Bolívia aceita que EUA monitorem plantio de coca em seu território

cocaBrasil, Bolívia e EUA devem assinar dentro de um mês um acordo para monitorar em conjunto o plantio da coca em território boliviano, um recuo de La Paz na rejeição à participação americana na vigilância antidrogas.

O Brasil trabalhava para incluir os EUA em um pacto trilateral dessa natureza há anos. A tarefa é polêmica, dada a desconfiança da Bolívia contra Washington.

A agência antidrogas americana (DEA) foi expulsa da Bolívia em 2008, acusada de espionagem e apoio à oposição ao presidente Evo Morales. Washington manteve alguma cooperação por meio de assistência financeira, mas o volume dos aportes vem caindo.

Negociadores brasileiros sabem que o Brasil será usado como espécie de “garantia” aos bolivianos contra os americanos.

Acreditam porém que o risco de conflito vale a pena para contar com suporte político e financeiro americano em um país cuja política antidrogas, vista como leniente, é questionada internacionalmente.

Segundo rascunho do memorando tripartite, ao qual a Folha teve acesso, os EUA fornecerão equipamento de GPS e aparelhos de medição a laser e treinarão seus operadores. Terão acesso a todas as imagens de monitoramento remoto.

O Brasil oferecerá “imagens [de satélite] e capacitação”, além de fundos de valor não revelado.

Morales descartou receber de volta agentes da DEA, no entanto. Segundo envolvidos nas negociações, seu governo continua dividido a respeito do tratado tripartite.

A intenção do Brasil é deixar o esforço cada vez mais regional. Pretende também trazer o Peru para a cooperação no futuro.

ZONA CINZENTA

“Esse tratado tem áreas cinzentas enormes. A forma estranha como o governo da Bolívia está agindo sugere que estão preparando algo maior ou estão desesperados por dinheiro”, afirmou um influente analista boliviano que pediu anonimato.

“Os outros acordos são muito específicos, concretos e transparentes. Esse novo, da forma como está rascunhado, pode facilmente levar a conflito. Não sei se o Brasil entende no que está se metendo.”

A ONU foi convidada a atuar como observadora e consultora. A entidade faz monitoramento do plantio de coca, mas com relatórios realizados apenas uma vez por ano.

Fonte: Folha

16 Comentários

  1. Eu cansava de falar pra voces que essa falacia Bolivariana era pura articulação para induzir-nos a erros.Eles todos no final afinam por alguns cents.O proprio Hugo Chavez ja cansei de dizer que é agente duplo mas eu sou maluco não é mesmo.A propria Argentina que a Europa e os EUA estão bolados com eles por serem caloteiros e não honrarem compromissos e com o mal estar da retenção de carga suspeita não declarada no final tambem abre as perninhas.Te cuida Brasil ja existe muita cabeça de ponte ao teu redor algumas ate dissimuladas mas prontas e operativas.

  2. “…afirmou um influente analista boliviano que pediu anonimato.

    “Os outros acordos são muito específicos, concretos e transparentes. Esse novo, da forma como está rascunhado, pode facilmente levar a conflito. NÃO SEI SE O BRASIL ENTENDE NO QUE ESTÁ SE METENDO.””
    …………………………………………….
    Então pergunto:
    Será que a ABIN mandou os seus agentes “Batman e Robin”, investigarem o que poderia estar por trás da declaração do tal “influente analista boliviano”(?!?!)…
    E o nosso governo ainda quer se meter em assuntos/políticas “sensíveis” de outros países de “além mar”…
    “Cresça e apareça como adulto responsável, e aí voltamos a conversar… Diria eu a qualquer playboy metido à malandro.”

  3. Tanto o BRASIL como o tio sam vão dar grana,logo,evo vai aceitar…+ o q estão tramando?Ñ querem os ianks dentro do seu territorio, o q é o certo,o Peru tem de fazer parte tbm, p ajudar a diminuir o consumo da cocaína . E de td os derivados da mesma.

