Goldman Sachs: Índia pode superar crescimento da economia da China

Um relatório publicado pela Goldman Sachs mostrou que a Índia pode se tornar a economia de maior crescimento do mundo e ultrapassar a China entre 2016 e 2018.

De acordo com o estudo desse banco de investimentos internacional, o crescimento do PIB da Índia pode chegar a 6,3% em 2015, aumentando gradualmente até chegar a 7,1% em 2018. Atualmente o crescimento econômico da Índia é de 5,3%. A previsão é de que o crescimento do PIB da China, atualmente em torno de 7,4%, cairia para abaixo dos 7%.

Segundo o relatório, “a economia indiana está começando um novo ciclo de crescimento, conduzido pela redução de desequilíbrios macro – especialmente os menores déficits fiscais e em conta corrente e a inflação em queda, as condições globais benignas (preços de commodities mais baixos) e as reformas estruturais realizadas pelo novo governo para impulsionar investimentos”.

Outros motivos citados pela Goldman Sachs para o otimismo em relação à economia indiana são as reformas do novo primeiro-ministro do país, Narendra Modi. A expectativa é que as iniciativas do novo líder removam a burocracia e melhorem a infraestrutura e o ambiente de negócios, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Fonte: Voz da Rússia

 

13 Comentários

  1. Número de crescimento de PIB é uma vitória, mas para a Índia chegar perto do que hj a China é vai ter que suar muito, mas muito mesmo a camisa. A China de hj já tem centros tecnologicos de ponta, investimentos em infra estrutura acima de muitos países europeus, crescimento industrial vertiginoso, etc, os indianos tem muuuuito o que aprender pra chegar perto do dragão.

  2. Enquanto isso o Grupo já comenta nos bastidores deixar o Brasil pelo caminho.
    O RICS está trabalhando para crescer, já o B está trabalhando para esconder tudo que nós já sabemos. Se continuar assim, o Grupo será realmente RICS.

    • Pois é meu caro, ambos os paises estão investindo pesado na qualifição de seus cidadãos. Mas se fizermos uma analize de longo prazo a China deverá perder para india o posto que ocupa, possivelmente se tornando uma eterna numero dois, quando esse processo de transição industrial urbano se acomodar. Por que a China tem uma cultura diferente em termos de exigencia de seus cidadãos, e ainda que seja um governo popular centralizado, existe uma busca, e uma expectativa de seus cidadãos, do chamado bem estar social, o que fatalmente os obrigará, até politicamente, a alevar o padrão de vida de seu povo, tornando, para efeito de concorrencia mundial, em sua grande desvantagem. Não nos esqueçamos que o atual quadro de pujança chinesa decorre tambem de seu grande atraso industrial na comparação com os demais estados, inclusive o Brasil que tornam seus insumos, como mão de obra, bastante competitivos, mas com o tempo, esse peso tende a dininuir transitando para um maior equilibrio aos olhos dos investidores, a verdadeira locomotiva chinesa. Quanto a India, como falei, será sempre o competidor do desequilibrio, já que lá o sistema de castas é uma cultura forte, o que garantira aos ricos deste país farta mão de obra barata, por que lá o conformismo com a realidade da inferioridade é religiosa. Sds.

  3. Pois eh , os mascotes dos brics sao ,dragao, tigre,urso,leao e uma banana catarra quase podre ,kkkkkkkk, mas deixando a constataçao de lado: a india vai tirar proveito das boas relaçoes com seus vizinhos ,tirando paquistao e china ,a india se da bem com o restante e vai aproveitar o ataque de estrelismo e arrogancia chines ,se aproximando dos habitantes da velha indochina ,boa sorte aos indus !

  4. coitados agora que eles que criticaram o brics começa a ver vários de seus participantes sendo cogitados para ser uma economia mais forte

    eles falam que o brasil não merecia estar no brics ,como são inocentes
    o brasil como na américa latina é ponta de lança ,so quem não percebe isso é as americanets ,thilider s anglo sionistas .

    o futuro é aumentar os membros dos brics e não ao contrario
    realmente alguns comentários não são baseados em nada de informação que eles tem aqui no site plano brasil

    acho que eles não leem os textos e so escrevem sobre o comentários dos outros o que faz serem vagos e aquem da realidade!!!

    • PÉ DE CÃO tens razão e mesmo que a intenção do grupo foce de não aumentar seus membros acredito que diminuir jamais ate porque eles sabem do potencial Brasileiro e das riquezas do Brasil HÁ SEM SE ESQUECER DE QUE O OUTRO LADO ESTARIA DE BRAÇOS ABERTOS ESPERANDO TAL IDIOTICE E NÃO VEJO OS PAISES MENBROS COMO IDIOTAS.

  5. Quantas idiotices.
    A India tem o volume de investimentos e aplicações da China ?
    A India tem uma carteira de encargos e despesas como qa China ?
    As respostas são não.Então qualquer comparativo não passa de idiotia.

1 Trackback / Pingback

  1. Goldman Sachs: Índia pode superar crescimento da economia da China | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.