE ASSIS CORREIA DE MELLO QUE FICOU CONHECIDO COMO BRIGADEIRO MELLO MALUCO…Os antigos Caçadores da FAB conhecem suas estorias e extrepolias.Era tido como um idolo por seus colegas pilotos de Caça,temido por adversos.Contam que ele usava um lenço diferente dos demais no pescoço e que quando surgia no horizonte dos céus da Europa não ficava avião nenhum na sua reta,todos fugiam ate os Brasileiros pois sabiam que o cara era o bicho voando.Passou com seu avião por baixo do viaduto de Cascadura RJ,intentava passar por dentro do tunel de copacabana mas entupiram o tunel com caminhões e bondes para impedi-lo.Apos a guerra em uma comemoração nos Afonsos com a presença de autoridades e oficiais aliados o comando por precaução o deteu sobre guarda no alojamento proibindo que ele saisse.De subito abre-se a porta do hangar e la vem ele em seu Thanderboult e seu lendario lenço.Todos com olhos arregalados olhando seus malabarismos no ar e em um rasante fez todos os com peitos emedalhados atirarem-se no chão.Raspou o chão com a cauda de sua aeronave.Do avião jogava sua trouxa de roupas certinho no tanque da casa da noiva em Realengo e quando com ela se aborrecia dava um rasante sobre o telhado levantando as telhas.Este bravo e lendario Caçador chegou a ser MA no governo Juscelino Kubitschek.Ingressou na FAB em 1941 com a sua criação.Hoje ele é uma lenda e muitos ate acham que são lendas da FAB como se essas coisas não fossem possiveis mas nada é impossivel a aquele que tem genetica de guerreiro e é ungido.Com muita alegria e orgulho posso dizer ter no meu DNA o DNA dele e de alguns outros ate mais notorios em nossa historia.Uma nação sobrerana e livre se faz com homens de coragem e abnegação em prol da Patria…Brasil acima de tudo.Liberdade….Senta a Puá…Parabens Caçadores voces são os melhores pilotos do mundo e orgulho para todo o nosso povo.

  2. Nilo e Eduardo…

    O dono da Azul é Brasileiro e nascido no estado de São Paulo mas filhos de americanos. Morou no Brasil até os 5 anos. Saudações

  3. Sayd Jarral, perfeito, era o recadinho que ia dar ao Nilo, tanto é verdade, que com pouco tempo ele conseguiu montar a Azul, e ter varios destinos (linhas). Jet Blue, e a Azul, um só dono, e a cidadania dele de brasileiro é um fato que não se pode negar, o pai, um Pastor evangelico, que atuou no Brasil, por muitos anos.

  4. Esquadrão Jambock é homenageado pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

    (Rio de Janeiro) – Em um dia de sol forte na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), foi realizada mais uma cerimônia de comemoração ao dia da aviação de caça, 22 de abril, dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira realizou o maior número de surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

    Porém esse ano uma homenagem diferente chamou a atenção de todos, e encheu a todos os presentes de orgulho. A companhia aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras batizou uma de suas aeronaves de “Jambock Azul”, homenageando o esquadrão que atuara na Itália. A aeronave ostenta também a “bolacha” do Senta a Pua em sua fuselagem com a seguinte frase logo abaixo: “Homenagem da Azul aos heróis do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira”.

    A aeronave, um Embraer 190, chegara a base mais cedo pilotada pelo Comandante Miguel Dau, piloto da Azul e ex piloto do esquadrão Jambock, e escoltada por dois caças F-5EM do Esquadrão Jambock. Um momento muito significativo, pois se trata de uma aeronave brasileira, operada por uma companhia aérea brasileira, homenageando os heróis brasileiros.

    O batismo foi o ponto alto da cerimônia, quando o veterano dos Jambock, brigadeiro Rui Moreira Lima, ao retirar a bandeira que cobria o emblema do Senta a Pua, virou para os presentes e gritou a plenos pulmões, “Senta a Pua!”, ao que todos responderam em igual intensidade gritando “Brasil!”.