  4. È interessante ao Brasil que o fornecimento de cocaína e outras drogas sejam diminuídos é um caso de saúde pública (até por isso existe policiais nas fronteiras para evitar que entre) e uma boa forma disso acontecer é atacando a raiz do problema, ou seja as plantações de coca da Bolívia.
    Agora se o Brasil é tão incapaz de participar de uma missão como essa onde o governo da Bolívia nos convida e por medo de sermos usados (como se o Brasil fosse uma menina vigem que não conhece o mundo) então sugiro mesmo que fiquemos quietinhos. Mas como não acredito que o Brasil não é nenhuma criança idiota eu gostei da iniciativa, agora se os EUA ou a Bolívia derem uma de espertos pra cima de nós os mandamos a merda e saímos desse projeto e pronto.
    Não sei exatamente o que o Brasil tem a perder, mas sei muito bem o que o Brasil tem a ganha como a diminuição expressiva de cocaína e craque nas ruas brasileiras, afinal boa parte da coca fica aqui mesmo.

  5. Se bem q mudar o hábito de um povo q dura milhares de anos de uma hora p outra , ie, mascar a folha de coca q e rica em nutrientes ,vitaminas, etc,etc…espero e ñ seja essa a ideia, vai naufragar.Já a pasta de coca p fazer a cacaína , td bem.

  6. Pronto! Agora vão dinamizar a produção e logística da empresa! Porque francamente! Tem muito nego de elite viciado em cocaina. quanta hipocrisia!..

  7. Não so deveriamos pressionar a Bolivia mas tambem a Colombia,Peru e principalmente o Paraguai que não produz coca mas seu territorio é entreposto da coca e ainda abarrotam nosso pais de armas ilegais,contrabando alem de drogas.Legalizam os nossos carros roubados aqui e ja se tornaram pesada grafica de fabricação de REAL FALSIFICADO E DOLAR abarrotando nosso comercio com dinheiro falso.Mesmo nos governos de direita jamais tivemos uma postura mais condizente com a defesa de nossas fronteiras.Grande parte de nossa opinião publica debocha do desaparelhamento das Forças mas se nossos Militares e nossas Forças de Segurança agirem com rigor em nossas fronteiras não faltara uma multidão de defensores de coitadinhos e injustiçados a chamar-nos de covardes.Drogas e armas se alastram por nosso territorio acrescendo a violencia urbana e rural que se junta ao descontentamento popular pelo descaso publico e a roubalheira dos cofres da nação.Eu sempre alertei.Se um dia o povo se revoltar contra o descaso e os politicos isso é um direito ate reconhecido internacionalmente e legitimo,mas se o narcotrafico e o banditismo assumirem a bandeira dos anseios do povo teremos um serissimo problema interno que trara uma brecha a uma intervenção extrangeira.Nossa sociedade é constantemente usurpada de sua liberdade e afrontada pelo banditismo que se alastrou pela nação.Vivemos uma guerra não declarada que mutila e sequela nossa sociedade,ou nós tomamos uma atitude de sujeitos homens ou o banditismo destruira a nossa sociedade e a nossa nação.

  8. Eu confesso q já consumi produtosd Peruanos derivados da folha da coca…ñ achei nada de mais. Minha espôsa trouxe de MichuPicchu ,qdo foi visitar as ruinas da cidade dos Incas. sds.

  9. A Bolivia tambem tem problemas serios com viciados em po e pedra,apesar da cultura de mascar coca,os mais jovens querem e´fritar pedras,agravando o problema social do pais.E´dificil garantir ao mundo sozinho deque as folhas sao utilizadas apenas para produçao de manufaturas naturebas ,uso por farmaceuticas e,mascaçao.Uma colaboraçao para fiscalizar a produçao sempre sera aceita de bom grado!

