Marinha do Brasil inicia Operação Tropicalex/Copa 2014

 


Acima Fragata Rademaker


Acima Avião P-3AM da FAB

A Esquadra Brasileira inicia, no próximo dia 19 de maio, a Operação Tropicalex/Copa-2014, visando aprimorar, ainda mais, a defesa de estruturas estratégicas vitais para o Brasil, localizadas nos espaços marítimos da Amazônia Azul. Nessa Operação, que tem término previsto para o dia 29, os navios e aeronaves da Esquadra estarão atuando em áreas marítimas desde a bacia petrolífera de Campos, no litoral do Espírito Santo, até Natal, no Rio Grande do Norte.
Durante esse período, a Operação Tropicalex irá executar diversos exercícios, dentre eles, temos: exercícios de navegação em baixa visibilidade e em canal varrido, exercícios de trânsito com oposição de submarino, exercícios de transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, exercícios de tiro sobre alvo à deriva, alvo rebocado e drone, exercícios de manobras táticas, exercícios de desatracação sob ameaça assimétrica e atividades de patrulha naval, na Bacia Petrolífera de Campos.


Acima Fragata Niterói


Acima Caça AF-1 Skyhawk da Marinha

Nessa Operação, participarão a Fragata “União” (F45); a Fragata “Niterói” (F40); a Fragata “Rademaker” (F49); a Fragata “Greenhalgh” (F46); o Navio-Tanque “Marajó” (G27); dois helicópteros UH12/13; um helicóptero IH-6B; e dois aviões AF-1.Também está prevista a participação de um avião P-3AM e dois aviões A-1, da Força Aérea Brasileira.
Para os dias 24 e 25 no porto de Vitória-ES, será realizada uma visitação pública, a partir das 14h até o pôr do Sol. No dia 26, os navios irão desatracar com destino a área da Bacia de Campos, onde haverá a realização de atividades de Patrulha Naval.


Acima Navio-Tanque Marajó


Acima Helicóptero UH-13 Esquilo bimotor

Após esses intensos adestramentos, nas proximidades da Bacia Petrolífera de Campos, os navios e aeronaves serão desincorporados e irão navegar para os portos de Salvador (Fragata “Rademaker”) e Natal (Fragata “Niterói” e Fragata “União”), a fim de realizarem ação de patrulha e proteção, em cumprimento à Operação Copa do Mundo 2014.

Fonte: Segurança&Defesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.