    Após a formatura que contou com várias passagens baixas de dois F-5EM e dois A-1B, todos se dirigiram ao estande de tiro para a demonstração operacional. Lá foram empregadas 16 bombas de queda livre e duas rajadas de 30mm das aeronaves A-1A. Um par de bombas lançado de uma aeronave A-1A acertou em cheio o alvo simulado, causando uma considerável explosão que dizimou a estrutura e fez todos os espectadores vibrarem com a precisão.

    Apesar dos cortes orçamentários nas Forças Armadas, a FAB mostrou operacionalidade e profissionalismo, mas acima de tudo, mostrou como sempre o imensurável respeito à sua história, à sua origem.

    NOSSOS PILOTOS PONTA DE LANÇA MERECEM MUITO MAIS, NOSSA CONSIDERAÇÃO , RESPEITO E CONFIANÇA, SABEMOS QUE SÃO ELES QUEM ENFRENTARAO INIMIGOS, MUITAS VEZES MELHOR APARELHADO, MAS JÁ DEMOSNTRARAM CAPACIDADE E DESTREZA NA II GUERRA MUNDIAL E SABEMOS QUE ESTÃO CAPACITADOS PARA TODO TIPO DE MISSÃO.

    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  5. Caro Sayd conheço a biografia.
    O David é um mormom de pais americanos, como outros filhos de americanos nascidos em outros paises, tem residencia fixa no EUA com sua esposa e filhos, veio ao Brasil por oportunidade de negocio depois do fracasso da JetBlue,
    a sua formação cultural, intelectual, empresarial é americana.
    Não tira o brilho da importancia da homenagem – muito pelo contrario – torna mais ainda relevante – pelo respeito que ele tem demonstrado por esse pais.
    Seu comportamento diverge de outro empresario do mesmo ramo de negocios
    – Nenê Constantino – GOL.
    Eu não disse que ele não é Brasileiro, eu disse que ele é americano…PUTZ…..kkkkkkkkk

  6. Interessante é o mascote : um avestruz que corre nas nuvens.
    Isso é um simbolo de superação . Uma ave que não voa lutando no ceu com as águias americanas e alemãs.

    Deveriamos utilizar ele como simbolo para o programa espacial brasileiro e incluir o lema : “Até as estrelas,mesmo contra todos.”

    Comos será que esta frase ficaria em latim?

  7. É por essas e tantas outras que a cada dia que passa, eu fico um pouco mais fã dessa simpática Companhia.

    Vida longa à simpática Companhia Azul Linhas Aéreas

  8. Perai! nasceu no brasil ,pais americanos,ficou aqui ate 5 anos de idade,recebeu educaçao nos stats,ele so foi registrado no brasil macacada,sua cultura e doutrina sao americanas,o vinculo dele com o pais e´zero,ele e´americano da gema.Ele como outros homens de negocios sabem aonde investir seu dinheiro.Um cavalheiro,que sabe como bajular esquerdistas derrotados distraidos inrrustidos.O cara possui dupla nacionalidade,uma cultural e outra por conviniencia!

  9. uma data que não poder ser esquecida já mais pena que eu perdi esse dia no colégio militar é uma pena pois eu ia para uma excursão para ver isso ai que ta nas foto eu não devia ter indo para aibaia

  10. Nilo, você é um artista, de repente é uma estrela rosa, depois uma figura num quadro azul. Com relação ao Nenê Constantino, pelos noticiários, ele é mais do que um empresário, é um assassino que envergonha os cidadãos de bem deste país, pois o mesmo não fica preso, ele é também uma vergonha pra justiça brasileira, que não consegue prender um mal caráter que tem dinheiro. Como diz o Tiririca:”com Tiririca na política pior não fica”. É uma pena que muitos brasileiros ainda querem protestar dando o seu voto, para uma pessoa sem condições de representar o povo brasileiro. Por este motivo a justiça não funciona, pois as leis são elaboradas pelos Tiriricas do Congresso. Quanto a Jet Blue, é uma das maiores companhia aérea dos EUA, que vende passagem com preço mais accessível do que as outras, exatamente por não manter um serviço completo de bordo.

  11. Carlos Augusto…Recadinho….Artista…UAU, ULALA!!!!
    Obrigado pela informação da JetBlue.
    Uma empresa necessariamente não baixa preço condicionada a uma diminuição na qualidade seu serviços como acredito que voce já sabe,
    no caso dessa empresa Divid introduziu procedimentos revolucinarios que ajudaram a baixar os custos repassados aos clientes e ofereceu outros beneficios antes inexistentes em empresas aereas.