  10. Muito bom ter esse acordo.
    Antes um mal acordo que uma boa briga.
    E a briga de tentar tirar a droga das ruas é muito dificil, senão impossivel.
    Vamos na fonte, é melhor.
    E se possível incluindo o Peru, hoje o principal fornecedor da folha de coca.
    O hábito de mascar a folha da coca é interessante, muitas vezes o usuário esquece até de se alimentar e acaba ficando tuberculoso.
    Mas o chá de coca é algo fantástico. Comeu demais? Toma um cházinho de coca.
    Está com o “sorote” (mal das altitudes)? Toma um cházinho de coca.
    O problema com a coca são os f-d-p que industrializam, produzindo a cocaína.
    E reduzindo famílias a ruínas.
    Vamos encarar com bons olhos e boa vontade.
    Todos precisamos.

  11. A hora que voces se tocarem que alem das inocentes folhinhas e do habito nativo existe toda uma infraestrutura não so de refino ilicito mas ate de governo porque nos paises produtores na maioria deles o fluxo de dinheiro gerado com esse ilegal comercio impulsiona economias,compra e derruba governos,alicia adversos,causa não somente assassinatos de narcos mas guerras e um internacional comercio mercenario.Tem muito mais que envolvimento regional nisso e sim uma gigantesca logistica mundial dos verdadeiros barões da coca quem nem aparecem e nem são citados.Obrigar um pais e um povo a mudar seus costumes é paliativo pra enganar trouxa.Um grama de cocaina vale mais que um grama de ouro e ela é moeda que corrompe e dita as ordens em boa parte do mundo.

  12. Vamos deixar de sermos otarios,demagogos e hipocritas.O maior centro consumidor da coca é os EUA e a Europa.A infraestrutura logistica transnacional mercenaria infesta a AL de armas,mercenarios,discordias e insitações,eles querem mais é que o circo pegue fogo,que nos destruamos para melhor se estabelecerem e dominarem.O dia que eles resolverem erradicar a cocaina seus governantes serão assassinados por seus naturais pois não somente a aristocracia e burguesia mas o lado imundo de seus proprios governos é soldado do narco-trafico.Otario é o Indio que planta ate inocentemente e que ate vende a folha não se importando com a aplicação da mesma pois isso nem mesmo lhe compete mas sim os centros consumidores que não tem moral no combate e ainda tem seus sistemas corroidos por bandas podres e vendilhões e que de forma hipocrita ate ganham encima do contribuinte viciado e das estorções e praticas de verdadeiros assaltos a infraestrutura narco-guerrilheira.Toma vergonha na cara humanidade demagoga,hipocrita e imunda.

  13. Sempre o mesmo discurso enviesado e o mesmo conteúdo duvidoso apoiado em fontes “ocultas” com a citada em “[…] afirmou um influente analista boliviano que pediu anonimato”. Esse cara não existe…O plantio de Coca ocorre há milênios na Bolívia e ao que me consta eles foram uma das populações índígenas mais massacradas e humilhadas da América…A Coca para se tornar cocaína depende de produtos químicos elaborados em muitas empresas de origem nos EUA e a grande demanda de “narizes” está lá..Gostaria de saber se há uma única cracolandia na Bolívia…O que eles não revelam é o crescimento econômico na Bolívia e a eliminação em quase 100% do analfabetismo no país de Evo Morales…

  14. Na Bolívia os políticos têm receio de roubar (furtar), pois o povo faz justiça com suas próprias mãos, ou seja, mata a paulada, enforca, queima ,,, Eles são que nem no Irã. Um país sem corrupção, só tende a crescer.
    No Brasil, até hoje não vi nenhum político corrupto na cadeia. Deve até ter, mas não conheço. Como podemos confiar na administração brasileira desse jeito ?
    Os impostos no nosso país estão insuportáveis.
    O nosso país precisa ser passado a limpo urgentemente.
    Sobre as drogas: Acho que quem é viciado, vira uma espécie de ser humano indolente, escravo do vício, anestesiado, risonho, louco, violento, ladrão, golpista.
    O Brasil tem a sua droga oficializada, que é o Santo Daime. Então, não temos moral para criticar os bolivianos, colombianos e peruanos.

Comentários não permitidos.