Putin ordena retirada de parte das tropas da fronteira com Ucrânia

Países do Ocidentes suspeitam da forte influência da Rússia nas ações de separatistas na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira que tropas russas deixem a fronteira da Ucrânia, segundo uma nota divulgada pelo Kremlin.

As tropas posicionadas nas regiões de Rostov, Belgorod e Bryansk receberam a ordem para retornar às suas bases permanentes.

A Rússia já divulgou ordens recentemente para retirada de tropas, mas a aliança militar Otan afirma que elas nunca foram cumpridas.

Analistas acreditam que as tensões na região podem diminuir na Ucrânia caso a Rússia retire parte dos 40 mil soldados que possui lá.

“Em conexão com o término da fase de treinamento de primavera que havia sido planejada (…) nos sítios nas regiões de Rostov, Belgorod e Bryansk, Putin ordenou que o ministro da Defesa retire as tropas que fizeram parte deste exercício”, diz a nota divulgada às agências de notícias russas.

As tensões entre Rússia e o Ocidente estão altas desde fevereiro, quando o presidente ucraniano pró-Kremlin, Viktor Yanukovych, foi derrubado do poder – após meses de manifestações de rua.

Depois do episódio, a Rússia anexou a região da Crimeia. Forças de segurança ucranianas chegaram a entrar em confronto com milícias pró-Rússia no leste do país.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira que tropas russas deixem a fronteira da Ucrânia, segundo uma nota divulgada pelo Kremlin. ==== Bom, assim, acalma KIEV, e deixa eles + à vontade p fazer o q tem de ser feito no lets…espero q ñ deem motivos aos Russo, e estão na fronteira, e talvez dentro do país, de forma a iontervir p proteger os Russos…quem viver vera.Sds.

  2. A Ucrânia desde seu surgimento como nação separada da Rússia em 1991, tem estado sob o domínio de uma máfia de oligarcas, que mandam na política ucraniana, se revezando na presidência ou como governadores nomeados (não há eleição para governador na Ucrânia, o presidente eleito leva tudo, inclusive o poder de nomear os governadores, que normalmente são os próprios oligarcas…).

    Estes oligarcas foram os que se apossarem das antigas empresas estatais russo/ucranianas, em um processo de privatização altamente corrupto, no qual, se tornaram bilionários da noite para o dia, com o apoio e financiamento de banqueiros/agiotas ocidentais e métodos mafiosos, se apossaram das riquezas da Ucrânia.

    (Embora na forma de um jogo muito mais bruto e menos sofisticado, este método de privatização ucraniano lembra em muito as privatizações feitas aqui no Brasil, durante o governo do PSDB/FHC, onde vários simples economistas governistas, que participaram das privatizações, se tornaram milionários e banqueiros, da noite para o dia, Armínio Fraga, Pérsio Árida , Gustavo Franco, são alguns exemplos…)

    A maioria destes oligarcas ucranianos vivem no exterior…

    Kolomoyskyi, que vive em Genebra na Suíça, é geralmente considerado como o segundo homem mais rico da Ucrânia, com uma fortuna estimada em cerca de US $ 6 bilhões. Tymoshenko que costumava ser chamada de “mulher de 11 bilhões de dólares “, mas que, como todos os oligarcas da Ucrânia (incluindo Kolomoyskyi), ninguém realmente sabe exatamente como ela se tornou rica, nem mesmo se ela é mais, ou talvez menos, rica do que Kolomoyskyi. Quase todo o dinheiro dos oligarcas está escondido em paraísos fiscais; assim, é invisível.

    A maioria dos oligarcas ucranianos vivem em Genebra (como o oligarca judeu, Kolomoyskyi…), Londres (como a filha dos Tymoshenkos, Yevhenia), NYC, Roma e outras cidades ocidentais, e eles tendem a esconder seu dinheiro em contas bancárias secretas em países paraísos fiscais, não apenas, a fim de evitar o pagamento de impostos, mas também de forma a tornar mais difícil serem processados com sucesso por outro oligarca, por violarem “acordos de negócios de aperto de mão”, que os tenham ajudado a tornarem-se tão ricos. Afinal de contas, contratos ilegais não podem ser assinados por qualquer governo legal (uma vez que é ilegal, e têm condições ilegais secretas). Assim, outros meios que não os contratos escritos – como subornos, ofertas e “apertos de mão” – são recorrerentes entre esses novos bilionários.

    Por exemplo, em um caso, um oligarca ucraniano que vive em Londres, Victor Pinchuk (cuja fortuna é ao redor de $ 4 bilhões), está processando Kolomoyskyi alegando que ele lhe vendeu uma empresa “, KZhRK”, por US $ 143 milhões, e, em seguida, à tomou de volta pela força das armas.

    Kolomoyskyi é bem conhecido na Ucrânia por assumir empresas através da força, com suas forças de mercenários entrando com armas em punho…

    Pinchuk afirma que neste caso, Kolomoyskyi fez isso. Pinchuk, no entanto, de alguma forma, conseguiu um acordo com Kolomoyskyi para restaurar Pinchuk no controle, mas Pinchuk descobriu mais tarde que “parece que Kolomoyskyi pode ter vendido cerca de 50% de KZhRK a um terceiro em 2007”; assim, Pinchuk abriu um processo contra Kolomoyskyi, em Londres, neste caso tenebroso.

    • Aliás, a Rússia sob Yeltsin sofreu um processo de privatizações idêntico, com novos bilionários oligarcas patrocinados pelos banqueiros anglo/sionistas, surgindo da noite para o dia.

      Pútin teve o mérito de tirar o poder político (proveniente do poder corruptor econômico) destes oligarcas surgidos na era yeltsin e “nacionalizar” os novos bilionários russos, reprimindo e controlando aquele novos ricos traíras e vira-latas deslumbrados, que não se importavam de estarem destruindo o seu país…Se não fosse pela mão firme de Putin, talvez, a Rússia fosse hoje uma imensa Ucrânia.

      • “Se não fosse pela mão firme de Putin, talvez, a Rússia fosse hoje uma imensa Ucrânia.”

        Ou se não fossem ricos depósitos de recursos naturais hoje a Rússia seria uma imensa Ucrânia.

        Concordo que Putin combateu a corrupção, mas parte das oligarquias continua com políticos e generais, muitos deles próximos de Putin.

        A Rússia continua sendo um dos países mais corruptos da Europa, consegue ser mais corrupta que o Brasil.

    • “A Ucrânia desde seu surgimento como nação separada da Rússia em 1991, tem estado sob o domínio de uma máfia de oligarcas, que mandam na política ucraniana,”

      O presidente deposto da Ucrânia era exatamente isso, um corrupto, mafioso, subornado pelos russos e atento aos interesses de outra nação e hoje é protegido pelos russos.
      Fizeram muito bem em tirar aquele cara do poder! Pena que tudo isso gerou essa crise.

      • Sim todos foram corruptos, porém Yanukovich, o presidente deposto em golpe, foi eleito democraticamente por uma maioria dos ucranianos.

        Já Yatsenyuk, além de não ter sido eleito, é corrupto, assassino de ucranianos do leste e um fantoche entreguista à serviço dos mestres mundiais da ladroagem.

        Na Ucrânia de 2014, um conjunto de gangsters financeiros mais alguns que tem sido chamado de fascistas há alguns anos, tomaram o poder através de golpe patrocinado pelo EUA. E a UE/EUA prontamente os reconheceu, porque são os gangsters deles…

Comentários não permitidos.