  12. Saquei!!!

    Mas em uma entrevista na TV, ele foi indagado como um americano que compra Embraer, e ele não retrucou dizendo que tem nacionalidade brasileira…

    … Mas enfim… É o único que apostou num modelo que faz sucesso lá fora e não aqui!!!

  13. Sayd, eu trabalhei em uma agencia de publicidade e tive a oportunidade de conhecer o dono da Azul.
    Ele pode até ter nascido aqui, mas nao fala nenhuma palavra em portugues, apenas rasga algumas palavras.
    concerteza nao deve ser o tipo patriótico

  14. Extranho um Avestruz,uma ave que não voa e que nem ao menos é de nossa fauna mas parece que quando criaram nossos esquadrões os mesmos foram criados por Americanos e devem ter recebidos destes o emblema de identificação.O escudo do Avestruz embora tendo o cruzeiro do sul e as cores do emblema lembram a bandeira Americana.

  15. Se o Tiririca se candidatar à Presidência da República eu voto nele. Estou falando sério.
    Motivo: Se o Lula ganhou, ele também merece ganhar.
    KKKKKKKKKK
    O Brasil não é um país sério, e tão cedo não será.
    Essa nação só entrará na linha, se adotarmos o Regime da China com Tiro na Nuca, por no mínimo 30 anos.
    Quantos políticos brasileiros corruptos estão efetivamente na cadeia ? Raríssimos casos.

  16. Acho curiosa essa estória do BRIGADEIRO MELLO MALUCO. A FAB não fez praticamente dog fights na II Guerra. A luftwaffe já estava derrotada na Itália quando o P47 brazucas entraram em ação. Foi só alvo ao solo mesmo! Acho que lá de baixo não dava pra ver o lenço.

  17. MARCELLO…Não dava pra ver o lenço né talvez o amigo se esqueceu ou desconhece que antes dela estar na Italia eles ja faziam escoltas no Atlantico né.E se o amigo procurar mais achara outras coisas tambem a respeito dele.Foi um dos cabeças no golpe de 64 mas eles tinham acertado que seria por 4 ou 6 meses ate que se restabelecesse a ordem publica e os oportunistas cresceram o lho.Tambem foi adido militar em Washington.Sabe pilotos como ele que virou lenda dentro da FAB para os mais velhos que conviveram com ele e os que o sucederam em uma Força Aerea nova não surgem aos montes.

  18. A base de Natal,toda a infraestrutura e material foi criada por Americanos.A FAB foi criada por eles.Muito antes da FEB e da FAB estarem na Italia nossos caçadores ja realizavam escoltas e missões pelo Atlantico.Nossos jovens pilotos da epoca pareciam que tinham no DNA aptidão de caçadores.Hoje mesmo com a inferioridade de armamentos e aeronaves o piloto de caça Brasileiro é respeitado e admirado mundo afora como uns dos melhores do mundo.Os proprios Americanos na decada de 90 lhes disseram que eles são os melhores pilotos de caça do mundo.Precisamos aparelha-los e proporcionar mais horas-treino a eles e aos que ingressarem.Sinceramente o que me entristece não é so o descaso politico mas tambema falta de conscientização de nossa sociedade doutrinada a repudiar armas como se estivessemos no paraiso.Para muitos de nosso povo o Brasil não precisa de armas,talvez seja preciso que os invejosos venham tomar nossas riquesas para nós vermos a elite de nossas forças se batendo como Kamikases em defesa do Brasil.

  19. rsrs rsrs utilizar o Avestruz que não voa e nem é nacional para o programa aeroespacial rsrs rsrs faz sentido,não decola nunca mesmo rsrs rsrs Corre direitinho no estomago em direção ao intestino depois que sai da panela rsrs rsrs

  20. Todos crescemos errando e aprendendo, somos hoje uma somatória das experiências vividas e compartilhadas. Apagar a memória ou esqueçe-la seria esquecer quem somos, como chegamos até aqui e o que podemos fazer para melhorar. SENTA A PÚA BRASIL.

Comentários não permitidos.